segunda-feira, 29 de novembro de 2021

29 de novembro de 2021 (segunda-feira)

 

Covid-19: o que se sabe até agora da variante Ômicron | Agência Brasil

 z

Publiquei ontem, em 28-11-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LIVLuís Gama. No próximo domingo, 02-12-21, publicarei o Capítulo LV – Um Encanto de Passeio.

***


***

Capítulo LV

Um Encanto de Passeio.

***

 

O professor de História é um entusiasta ao falar da abolição da escravatura no país. Chegou com tudo, cheio de entusiasmo para a sua aula. Ele havia solicitado, na aula anterior que os alunos lessem alguma coisa sobre Luís Gama. Antes pediu que a turma se dividisse em 2 grupos, A e B, para o debate. Perguntou de supetão: “quem foi Luís Gama? O que ele representou para a História?” Uma vozinha lá no fundo da sala, do Grupo B, respondeu “um rábula”. Tem de explicar o que quer dizer rábula, Eliana. Silêncio total na sala. Até que Eliana voltou a falar ”rábulas eram chamados na época os advogados sem formação acadêmica que exerciam a profissão por meio de uma licença especial... aí não me lembro o nome dessa licença”...

“Quem sabe? Quem sabe? Sabe... Perguntou o professor. Ninguém sabia. Ele mesmo respondeu: ”o provisionamento”. Para debatermos sobre Luís Gama, temos que nos situarmos no tempo em que ele viveu: foi no Século XIX. Ele nasceu no dia 21 de junho de 1830, em Salvador e morreu em 1882, no dia 24 de agosto, em São Paulo. “Por que em São Paulo e não em Salvador? Quem se arrisca?” Alguns engraçadinhos responderam qualquer coisa, mas a resposta mais correta veio do Grupo A, com Rito. “Porque ele morava lá”.

Pois bem, foi vendido, ainda em Salvador, por seu próprio pai, branco, um fidalgo português, a um outro fidalgo. Gama não nasceu escravo, mas seu pai o tornou um. Do grupo A partiu a pergunta de Roberta: “se era escravo como pode se tornar um rábula?” Melissa que ficou no Grupo B respondeu à Roberta “porque ele estudou, uai”!

Claro que ele estudou – e muito – mas ele só aprendeu a ler aos 17 anos. Quando aprendeu a ler, no ano seguinte, voltou a ser liberto. Com o tempo, ele se tornou referência para todos – os negros e os da elite branca que não concordavam com ele.  “Lá no início da aula perguntei o que Luís Gama representou para a História”.

Para Arthur ele foi um poeta, jornalista e advogado abolicionista. Ei turma, o que Arthur disse está certo? “Certíssimo”. “E o que é advogado abolicionista? É aquele que defende os escravos para torná-los libertos. O nobre português Manoel Joaquim Ferreira Netto deixou em testamento que os seus 217 escravos se tornassem libertos após sua morte. Os herdeiros e sócios do fidalgo, que se recusavam a cumprir sua última vontade, foram representados por José Bonifácio de Andrada e Silva, neto do Patrono da Independência. Isto que acabo de ler para vocês dá margem para eu fazer uma pergunta”.

– Quem foi o defensor dos 217 escravos?

Enzo que estava sentado na primeira fileira, atrás de Rito, disse sem muita convicção; “Luís Gama?”

Sim. Luís Gama! Aliás, seu nome todo era “Luís Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882). Ele foi um personagem fascinante, um ex-escravo que se tornou um republicano e, sobretudo, um advogado abolicionista, jornalista poeta e um apagamento histórico por mais de um século. A única foto dele que aparecia nos livros era de um homem branco. Mas não. Ele era negro. Agora é que sua foto aparece de um homem negro, o que realmente ele era”.

Arquivos Luís Gama • QUILOMBHOJEQUILOMBHOJE

Ele tirou dos grilhões mais de 700 escravos; um profissional que tem a capacidade de resolver problemas de 700 pessoas e um excepcional advogado. Seja a clientela de cidadãos ou de ‘escravos’ são quase mil. É muita gente. Disso não se pode tirar o seu mérito, a sua capacidade de negociação, sua veia advocatícia e sua retórica de convencimento.

Peço duas coisas para vocês; primeira – assistam ao filme Doutor Gama, de Jefferson De, que conta a história de Gama desde a infância, em Salvador, na Bahia, até sua consagração como advogado abolicionista; segunda – leiam o artigo que ora entrego para vocês: “O Retorno do Rábula“, publicado na Revista Veja, de 14 de julho de 2021, página 80 e 81, redigida por Alessandro Giannini.

***

Capítulo LV

O que se comemora hoje:



Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino

Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino na Assembleia  Legislativa de SP - 27 de novembroICArabe

 

 Cyber Monday,

Dia da Criança Prematura, Rio de Janeiro, Brasil.  

Dia de São Saturnino, Cristianismo.

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.

Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher

Dia Nacional da Albânia (comemorando a libertação do país da ocupação nazista).

Início das Festividades Nicolinas em Guimarães - Portugal

 

 

 

 

 




O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

29-11-2021 (2ª.feira)        59kg400            _____________ Pressão: 13 x 9

Desjejum (8h30): mamão; café com leite; tapioca e batsts-doce.

Almoço (12h00): salada mista; arroz integral; feijão preto e frango Sobremesa: 2 brigadeiros.

Lanche (16h00): frutas com iogurte.

Jantar (19h00): chá de erva-doce com tapioca.

____________________________________________________________

A frase do dia: “Uma informação que nos deixa de boca aberta diante da magnitude deste senhor. Estamos falando de William Shakespeare e seu falecimento. (...). Certamente um dos escritores mais importantes da língua inglesa” (NOVILLO, Noelia, apresentadora de telejornal na Argentina, confundindo o bardo com um remendar Lanche2021, Pág. 18).

 Apresentadora comete gafe e anuncia morte do escritor William Shakespeare;  assista - Portal Roma News

Em 29 de novembro de 2013, voo Linhas Aéreas de Moçambique 470 caiu na Namíbia matando 33 pessoas.

 Voo Linhas Aéreas de Moçambique 470 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 29 de novembro de 1994, nasceu a atriz brasileira Carolina Oliveira.

 Carolina Oliveira fala sobre atuar em série americana: “Tive que aprender  um idioma fictício”

Em 29 de novembro de 2012, morreu o jornalista e sociólogo beasileiro Joelmir Beting.

 Joelmir Beting - Que fim levou? - Terceiro Tempo

Li no Jornal A Tarde, de 29 de novembro de 2021, 2ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Benefícios – NE tem 440 mil pedidos pendentes na fila do INSS”. Número regional sobe para 786 mil se considerado o volume em estoque de processos.

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 29 de novembro de 2021, 2ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Eleições – Vereadores miram Novos Cargos em 2022”. Vereadores de Fortaleza miram eleitorado do Interior para se elegerem deputados em 2022. Pelo menos, 17 parlamentares da Capital avaliam candidatura nas próximas eleições tanto para a Assembleia Legislativa como para a Câmara dos Deputados.

 

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 29 de novembro de 2021, 2ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Desmate – 5 pastas associam suas ações a falsa queda do deda do desmate”. Ministérios defendem regularização de garimpos e intervenção militar; devastação na Amazônia sobe 22%.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 29/11/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 29 de novembro de 2021, 2ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Benefícios suspensos – Falta de verba trava perícias do início do INSS em ações judiciais”. Impasse faz segurados e peritos ficarem sem pagamento.

 Capa do jornal Estadão 29/11/2021

Li no site SRzd, de 29 de novembro de 2021, 2ª.feira, a seguinte manchete em capa:Ômicron: Todos os continentes habitados registram casos da variante”.

29/11/2021 às 15h27 - Por Redação SRzd 

Variante Ômicron do coronavírus. Foto: Débora Barreto/Fiocruz

Os cinco continentes habitados já registram casos da variante ômicron do novo Coronavírus. No total, mais de dez países já informaram a presença da cepa na população. Neste domingo (28), o Canadá se tornou o primeiro país do continente americano a confirmar a infecção, com dois casos na província de Ontário.

A variante preocupa, pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína spike – que faz conexão do microrganismo à célula humana para iniciar a infecção – é o alvo também da maioria das vacinas contra a Covid-19.

Mais de dez países já anunciaram restrições a voos de nações africanas, por causa dos casos iniciais na África do Sul, inclusive o Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante Ômicron, detectada inicialmente na África do Sul, está se alastrando em nível global, apresentando risco “muito elevado”, em que os surtos de Covid-19 podem ter “consequências graves” em algumas regiões.

“A Ômicron tem um número sem precedentes de mutações de pico, algumas das quais são preocupantes pelo seu impacto potencial na trajetória da pandemia”, alertou a OMS, destacando que “o risco global geral relacionado à nova variante de preocupação é avaliado como muito elevado”.

São necessárias mais investigações para entender melhor o perigo da Ômicron de escapar da proteção da imunidade induzida pelo processo de vacinação e infecções anteriores.

“Infecções de Covid-19 são esperadas em pessoas vacinadas, embora numa proporção pequena e previsível”, acrescenta a agência que espera ter mais dados nas próximas semanas.

Os países que já tiveram casos identificados:

África:

África do Sul

Botsuana

América:

Canadá

Ásia:

Israel
Hong Kong

Europa:

Alemanha
Bélgica
Dinamarca
Holanda
Itália
Reino Unido

República Tcheca

Oceania:

Austrália

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/geral/omicron-todos-continentes-habitados-registram-casos-variante/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário