sábado, 23 de maio de 2015

22 de maio de 2015 (6ª. feira)

Fomos a pé ao Rio Sena. Passeamos de bateau mouche apreciando as belezas às suas margens e as suas diversas pontes. O Rio Sena é de uma beleza exuberante. Suas margens abrigam os mais belos monumentos, que foram classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Às margens do Sena você vê também as típicas bancas de livros de arte, pintores trabalhando em seus quadros e parques românticos onde se vê casais de todas as idades. As pontes sobre o Rio Sena são 37 e são uma beleza à parte. Passamos por algumas: cada uma tem a sua abóboda diferente. Passamos também pela ponte onde estão os cadeados do amor.
 
 Rio Sena
Bateau mouche

Pont des Arts, em paris
Pedestres circulam pela Pont des Arts

Cadeados presos às grades da Pont des Arts
Cadeados presos às grades da Pont des Arts

Les bouquinistes do Sena
As famosas barracas que vendem livros e souvenirs de Paris nas margens do Sena

Fomos ao Café “Aux des Arts”. Que beleza! Livros de arte por toda parte. Quadros pelas paredes e em todos os cantos. Para onde olhávamos víamos e sentíamos arte. Tomei um cappuccino, mas minha filha e meu genro tomaram um café expresso com croissant.


Depois atravessamos a ponte da Île de la Cité. Belíssima por sinal e visitamos a igreja Notre Dame de Paris. Fiquei extasiada com sua beleza. Quando terminamos a visita eu já estava sem dores. É um momento de paz muito grande. Saí da igreja com uma leveza sem igual. A catedral é uma das mais antigas catedrais góticas da França. Sua construção foi iniciada em 1163 e foi dedicada a Maria, mãe de Jesus e situa-se na Praça Parvis, na Ilha de la Cité, ladeada pelas águas do Rio Sena.

 

Depois fomos ao Museu do Louvre. Ele é tão grande que não é possível visitá-lo numa só tarde. Fica entre o Sena e os Champs Elisées. É um dos maiores museus do mundo. Vi a Mona Lisa, a Vênus de Milo, coleções do Egito Antigo, da civilização greco-romana, obras-primas dos grandes artistas da Europa como Rembrandt e Michelangelo. Vi muitas esculturas. O Museu expõe obras de oito mil anos da cultura e da civilização tanto oriental quanto ocidental.

Ontem vi também o Arco do Triunfo e o Museu d’Orsay, que escreverei sobre eles amanhã.


A frase do dia: “Onde basta uma palavra, não sejam ditas duas. Onde basta um gesto pequeno, não há porque usar palavras...” (ALDAZÁBEL, José, sacerdote espanhol apud Jornal A Tarde, de 22-05-15. Caderno 2. Pág. 2).


Li no site do SRZD, de 22 de maio de 2015, 6ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “22/05/2015 22/05/2015 13h22 – Países definem metas de educação até 2030. Mais de 150 países, entre eles o Brasil, comprometeram-se a investir pelo menos de 4% a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2030. O compromisso faz parte de declaração assinada no Fórum Mundial de Educação, em Incheon, na Coreia do Sul, que deverá servir de base para a definição de metas globais para a educação nos próximos 15 anos” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/249572+paises+definem+metas+de+educacao+ate+2030
 Foto: Agência Brasil


Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário