segunda-feira, 25 de maio de 2015

23 de maio de 2015 (sábado)

Fomos ao Ópera de Paris, com áudio fone. Foi muito bom o uso deste, pois a gravação nos dizia tudo. Foi fundada em 1669 e até hoje é uma das principais casas de espetáculos do mundo com dança e teatro, apresentando espetáculos do mundo todo. A Ópera Garnier (como passou a ser chamada a Ópera de Paris) é uma casa de ópera, cujo edifício é considerado uma das obras-primas do seu tempo. Construído em estilo neobarroco é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris, desde a sua fundação por Luís XIV, em 1669. Sua capacidade é de 1979 espectadores sentados. O majestoso edifício tem área monumental de 11.000m2 e o prédio é rica e belamente ornamentado com frisos de mármore multicolorido, colunas e estátuas. O seu interior também é enfeitado com veludos, querubins e ninfas e superfícies folheadas a ouro. O candelabro central do salão central é belíssimo e pesa muitas toneladas. Uma segunda pintura do teto foi feita em 1964 por Marc Chagall.

Depois fomos a Montmartre de metrô. Saímos da linha 2 (Anvers) e fomos de funiculaire (somente eu e Joana; Thiago subiu os 222 degraus a pé) para a Igreja Sacré-Coeur. O funiculaire é um elevador inclinado que existe desde 1900. Foi reformulado em 1935 e 1991. Leva 1 minuto e meio para subir. Transporta mais de dois milhões de pessoas por ano.

Montmartre fica situada no ponto culminante de Paris (pouco mais de 130 metros). Além da bela igreja em seu interior, os arredores são lindíssimos com parques, praças, ruas e avenidas. A subida antes da escadaria tem muitas lojinhas de souvenires com preços accessíveis. A Sacré-Coeur é um dos monumentos mais visitados da França e a basílica tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas. A cúpula central tem oitenta metros de altura. Em uma das torres serve de campanário a um sino de três metros de diâmetro e de mais de 26 toneladas. Visitamos o parque ao redor da igreja e depois – nós três – descemos os 222 degraus.

Quando seguíamos pelo caminho que vai dar no Moulin Rouge, aconteceu algo inusitado. Ao entrar no sanitário público (aliás, é muito limpo), ao sentar-me no vaso, uma voz em gravação, falou para eu sair: “saia, por favor” e foi fechando o vaso sanitário e abrindo completamente a porta. Eu me desesperei porque estava no meio do xixi. Corri literalmente com as calças na mão, acabando de me vestir na rua, porque a porta do banheiro se abriu completamente e eu não podia ficar ali naquela situação. Foi engraçado depois, mas foi um vexame. Eu não sabia. Após cada pessoa sair do sanitário, o banheiro é lavado automaticamente pela prefeitura. Como eu não sabia desse detalhe, não esperei o tempo suficiente para eu usá-lo

Moulin Rouge (que em português significa Moinho Vermelho) é um cabaré tradicional, construído em 1889.  É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício um grande moinho vermelho. O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boêmia da cidade. Há mais de cem anos que o Moulin Rouge é lugar de "visita obrigatória" para muitos turistas.

Quando voltávamos para casa de metrô, eu estava muito cansada, tropecei no batente da porta e segurei no apoio onde os passageiros seguram normalmente. Dei vários rodopios e um monte de passageiros veio em meu socorro. Também foi engraçado, uma vez que não me machuquei. Só não me machuquei porque o metrô estava muito cheio e os corpos amorteceram a queda. Chorei de vergonha.

Ontem fui ao Arco do Triunfo. De tanto ver em livros, revistas e filmes não tive surpresas nem aquele encantamento. "O Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) é um monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Élysées. Nas extremidades das avenidas encontram-se a Praça da Concórdia e na outra, La Defense".

Ontem visitei também o Museu d’Orsay. É o museu dos impressionistas e fica ao lado do Sena. "Nele funcionava uma estação de trem, que foi tranaformado em um museu de arte que alberga obras de 1848 a 1914.
 Museu D´Orsay
A frase do dia: “É muito difícil. Você não sabe no Brasil como é difícil” (ROUSSEF, Dilma, presidente da República, referindo-se à formação do ministério ao se despedir da colega argentina Cristina Kirchner na Cúpula do Mercosul apud Revista Veja, de 24 de dezembro de 2014. Pág. 44).

Li no site do SRZD, de 23 de maio de 2015, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “23/05/2015 13h07 - Brasileiros trabalham 151 dias apenas para pagar tributos. Os brasileiros irão trabalhar até o dia 31 de maio deste ano, totalizando 151 dias, apenas para pagar os tributos federais, estaduais e municipais. Há 20 anos, esse número correspondia a 106 dias, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:

Fomos ao Ópera de Paris, com áudio fone. Foi muito bom o uso deste, pois a gravação nos dizia tudo. Foi fundada em 1669 e até hoje é uma das principais casas de espetáculos do mundo com dança e teatro, apresentando espetáculo do mundo todo. A Ópera Garnier (coo passou a ser chsmsda a Ópera de Paris) é uma casa de ópera, cujo edifício é considerado uma das obras-primas do seu tempo. Construído em estilo neobarroco é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris, desde a sua fundação por Luís XIV, em 1669. Sua capacidade é de 1979 espectadores sentados. O majestoso edifício tem área monumental de 11.000m2 e o prédio é rica e belamente ornamentado com frisos de mármore multicolorido, colunas e estátuas. O seu interior também é enfeitado com veludos, querubins e ninfas e superfícies folheadas a ouro. O candelabro central do salão central é belíssimo e pesa muitas toneladas. Uma segunda pintura do teto foi feita em 1964 por Marc Chagall.

Depois fomos a Montmartre de metrô. Saímos da linha 2 (Anvers) e fomos de funiculaire (somente eu e Joana; Thiago subiu os 222 degraus a pé) para a Igreja Sacré-Coeur de Marie. O funiculaire é um elevador inclinado que existe desde 1900. Foi reformulado em 1935 e 1991. Leva 1 minuto e meio para subir. Transporta mais de dois milhões de pessoas por ano.

Funiculaire de Montmartre, Paris © OTCP - Daniel Thierry

uniculaire Montmartre

© OTCP - Daniel Thierry
Fichier:Picswiss FR-13-64.jpg

allee-des-brouillards-montmartre

Quando seguíamos pelo caminho que vai dar no Moulin Rouge, aconteceu algo inusitado. Ao entrar no sanitário público (aliás, é muito limpo), ao sentar-me no vaso, uma voz em gravação, falou para eu sair: “saia, por favor” e foi fechando o vaso sanitário. Eu me desesperei porque estava no meio do xixi. Corri literalmente com as calças na mão, acabando de me vestir na rua, porque a porta do banheiro se abriu completamente. Foi engraçado depois, mas foi um vexame. Eu não sabia. Após cada pessoa sair do sanitário, o banheiro é lavado automaticamente pela prefeitura. Como eu não sabia desse detalhe, não esperei o tempo suficiente para eu usar o sanitário.

Quando voltávamos para casa de metrô, eu estava muito cansada, tropecei no batente da porta e segurei no apoio onde os passageiros seguram normalmente. Dei vários rodopios e um monte de passageiros vieram em meu socorro. Também foi engraçado, uma vez que não me machuquei. Só não machuquei porque o metrô estava muito cheio e os corpos amorteceram a queda. Chorei de vergonha.
 Image illustrative de l'article Métro de Paris

Ontem fui ao Arco do Triunfo. De tanto ver em livros, revistas e filmes não tive surpresas nem aquele encantamento. Fui também ao Museu d’Orsay. O Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) é um monumento construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Élysées. Nas extremidades das avenidas encontram-se a Praça da Concórdia e na outra, La Defense.

Museu D´Orsay

Foto: Reprodução

Até amanhã meus fiéis seguidores!