sábado, 5 de novembro de 2016

05 de novembro de 2016 (sábado)

Na data de hoje é comemorado o:

Dia de São Zacarias e Santa Isabel (pais de São João Batista).


Dia do Cinema Brasileiro
Resultado de imagem para Dia do Cinema Brasileiro


Dia do Designer
Resultado de imagem para Dia do Designer


Dia do Técnico Agrícola

Resultado de imagem para Dia do Técnico Agrícola

Dia do Técnico em Eletrôníca  
Resultado de imagem para Dia do Técnico em Eletrôníca


Dia Nacional do Radioamador
Resultado de imagem para Dia Nacional do Radioamador




Café da manhã                  Lanche 1              Almoço                 Lanche 2              Jantar                    Ceia
05/11 sábado 09:00          12:00                     13:30                     17:30                     20:00                     21:00-
Vit.de banana                      tangerina              salada                   suco vermelho     Yakult   -
Aipim com manteiga         -                              arroz                      (água de coco,     -                              -
Mamão                                -                               feijão                     uva roxa, beterraba,-                         -             
-                                              -                              bacalhau c/ovos goiaba, tomate,   -                              -
-                                              -                              choc.amargo        couve, gengibre,  -                              -
-                                              -                              -                              linhaça)                 -                 

Café da manhã: mamão, vitamina de banana (leite, baanna, canela, aveia) e aipim com manteiga.

Lanche: tangerina.

Almoço: salada, arroz integral, feijão preto, bacalhau com ovos e batata.

Sobremesa: chocolate a 70% de cacau.

Lanche: suco vermelho (água de coco, uva roxa, beterraba, tomate, couve, gengibre e gel de linhaça).

Jantar: yakult

A frase do dia: “A geração que vive hoje terá 30 anos a mais que seus avós. As leis foram feitas para nossos avós. Tem de ajustar isso. Cada vez mais teremos mais idosos sem trabalhar e menos gente trabalhando para pagar a conta do aposentado” (DINIZ, Abílio em entrevista a Joana Cunha do Jornal Folha deSão Paulo, de 05 de novembro de 16.  Mercado. Pág. A26).
Resultado de imagem para abílio diniz 



Em 05 de novembro de 1982, inauguração  da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a maior do mundo na época.

Resultado de imagem para Usina Hidrelétrica de Itaipu


Em 05 de novembro de 2015, rompimento de barragem em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, em Minas Gerais, deixa 18 mortos e se torna o maior desastre ambiental da história do país após a lama alcançar o curso do rio Doce e, posteriormente, nas semanas seguintes, o Oceano Atlântico.

Sujos de lama, manifestantes fazem protesto no Rio de Janeiro, neste domingo (29)

Em 05 de novembro de 1815, nasceu o dramaturgo e diplomata e brasileiro Martins Pena.
Resultado de imagem para Martins Pena. 


Em 05 de novembro de 1849, nasceu o jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro Ruy Barbosa.
Ruy Barbosa - Foi um jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Rui Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.:


Em 05 de novembro de 1979, morreu o ator, diretor e dramaturgo  brasileiro Graça Mello.


Em 05 de novembro de 2008, morreu o político brasileiro Mussa Demes.
Agência Câmara/Ag. Câmara


Li no Jornal A Tarde, de 05 de novembro de 2016, sábado, a seguinte manchete em capa: “Educação – Cresce número de baianos que farão Enem em dezembro”. Ministério atualiza a lista de locais de provas ocupados e Bahia tem 31,7 mil pessoas impedidas de prestar o exame hoje e amanhã.
 Sábado, 05/11/2016


Li no Jornal Folha de São Paulo, 05 de novembro de 2016, sábado, a seguinte manchete em capa: “Mercado – Rio lança arrocho anti crise, e servidores já protestam”. Pacote taxa funcionalismo, eleva tributos e extingue programas sociais .
Versão Impressa - Capa de hoje


Li na Revista Superinteressante, de novembro de 2016, a seguinte manchete em capa: “O lado sombrio dos contos infantis – As inspirações históricas, as versões originais e os contos mais sangrentos dos livros infantis”. Chapeuzinho comeu a vovó. Bela Adormecida foi violentada. E a Pequena Sereia tirou a própria vida. As versões originais dos contos de fadas são cruéis e sangrentos. Entenda por quê. E saiba o que isso revela sobre a história da humanidade.


Li no site SRZD, de 05 de novembro de 2016, sábado, a seguinte manchete em capa:05/11/2016 18h01 - Ocupação nas escolas é caso de política e não de polícia.



Sidney Rezende. Foto: Nicolas Renato PhotographySidney Rezende

Jornalista, diretor do SRzd e um dos profissionais mais inovadores do país.
05/11/2016 às 18h01   
Protesto Estudantes. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
As ocupações de escolas e faculdades em todo o país transformaram-se num problema sério. Tudo porque o Governo Federal e alguns membros do Judiciário se convenceram de que estão diante de um problema de polícia, quando é de política.
Os estudantes das escolas ocupadas não protestam somente contra a medida provisória que prevê a reforma do ensino médio e contra os efeitos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto para a educação. Os jovens estão de saco cheio de escolas precárias, casas de ensino sem sincronia com o mundo tecnológico que eles já encontram disponível em seus celulares, professores de cabeça antiga e incompetências de toda ordem.
O presidente Michel Temer permitiu que a educação fosse conduzida por ministro incompetente, sem grandeza para o tamanho da pasta, além de não ter qualquer sensibilidade social. Resultado: o governo é uma nulidade no quesito educação.
Já tem gente do primeiro escalão que reconhece que houve erro de cálculo ao não dialogar com os jovens. É um grande erro dar voz aos que pensam que o porrete é a solução. Não é. Isto somente aumentará o abismo entre os governantes e a sociedade.
Se está injetando fermento no ovo da serpente para 2018.
Vivemos uma página triste da história do Brasil contemporâneo.
O especialista em educação Thiago Vidal, da Prospectiva Consultoria, disse à Exame, que nunca uma reforma educacional poderia ter sido proposta por Medida Provisória: “Ela não foi propriamente uma medida inédita e desconhecida. No entanto, teria sido melhor para a imagem do governo se ele a tivesse proposto por projeto de lei, cujo trâmite é mais lento do que de uma MP, mas permite um debate mais profundo”.
O consultor Ricardo Ribeiro dá uma outra interpretação para as ocupações nas escolas: “Há energia e movimento que parte dos próprios alunos, há um movimento autônomo que está preocupado com a reforma do ensino médio e os cortes de gastos na educação, mas há também convergências de interesses e pautas entre esses movimentos estudantis e partidos de esquerda.”
Para os que não dão muita importância ao problema, chamamos a atenção que 1.200 escolas em todo o país estão ocupadas.
A revista americana Forbes – entre outros veículos de comunicação estrangeiros – divulgou em suas páginas o discurso da estudante secundarista Ana Júlia Ribeiro, de 16 anos. E por qual razão o tema interessou aos leitores da publicação?
Porque os nossos jovens estão lutando por uma causa universal. Pensar que é algo paroquial seria o mesmo que achar bom negócio matar uma formiga com um tiro de bazuca simplesmente pela crença que se está liquidando o formigueiro.
“A nossa única bandeira é a educação e é apartidária”, cala nossa boca a corajosa Ana Júlia.
Outro dia, um magistrado autorizou a polícia a utilizar a força contra meninos e meninas – assemelhada aquela praticada em tortura. Entre as técnicas de interrogatório defendida por sua excelência estavam isolamento físico, privação de sono e corte de água e energia.
Na última semana, mais de 20 alunos que ocupavam um colégio em Miracema do Tocantins foram retirados do local pela Polícia Militar, após a atuação do promotor de Justiça Vilmar Ferreira de Oliveira. O jovens foram algemados como bandidos.
Por tudo isso é que o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou nota de apoio aos secundaristas e demonstrou preocupação com a forma como as ocupações estão sendo tratadas no país.
O que se precisa, urgentemente, é abrir diálogo dos gestores das políticas de educação com os estudantes em todas as questões que impactam o setor.
Será preciso alguém ir até o antigo quadro negro é mandar os caras de Brasília repetir: “Educação é caso de política e não de polícia”. “Educação é caso de política e não de polícia”.”Educação é caso de política e não de polícia”.

. Leiam esta reportagem completa acessando o link:


           Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário