segunda-feira, 14 de novembro de 2016

14 de novembro de 2016 (2ª. feira)


Hoje é comemorado o

Dia da Superlua.
A maior Super Lua em cem anos


Dia do Bandeirante.
Resultado de imagem para Dia do Bandeirante


Dia Mundial da Diabetes.
Resumo de proposta efetiva de estratégias conjuntas e interdisciplinares

Dia Nacional da Alfabetização.
Resultado de imagem


          Para Alice, hoje dei aula de história (Revolução Industrial). Os outros alunos não vieram. Também é véspera de um feriado (Dia da Proclamação da República). Aqui é feriado escolar desde a última 6ª. feira. As aulas só serão retomadas na 4ª. feira vindoura. 

         Fui ao Correio postar um livro (Momentos) para São Paulo. Almocei. Ainda voltei para a rua. Fui à Farmácia Popular apanhar o meu remédio de pressão. Ontem não pude pegá-lo porque não havia levado a Carteira de Identidade.


Café da manhã                    Lanche 1               Almoço                 Lanche 2               Jantar                    Ceia
14/11 2ª.feira 06:30            9:30                       12:30                     17:30                     20:00                     -
Chá abacaxi com                melancia               salada                    iogurte                    sopa                       -
Hortelã                                  tapioca rech.        Arroz c/cenoura  pão de alho           -                              -
Magic Toast                         com ovos              feijão preto           -                              -                              -
-                                              -                              omelete c/ovos e -                              -                              -
-                                              -                              peixe                      -                              -                              -
-                                              -                              chocolate amargo-                             -                              -

Café da manhã: chá de abacaxi com hortelã e magic toast.

Lanche: melancia, tapioca com ovos.

Almoço: salada, arroz com cenoura, feijão preto e omelete com ovos e peixe.

Sobremesa: chocolate a 70% de cacau.

Lancheiogurte e pão de alho.

Jantar: sopa.


A frase do dia: “Deve-se o maior respeito à criança” (JUVENAL, poeta satírico romano apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 14 de novembro de 2016. Pág. 2).
 

Em 14 de novembro de 1922, início da construção da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis.
Image


Em 14 de novembro de 1975, no Brasil, o presidente Ernesto Geisel criou o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.


Em 14 de novembro de 1923, nasceu a atriz brasileira Cleide Yáconis.
Resultado de imagem


Em 14 de novembro de 1975, nasceu o cantor e compositor Claudinho; nasceu, também,  o baterista norte-americano Travis Barker.

Resultado de imagem para cantor e compositor ClaudinhoResultado de imagem para baterista norte-americano Travis Barker

Em 14 de novembro de 1921, morreu a herdeira presuntiva do Império do Brasil, D.  Isabel do Brasil.

Em 14 de novembro de 1970, morreu o jornalista e escritor brasileiro Nestor de Holanda.


Li no Jornal A Tarde, de 14 de novembro de 2016, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Mapeamento – 22,5 mil vivem na rua em Salvador”. Estudo do Projeto Axé atualiza quantitativo e perfil das pessoas que habitam as vias da capital.

Segunda, 14/11/2016

Li no Jornal Folha de São Paulo, 14 de novembro de 2016, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Poder – Um terço de ações no STF prescreve”. Levantamento da Folha mostra que 3,5% de condenações; tribunal não comenta.
Capa Folha de S.Paulo - Edição São Paulo


Li na Revista Planeta, de novembro de 2016,  a seguinte manchete em capa: “O que quer se quando envelhecer?”. Até 2030, o Brasil terá mais idosos do que crianças. É hora de pendar como você deseja se preparar para uma vida cada vez mais longa.
 Planeta<br> Edição 526  - SHOPPING3


          Li no site SRZD, de 14 de novembro de 2016, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Confira orientações para controlar as finanças nesse fim de ano".

14/11/2016 às 16h50 - Por Redação SRzd 
Cálculo de despesas. Foto: Reprodução de Internet
Cálculo de despesas. Foto: Reprodução de Internet
Para controlar as finanças nesse fim de ano, que tem sido difícil para o bolso dos brasileiros, é preciso evitar compras por impulso e fazer um planejamento de gastos.
Em conversa com o SRzd, o mestre em educação financeira, Reinaldo Domingos, orienta os leitores que querem passar longe da onda de endividamento, conseguindo quitar dívidas, presentear, curtir as festas e férias sem comprometer os recursos para as despesas típicas do início do ano, como, IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, e ainda poupar.

Confira algumas dicas para não extrapolar as despesas de fim de ano e ainda garantir recursos para 2017

Evitar compras por impulso: nesse momento, os consumidores devem se questionar mais do que o normal antes quanto à necessidade do produto/serviço que quer adquirir. Além disso, analisar se poderá comprar à vista, ou então, caso tenha que parcelar, se terá o valor referente na data de vencimento.
Planejar: liste todos os ganhos do período, as despesas fixas e variáveis e avalie a situação financeira. Tente diminuir ou até eliminar os gastos supérfluos. Evite entrar no limite do cheque especial e pagar a parcela mínima do cartão de crédito. Reserve parte do décimo terceiro para as despesas do início do ano como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar.
Sonhar mais: o ciclo de endividamento começa quando se compra aquilo que não precisa, com o dinheiro que não se tem. E isso acontece por falta de objetivos bem definidos. Reunir-se com a família e definir os desejos de curto (um ano), médio (até dez anos) e longo (mais de 10 anos) prazos auxilia no processo de disciplina para não gastar por impulso em prol da realização de algo mais significativo.

Para economizar e poupar sempre

Pesquisar preço e comprar à vista: tudo o que se compra em prestações paga-se mais caro. Já quem pesquisa o melhor preço paga menos e aumenta a chance de comprar à vista.
Pedir desconto: não é vergonha nenhuma, muito pelo contrário, é uma prática comum e que pode render boa economia. Se um produto custa mil reais e pode ser parcelado em 10 vezes de 100 reais, certamente à vista custará de 10% a 20% menos.
Reter 10% dos rendimentos: para começar a construir a independência financeira, deve-se guardar 10% do que ganha (ou mais, se puder). Com o tempo, pode-se partir para um plano de previdência privada para complementar o INSS.

Para ficar livre das dívidas

Qualquer que seja a dívida, o consumidor deve investigar o que está o levando a gastar mais do que ganha, somando dívidas que não consegue pagar e que estejam utilizando recursos que deveriam ser destinados para a realização de sonhos.
Fazer acordos para pagamentos de dívidas sem antes saber qual é a real capacidade de pagamento e ajustar o orçamento ao verdadeiro padrão de vida é um grande risco, além de ser uma medida paliativa, que apenas adia a solução da causa do problema.
Abaixo, algumas medidas para ajudar a quitar dívidas e reequilibrar as finanças.
Cheque especial: cheque especial é uma das mais altas taxas de juros praticadas no mundo. Procure trocar seu uso por uma linha de crédito que não ultrapasse 2,5% de juros mensais. Caso esteja pagando 100 reais ou mais de juros ao mês, proponha um parcelamento do mesmo valor ao gerente de sua conta, com prazo alongado. Caso ele não aceite, o melhor a fazer é poupar para uma futura negociação.
Cartão de crédito: busque negociação com operadora do cartão ou banco. Proponha um parcelamento com juros que não ultrapassem 2,5% ao mês, e que estas prestações caibam no orçamento financeiro mensal. Caso a operadora ou banco não aceitem, não faça acordos que não conseguirá cumprir. Outra estratégia é buscar crédito com taxas mais baixas como, por exemplo, o crédito consignado. Mas é preciso cuidado e planejamento.
Leiam esta reportagem completa acessando o link:

http://www.sidneyrezende.com/geral/controlar-financas-fim-de-ano//

           Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário