quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

01 de dezembro de 2021 (quarta-feira)

Publiquei em 28-11-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LIVLuís Gama. No próximo domingo, 05-12-21, publicarei o Capítulo LV – Um Encanto de Passeio.

 

***


***

Capítulo LIV

Luís Gama

***

 

O professor de História é um entusiasta ao falar da abolição da escravatura no país. Chegou com tudo, cheio de entusiasmo para a sua aula. Ele havia solicitado, na aula anterior que os alunos lessem alguma coisa sobre Luís Gama. Antes pediu que a turma se dividisse em 2 grupos, A e B, para o debate. Perguntou de supetão: “quem foi Luís Gama? O que ele representou para a História?” Uma vozinha lá no fundo da sala, do Grupo B, respondeu “um rábula”. Tem de explicar o que quer dizer rábula, Eliana. Silêncio total na sala. Até que Eliana voltou a falar ”rábulas eram chamados na época os advogados sem formação acadêmica que exerciam a profissão por meio de uma licença especial... aí não me lembro o nome dessa licença”...

“Quem sabe? Quem sabe? Sabe... Perguntou o professor. Ninguém sabia. Ele mesmo respondeu: ”o provisionamento”. Para debatermos sobre Luís Gama, temos que nos situarmos no tempo em que ele viveu: foi no Século XIX. Ele nasceu no dia 21 de junho de 1801, em Salvador e morreu em 1882, no dia 24 de agosto, em São Paulo. “Por que em São Paulo e não em Salvador? Quem se arrisca?” Alguns engraçadinhos responderam qualquer coisa, mas a resposta mais correta veio do Grupo A, com Rito. “Porque ele morava lá”.

Pois bem, foi vendido, ainda em Salvador, por seu próprio pai, branco, um fidalgo português, a um outro fidalgo. Gama não nasceu escravo, mas seu pai o tornou um. Do grupo A partiu a pergunta de Roberta: “se era escravo como pode se tornar um rábula?” Melissa que ficou no Grupo B respondeu à Roberta “porque ele estudou, uai”!

Claro que ele estudou – e muito – mas ele só aprendeu a ler aos 17 anos. Quando aprendeu a ler, no ano seguinte, voltou a ser liberto. Com o tempo, ele se tornou referência para todos – os negros e os da elite branca que não concordavam com ele.  “Lá no início da aula perguntei o que Luís Gama representou para a História”.

Para Arthur ele foi um poeta, jornalista e advogado abolicionista. Ei turma, o que Arthur disse está certo? “Certíssimo”. “E o que é advogado abolicionista? É aquele que defende os escravos para torná-los libertos. O nobre português Manoel Joaquim Ferreira Netto deixou em testamento que os seus 217 escravos se tornassem libertos após sua morte. Os herdeiros e sócios do fidalgo, que se recusavam a cumprir sua última vontade, foram representados por José Bonifácio de Andrada e Silva, neto do Patrono da Independência. Isto que acabo de ler para vocês dá margem para eu fazer uma pergunta”.

– Quem foi o defensor dos 217 escravos?

 Quem foi Luiz Gama, patrono da abolição da escravidão no Brasil - Revista  Galileu | História

 

Enzo que estava sentado na primeira fileira, atrás de Rito, disse sem muita convicção; “Luís Gama?”

Sim. Luís Gama! Aliás, seu nome todo era “Luís Gonzaga Pinto da Gama (1801-1882). Ele foi um personagem fascinante, um ex-escravo que se tornou um republicano e, sobretudo, um advogado abolicionista, jornalista poeta e um apagamento histórico por mais de um século. A única foto dele que aparecia nos livros era de um homem branco. Mas não. Ele era negro. Agora é que sua foto aparece de um homem negro, o que realmente ele era”.

Ele tirou dos grilhões mais de 700 escravos; um profissional que tem a capacidade de resolver problemas de 700 pessoas e um excepcional advogado. Seja a clientela de cidadãos ou de ‘escravos’ são quase mil. É muita gente. Disso não se pode tirar o seu mérito, a sua capacidade de negociação, sua veia advocatícia e sua retórica de convencimento.

Peço duas coisas para vocês; primeira – assistam ao filme Doutor Gama, de Jefferson De, que conta a história de Gama desde a infância, em Salvador, na Bahia, até sua consagração como advogado abolicionista; segunda – leiam o artigo que ora entrego para vocês: “O Retorno do Rábula“, publicado na Revista Veja, de 14 de julho de 2021, página 80 e 81, redigida por Alessandro Giannini.

***

Capítulo LV

 

O que é comemorado hoje:

 Dia do Casal

 10 cm Casal Dançando Dia dos Namorados Alegria de Bordar no Elo7 | Alegria  de Bordar (17D949F)

Aniversário dos municípios de Esperança (Paraíba), Irapuã (São Paulo), Sapé (Paraíba), São Simão (Goiás), Serra Preta (Bahia) e Votorantim (São Paulo), Brasil.

Dia da Bandeira, Portugal.

Dia da Bandeira em Curiúva, Paraná.

Dia da União, Romênia.

Dia de Santo Elígio, Cristianismo.

Dia de Santo Elói, Cristianismo.

Dia do Casal.

Dia do Imigrante (também celebrado em alguns lugares a 25 de junho).

Dia do Numismata, Brasil.

Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres, RJ, Brasil.

Dia Mundial de Combate à AIDS.

Mitologia Grega: Festival de Poseidon, deus dos oceanos.

Restauração da Independência (1640), Portugal.

 

 

 

 

 

O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

01-12-2021 (4ª. feira)        59kg400            _____________ Pressão: 13 x 9

Desjejum (8h30): mamão; café com leite; tapioca e bolo.

Almoço (12h00): salada mista; arroz integral; feijão preto e peixe Sobremesa: sorvete de chocolate.

Lanche (16h00): pipoca

Jantar (19h00): sopa.

____________________________________________________________

A frase do dia: “Sou a favor do amor entre as pessoas. Mas existem pessoas que não são e precisamos respeitar”. (CASTRO, Caio, fincando pé com a muito criticada decisão de postar em suas redes o vídeo em que um pastor evangélico condena o relacionamento homossexual n Veja esta! Apud Revista Veja, de 8 de junho de 2021. Pág. 18).

Caio Castro revela motivo de não ter dado certo com Grazi Massafera

Em 01 de dezembro de 2009, entrou em vigor o Tratado de Lisboa.

 Parlamento Europeu aprova o Tratado de Lisboa

Em 01 de dezembro de 1995, nasceu o músico brasileiro Lucas Silveira.

 

 

Em 01 de dezembro de 2014, morreu o ator, locutor e dublador brasileiro Jorge Ramos.

 Jorgeh Ramos | Wiki Dublagem | Fandom

Li no Jornal A Tarde, de 01 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Instituto Adolf Lutz confirma dois casos da variante ômicron”. Contagiados pela nova cepa um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul.

 Capa do jornal A Tarde 01/12/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 01 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: Ameaça RenovadaNova variante requer cautela sobre festas. Entenda se a variante ômicron deve mudar planos para festas de fim de ano; é o que dizem especialistas diante de uma imunidade passageira, seja por uma primeira infecção ou pela vacina, variante pode causar maior impacto do que a delta se medidas de proteção deixarem de ser utilizadas.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 01 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Ameaça renovada – Brasil identifica dois casos assintomáticos da variante ômicron”. Mais transmissível, mutações do coronavírus já chegam aos cinco continentes. Letalidade e reação à vacina são dúvidas.


 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 01 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Ameaça renovada – SP tem 2 casos da Ômicron e avalia risco de dispensar o uso de máscara”. Infectados vieram da África do Sul; liberação da proteção está prevista para o dia 11. 

Capa do jornal Estadão 01/12/2021

Li no site SRzd, de 01 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa:Ao Vivo: André Mendonça, Indicado por Bolsonaro para o STF, é sabatinado”.

Por Redação SRzd  

André Mendonça. Foto: Reprodução/Youtube/Agência Senado

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 13 de julho para compor o Supremo Tribunal Federal (STF) como “ministro terrivelmente evangélico”, André Mendonça está sendo sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira (1º).

Ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, o pastor licenciado e advogado marcou sua gestão no governo pela defesa incisiva de Jair Bolsonaro e por uso de questões religiosas em peças jurídicas – inclusive apresentadas no STF.

Durante o pronunciamento inicial, o ex-AGU disse se comprometer com o Estado laico e afirmou que, caso seja aprovado para o Supremo, não fará manifestações religiosas durante as sessões do tribunal.

“Eu me comprometo com o Estado laico. Considerando discussões havidas em função de minha condição religiosa, faço importante ressaltar minha defesa do Estado laico”, disse.

“Por mais que eu seja genuinamente evangélico, entendo não haver espaço para manifestação pública religiosa durante as sessões do STF”, continuou.

A expectativa é que o indicado por pelo presidente Jair Bolsonaro passe por uma inquirição dura na CCJ, embora conte com o apoio da maioria do colegiado, composto por 27 integrantes.

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/ao-vivo-andre-mendonca-indicado-bolsonaro-stf-sabatinado-ccj/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário