quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

09 de dezembro de 2021 (quinta-feira)

 

Publiquei em 05-12-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LV – Um Encanto de Passeio. No próximo domingo, 12-12-2021, publicarei o Capítulo LVI – Chegada das Férias.

 

***


***

   Capítulo LV

Um passeio encantador

Rito foi convidado para uma feijoada numa casa de veraneio em Cascavel. Mas o que é uma feijoada? A feijoada é um prato típico do Rio de Janeiro e como o nome diz é feita de feijão. É muito apreciada no Brasil todo. Apesar de ser um prato com muitas variações, a típica feijoada completa é aquela que, além do feijão preto, leva todas as carnes salgadas (costela, linguiças variadas, carne seca, pé, orelha, rabo, lombo, bacon) e é servira com rodelas de laranja, couve refogada no alho, arroz e farofa. Essa é a típica feijoada carioca.

 

Agora que você sabe como é feita uma feijoada, confira outras receitas com feijão no TudoGostoso (um app da Internet) como feijão tropeiro, caldinho de feijão, feijão preto fácil, feijão cremoso, feijão carioquinha simples, feijão mexicano, salada de feijão fradinho, bolinho de feijoada, tutu de feijão, feijão de corda e muito mais! Rito não esperava que tipo de feijoada ele iria encontrar por lá. Provavelmente seria a feijoada ‘cearense’ sem laranja ou couve.

Dizem que a feijoada é um prato oriundo dos escravos. A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil, que eles aproveitavam as carnes jogadas fora. Mas seria mesmo essa a história da feijoada?

Historiadores e especialistas da culinária indicam que esse tipo de prato – que mistura vários tipos de carnes, legumes e verduras – é milenar. Remonta possivelmente da área mediterrânica à época do Império Romano, segundo Câmara Cascudo. Pratos similares na cozinha latina seriam o cozido, em Portugal; o cassoulet, na França; a paella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália.

Mas a feijoada tem as especificidades da culinária brasileira. O feijão preto é originário da América do Sul e era chamado pelos guaranis de comandacomaná ou cumaná. A farinha de mandioca também tem origem americana, sendo adotada como componente básico da alimentação pelos africanos e europeus que vieram para o Brasil. Roças de feijão e mandioca eram plantadas em diversos locais, inclusive nos espaços domésticos, em torno das residências, principalmente das classes populares.

Segundo Carlos Alberto Dória, a origem da feijoada estaria no “feijão gordo”, o ensopado da leguminosa acrescido de toucinho e carne seca. A feijoada seria esse “feijão gordo” enriquecido ao extremo, com linguiças, legumes, verduras e carnes de porco.

A inclusão do último ingrediente acima indicado levou Câmara Cascudo a questionar se a feijoada seria invenção dos africanos escravizados: sendo boa parte dos africanos seguidora do islamismo, como poderiam ter incluído a carne de porco no prato, já que a religião interdita seu consumo?

O famoso folclorista brasileiro indica que a feijoada como a conhecemos, composta de feijão, carnes, hortaliças e legumes, seria uma combinação criada apenas no século XIX em restaurantes frequentados pela elite escravocrata do Brasil. Sua difusão teria se dado em hotéis e pensões, principalmente a partir do Rio de Janeiro.

Porém, a propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira, segundo Carlos Alberto Dória. A feijoada seria um dos signos da brasilidade, caracterizada pelo tema da antropofagia, da deglutição cultural que permeou a formação da nação brasileira.

Mário de Andrade apresentou essa perspectiva em seu conhecido livro “Macunaíma”, de 1924, durante um festim na casa do fazendeiro Venceslau Pietro Pietra, no qual participou o anti-herói. De acordo com Dória, a cena seria uma alegoria da cozinha nacional e das diversas etnias que entraram em contato no Brasil.

Vinicius de Moraes também versou sobre a feijoada, em seu poema “Feijoada à Minha Moda”, retratando ao final a cena de difícil digestão do prato: Que prazer mais um corpo pede/ Após comido um tal feijão?/ — Evidentemente

Por Tales Pinto

Mestre em Históuma rede/ E um gato para passar a mão...

 (PINTO, Tales dos Santos. "História da feijoada"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola .uol.com.br/historia/historia-feijoada.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2021). 

Informe e Crítica: Lançamento do Livro "Gestão operária na revolução  portuguesa"

Agora, depois de pesquisar, Rito tem algum conhecimento sobre a feijoada. A casa de veraneio para a qual ele foi convidado era linda e dava para uma vista mais linda ainda. Ele ficou encantado com a robustez da casa, com a vista e as pessoas muito legais. Ele ouviu dizer que a casa tinha 32 quartos. Chegou a ver um com cama de casal e três de solteiro. Haviam 36 redes numa das imensas varandas da casa. A piscina era grande e tinha três níveis; para bebês, crianças e adultos.

O que mais o encantou foram os luxuosos banheiros: chuveiro, ducha e torneiras luxuosas e muito bonitas. Eram limpíssimos. Parecia coisa de cinema. O que eles serviam era de primeira qualidade: doces acondicionados em caixinhas condecoradas. Frutas â vontade: melancia, kiwi, uvas preta e verde, ameixa e muitas outras; picolés e sorvetes. Muito luxo e muita fartura!

         Ele cantou no karaokê. Muito tímido. Ali, estava à vontade, como se estivesse em casa. Encheu os peitos e cantou uma música muito antiga e bonita composta por Catullo da Paixão Cearense.  Luar do sertão. Uma das mais conhecidas músicas do cancioneiro brasileiro, Luar do Sertão tem sua primeira gravação por Eduardo das Neves (1874-1919), em disco da Odeon lançado em 1914, catalogado como toada sertaneja.12 de set. de 2019


Luar do Sertão

 

Chitãozinho & Xororó

Não há, ó gente, oh, não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, oh, não

Luar como esse do sertão

Oh, que saudade do luar da minha terra

Lá na serra branquejando folhas secas pelo chão

Esse luar cá da cidade, tão escuro

Não tem aquela saudade do luar lá do sertão

A lua nasce por detrás da verde mata

Mas parece um sol de prata prateando a solidão

E a gente pega na viola que ponteia

E a canção é a lua cheia ao nascer do coração

Não há, ó gente, oh, não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, oh, não

Luar como esse do sertão

Coisa mais bela neste mundo não existe

Do que ouvir um galo triste no sertão se faz luar

Parece até que a alma da lua é quem diz:

Canta! Escondida na garganta deste galo a soluçar

Ai, quem me dera que eu morresse lá na serra

Abraçado à minha terra e dormindo de uma vez

Ser enterrado numa grota pequenina


Onde à tarde, a sururina chora a sua viuvez

Não há, ó gente, oh, não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, oh, não

Luar como esse do sertão

Como é que cê fala, Fábio Júnior? 'Brigadu!

'Brigado, 'brigado, amém

Fonte: Musixmatch

Compositores: Catullo da Paixão Cearense e João Pernambuco.

***

 

LVI

 

 

Chegada das férias.

***

 

 

O que se comemora hoje:

Dia do Fonoaudiólogo

Facilita - Dia do Fonoaudiólogo – 09 de Dezembro

Aniversário de Dom Pedro, Maranhão, Brasil.

Aniversário de Guarapuava, Paraná, Brasil.

Aniversário de Isaías Coelho, Piauí, Brasil.

Aniversário de Indaiatuba, São Paulo, Brasil.

Aniversário de Maceió, Alagoas, Brasil (1839).

Aniversário de Novo Brasil, Goiás, Brasil.

Aniversário de Santa Fé, Paraná, Brasil.

Dia da Bíblia Sagrada, comemorada, também em outras datas.

Dia da Criança Especial

Dia de Santa Leocádia

Dia do Alcoólico Recuperado

Dia do Fonoaudiólogo

Dia internacional contra a corrupção.

Dia Internacional para a Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio

Juan Diego Cuauhtlatoatzin, Cristianismo.

Leocádia de Toledo, Cristianismo,

Pedro Fourier, Cristianismo,

 

O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

09-12-2021 (5ª. feira)        59kg400            _____________ Pressão: 13 x 9

Desjejum (9h00): mamão; abacate; Nescau; tapioca; batata-doce.

Almoço (12h00): salada mista; arroz integral; feijão preto e coxa de frango frito.

Sobremesa: rapadura.

Lanche (16h00): iogurte com salada de frutas.

Jantar (19h00): café com leite e tapioca com ovo.

 

 A frase do dia: “Sobram alvos, balas e presídios. Faltam escolas, saúde, estrutura familiar e cultura” (ANDRADE, Fernando Grosten, articulista, in Roubando a Dignidade apud Revista Veja, de 8 de junho de 2021. Pág. 73).

Fernando Grostein Andrade - Filmes, Idade e Biografia

 

Em 09 de dezembro de 2016, a presidente Park Geun-hye, da Coreia do Sul, é destituída do seu cargo pela Assembleia Nacional do país em resposta a um grande escândalo político. O primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn se torna presidente interino.

Ex-presidente da Coreia do Sul é condenada a 24 anos de prisão por  corrupção | Mundo | G1

Em 09 de dezembro de 1991, nasceu o cantor brasileiro Eli Soares.

 Me Gusta Entrevista : Eli Soares – Portal Me Gusta

Em 09 de dezembro de 2020, morreu o político e economista brasileiro Artenir Werner.

 Faleceu Artenir Werner, sócio incentivador da Rede Demais FM - D+News

Li no Jornal A Tarde, de 09 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Banco Central – Copom eleva taxa Selic pela sétima vez”. Índice de referência para os juros no País é de 9,25%.

 Capa do jornal A Tarde 09/12/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 09 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Segurança – Mulheres comandam facções no Ceará”. Majestade, Angelina Jolie e Irmã ruiva: quem são as mulheres que ocupam cargos de comando em facções do Ceará. Especialistas afirmam que papel da mulher mudou no crime organizado. Com maior participação em atividades ilícitas, mais mulheres foram mortas em 2021 do que em 2020, proporcionalmente

Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 09 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte em capa: “Banco Central – BC eleva juro em 1,5 ponto para 9,25%, maior taxa em 4 anos vacina”. Escalada inédita desde 2002 para frear a inflação deverá prosseguir em fevereiro para 10,75% ao ano indica comitê.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 09/12/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 09 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Gigante emergente – Nubank chega à Bolsa de NY e à B3 como banco mais valioso da América Latina”. Definição do preço da ação faz avaliação da fintechs atingir RS$ 233 bilhões e ultrapassar o Itaú.

 Capa do jornal Estadão 09/12/2021

Li na Revista Veja, de 08 de setembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa:Inimigo de si mesmo – Confrontos e provocações de Bolsonaro atingem economia e aumentam rejeição”. O comportamento incendiário do presidente produz estragos no cenário econômico, em uma incompreensível estratégia de sabotagem de seu próprio governo.

 INIMIGO DE SI MESMO - 08/09/2021

Li no site SRzd, de 09 de dezembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa:Prefeitura do Rio anuncia o Planejamento para o Réveillon 2022”

Por Redação SRzd  

Eduardo Paes. Foto: Reprodução do YouTube

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), comandou, na tarde desta quinta-feira (9), entrevista coletiva para anunciar o planejamento da cidade para o Réveillon 2022. O encontro contou com a presença de integrantes da equipe da gestão municipal e aconteceu no Centro de Operações na Cidade Nova.

Os show da virada de ano foram cancelados, porém, prefeitura e estado mantiveram a tradicional queima de fogos na orla da praia de Copacabana.

PUBLICIDADE

“O que estamos anunciando hoje é uma versão mais simples do réveillon. O que nós tivemos como premissa é ter o espetáculo visíveis de diversos pontos da cidade”, comentou Paes.

Em Copacabana serão 16 minutos de fogos de artifício em 10 balsas espalhadas por toda a orla, além da instalação de 25 torres de música com a contagem regressiva para 2022.

Haverá restrições de acesso ao bairro, com bloqueio a partir das 19h do dia 31 de dezembro e só será permitido aos moradores e hóspedes da região ingressarem em Copacabana até às 22h.

“A população estará segura em toda a cidade do Rio. Estamos embasados no comitê científico. Essas pessoas, que são muito mais especializadas do que eu, disseram que poderia realizar a festa nesse formato”, comunicou o prefeito.

Ainda sobre o esquema de trânsito, não haverá reforço nas linhas de ônibus regulares ou a criação de pontos especiais como acontece em outros anos. Além disso, o metrô também não irá funcionar 24 horas na noite da virada.

No último sábado, Paes havia anunciado em sua conta no Twitter que não haveria a festa. Em seguida, o governador Cláudio Castro (PL), pela mesma rede social, disse que a decisão não era final.

 

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/prefeitura-do-rio-anuncia-planejamento-para-o-reveillon-2022/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário