sábado, 25 de dezembro de 2021

25 de dezembro de 2021 (sábado)

 

Publiquei, em 19-12-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LVII – Preparativos para a Festa. No próximo domingo, 26-12-2021, publicarei o Capítulo LVIII – O dia seguinte.

***

***

LVII

                               Preparativos para a festa

O aniversário de 15 anos de Rito Ovídio está chegando. Se Rito fosse uma menina por certo que seria uma festa tradicional para os 15 anos, aquela festa de arromba, com valsa e tudo o mais com o ritual que a ocasião requer. Sara pensou em dar a Rito uma viagem para onde ele quisesse ir. Mas como? O surto dessa epidemia da Covid ainda não acabou e há focos em todos os lugares. Poderia ser muito arriscado. E ela não iria expor seu filho a um risco desses.

Pensou-se fazer a comemoração em um restaurante. Seriam os pais e avós dele, 15 melhores amigos e 15 melhores amigas, a namorada e seus pais, a antiga babá, professores e ... a lista seria grande. Não tão grande, mas o suficiente para caracterizar uma aglomeração. Longe disso. Eles não queriam causar eventuais constrangimentos que o jantar poderia provocar. E que restaurante aceitaria fazer tal comemoração?

Essa ideia foi logo descartada. E se o jantar fosse só com os seus pais e Melissa? Que coisa mais sem graça se fosse acontecer isso apenas com os quatro! Em aniversário de 15 anos? Não.  Não e não. Apesar que em restaurantes já está se exigindo o ‘passaporte da vacina’. Mas o que é  ‘passaporte da vacina’ ou ‘passaporte vacinal’? Segundo informação da internet é o documento, físico ou eletrônico; é um comprovante de imunização e tem como objetivo, além de aumentar a segurança diante desses eventos sociais, estimular a população a buscar a vacina (15 de out. de 2021 - https://www.google.com/search?channel=crow5&client=firefox-b-d&q=passaporte+da+vacina).

Surgiu, então, a ideia de se fazer essa comemoração no sítio da família! Bingo! É um lugar a 300km da capital, de acesso exclusivo, longe de tudo. Mas... para o deslocamento das pessoas... poderia acontecer um vazio enorme. Seria uma festa para adolescentes. Muitos não têm quem os leve. Em vez de solução poderia ser um problema. Seria um problema para os pais. a bebida seria transportada da capital para lá ou seria comprada no local mesmo. As guloseimas seriam encomendadas e levadas para lá ou seriam feitas no local da festa. Ter-se-ia que levar cozinheiras, doceiras, ajudantes ... etc para passar uma semana! O custo seria enorme.

Diante das dificuldades optou-se fazer numa casa de festas de Fortaleza. Seria a última grande festa para o aniversário de Rito. Um menino estudioso, comportado, comprometido com as suas obrigações de filho merecia uma festa dessas. Seria para 120 pessoas, com todos os protocolos sanitários cumpridos. As mesas estariam separadas com 1,5m de distância. Haveriam três pistas de dança, para evitar aglomerações. Mesas para famílias com até 8 pessoas. Seria necessário alugar 15 mesas. Mas não. Alugaria 20 mesas para evitar surpresas de última hora e 160 cadeiras. E a decoração das mesas? Como seria? Isto depende do tema a ser escolhido.

Salão escolhido. Faltava escolher o tema. Depois de tanta discussão, resolveu-se. Seriam os super-heróis. Qual, quais ou todos? Não poderia nunca parecer com festa de criança ou ficar cafona. Escolheram o Homem Aranha e a Mulher Maravilha. Ia ficar bonito. As mesas seriam decoradas da seguinte forma; as paredes seriam cobertas com figuras do Homem Aranha e da Mulher Maravilha. Todos painéis com luzes fosforescentes, tipo néon. As pessoas quando entrassem expressariam “oh!”. Sobre as mesas toalhas azuis e vermelhas. Uma sobre a outra. As toalhas estavam resolvidas. Eram de cor lisa, para não poluir o visual.

Em se falando de toalhas, vamos ver também as do banheiro. Eram todas com figuras do Homem Aranha e da Mulher Maravilha. Eram 10 de cada: sendo 10 para o banheiro feminino e 10 para o banheiro masculino. Os banheiros também não comportavam mais toalhas. No banheiro masculino foram colocadas nas saboneteiras, sabonetes azuis e no feminino, sabonetes vermelhos (todos encomendados especialmente para a festa). Na porta de cada banheiro haveria um painel grande do Homem Aranha para o banheiro masculino e da Mulher Maravilha para o banheiro delas. O papel higiênico era branco, o normal.

Na decoração das mesas, Sara encarregou uma decoradora profissional para fazer isso. Não Na decoração das mesas, Sara encarregou uma decoradora profissional para fazer isso. Não deveria ser uma coisa muito agressiva para ofuscar o brilho da festa. Teria que ser uma coisa delicada, porém forte, por ser o aniversário de menino. “Menino, eu?” Pensou logo no alto de seus 15 anos. Foram convidados exatos 15 rapazes e 15 moças para dançar a valsa da meia-noite. Já que todos os convidados estavam devidamente imunizados, com o passaporte vacinal em dia, puderam dançar à vontade e dar os seus rodopios quantas vezes fossem necessários.

 Estava em dúvida se as cadeiras seriam de palha ou de madeira ou seriam sofás em torno das mesas.  Claro que foram escolhidas cadeiras. Deu um trabalho... escolher 160 cadeiras boas e bonitas: foi difícil encontrar para comprar ou alugar. Haja trabalho. A escolha de pessoal para trabalhar ficou a cargo do buffet. Eram produtor de eventos, hostess, técnicos de som, vídeo e iluminação, recepcionistas, seguranças, carregadores, maître, garçons, pessoal de manutenção, seguranças, carregadores, fotógrafo, médico, enfermeiro. Sara viu que precisava de um produtor de eventos. Ela não daria conta de tudo.

Sara há 3 dias que consulta um buffet. Está difícil! Variam muito os pratos a serem servidos. E os preços também. OO  não queria que parecesse um bolo de noivado ou casamento. Bolo. Chegaram à conclusão que seria apenas com a figura do Homem Aranha. Tudo acertado por um valor que lhe pareceu astronômico. Mas festa é festa e seria a única nessa dimensão. Ela ficou até mais tranquila ao contratar o produtor de eventos. Um grande peso foi tirado de seus ombros. Reginaldo nada falava. Só: “Isso você resolve. Confio em você. Só vê para não extrapolar o orçamento”.

Gastaram muito. Mas muito mesmo. Nunca imaginaram que seria tanto! Mas a alegria e a felicidade de seu filho têm preço.

Capítulo LXIII

        ***

 

 

 

 

 

 





O que se comemora hoje:

Natal 

História do Natal: origem, significado e símbolos - Toda Matéria

Aniversário do meu sobrinho Francisco Lacerda Lantimant Nolasco Rezende. Ele está fazendo 37 anos, é youtuber e mora o Rio de Janeiro.  É filho do jornalista Sidney Rezende e da Maria Adriana.

Aniversário da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Dia da Família, em Moçambique.

Dia Nacional da Parteira Tradicional, Pará.

Morte do poeta e ator, Charles Chaplin (1977)

Para os Católicos e Protestantes, Natal é a celebração do nascimento de Cristo, que os ortodóxos celebram no dia 7 de janeiro.

 

O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

25-12-2021 (sábado)      59kg300            _____________ Pressão: 25 x 9

Desjejum (8h30): mamão; café com leite; panetone de chocolate com ovo e macaxeira com requeijão cremoso.

Almoço (12h00): salada mista; salpicão e chester.

Sobremesa: panetone de chocolate.

Lanche (16h00): 1 laranja.

Jantar (22h00): salpicão e chester.

                                  

A frase do dia: “Nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas contra a Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas” (FACEBOOK, ao tirar do ar uma live de Jair Bolsonaro associando à Aids. À mesma ação foi tomada ainda por Instagram e Youtube in Veja essa, apud Revista Veja, de 03 de novembro de 2021. Pág. 18).

 

Em 25 de dezembro de 2019, vinte pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas pelo tufão Phanfone nas Filipinas.

 Tufão Phanfone deixa destruição nas Filipinas - Portal Mie

Em 25 de dezembro de 1984, nasceu a modelo, apresentadora e atriz brasileira Natália Guimarães.

 RS Notícias: Natália Guimarães, modelo, apresentadora e atriz brasileira

Em 25 de dezembro de 2016, morreu a escritora brasileira Lucila Nogueira. 

A POESIA DO BRASIL: LUCILA NOGUEIRA (1950- )

Li no Jornal Folha de São Paulode 25 de dezembro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Pesquisa – Fome atinge 37% dos mais pobres, diz Datafolha”. Índice de quem não conseguiu alimentar a família nos últimos meses é de 26% na população.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 25/12/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulode 25 de dezembro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: ”De olho nos novos unicórnios – Brasil registra maior número de investidores em startups em 14 anos”. Recursos aportados quase 200% em 2020 e 2021.

Capa do jornal Estadão 25/12/2021 

Li na Revista Veja, de 15 de dezembro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Especial –Esquerda tem dificuldades para manter aliança contra Bolsonaro no Nordeste”. Com sete dos nove governadores impedidos de tentar a reeleição em 2022, oposição vê sinal de alerta em reduto marcado pela resistência ao presidente.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/esquerda-enfrenta-barreiras-para-manter-bloco-contra-bolsonaro-no-nordeste/

A HORA CERTA DE ABRIR - 15/12/2021

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário