sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

03 de dezembro de 2021 (sexta-feira)

 

Publiquei em 28-11-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LIVLuís Gama. No próximo domingo, 05-12-21, publicarei o Capítulo LV – Um Encanto de Passeio.

***


***

Capítulo LIV

Luís Gama

***

 

O professor de História é um entusiasta ao falar da abolição da escravatura no país. Chegou com tudo, cheio de entusiasmo para a sua aula. Ele havia solicitado, na aula anterior que os alunos lessem alguma coisa sobre Luís Gama. Antes pediu que a turma se dividisse em 2 grupos, A e B, para o debate. Perguntou de supetão: “quem foi Luís Gama? O que ele representou para a História?” Uma vozinha lá no fundo da sala, do Grupo B, respondeu “um rábula”. Tem de explicar o que quer dizer rábula, Eliana. Silêncio total na sala. Até que Eliana voltou a falar ”rábulas eram chamados na época os advogados sem formação acadêmica que exerciam a profissão por meio de uma licença especial... aí não me lembro o nome dessa licença”...

“Quem sabe? Quem sabe? Sabe... Perguntou o professor. Ninguém sabia. Ele mesmo respondeu: ”o provisionamento”. Para debatermos sobre Luís Gama, temos que nos situarmos no tempo em que ele viveu: foi no Século XIX. Ele nasceu no dia 21 de junho de 1803, em Salvador e morreu em 1882, no dia 24 de agosto, em São Paulo. “Por que em São Paulo e não em Salvador? Quem se arrisca?” Alguns engraçadinhos responderam qualquer coisa, mas a resposta mais correta veio do Grupo A, com Rito. “Porque ele morava lá”.

Pois bem, foi vendido, ainda em Salvador, por seu próprio pai, branco, um fidalgo português, a um outro fidalgo. Gama não nasceu escravo, mas seu pai o tornou um. Do grupo A partiu a pergunta de Roberta: “se era escravo como pode se tornar um rábula?” Melissa que ficou no Grupo B respondeu à Roberta “porque ele estudou, uai”!

Claro que ele estudou – e muito – mas ele só aprendeu a ler aos 17 anos. Quando aprendeu a ler, no ano seguinte, voltou a ser liberto. Com o tempo, ele se tornou referência para todos – os negros e os da elite branca que não concordavam com ele.  “Lá no início da aula perguntei o que Luís Gama representou para a História”.

Para Arthur ele foi um poeta, jornalista e advogado abolicionista. Ei turma, o que Arthur disse está certo? “Certíssimo”. “E o que é advogado abolicionista? É aquele que defende os escravos para torná-los libertos. O nobre português Manoel Joaquim Ferreira Netto deixou em testamento que os seus 217 escravos se tornassem libertos após sua morte. Os herdeiros e sócios do fidalgo, que se recusavam a cumprir sua última vontade, foram representados por José Bonifácio de Andrada e Silva, neto do Patrono da Independência. Isto que acabo de ler para vocês dá margem para eu fazer uma pergunta”.

– Quem foi o defensor dos 217 escravos?

Enzo que estava sentado na primeira fileira, atrás de Rito, disse sem muita convicção; “Luís Gama?”

Sim. Luís Gama! Aliás, seu nome todo era “Luís Gonzaga Pinto da Gama (1803-1882). Ele foi um personagem fascinante, um ex-escravo que se tornou um republicano e, sobretudo, um advogado abolicionista, jornalista poeta e um apagamento histórico por mais de um século. A única foto dele que aparecia nos livros era de um homem branco. Mas não. Ele era negro. Agora é que sua foto aparece de um homem negro, o que realmente ele era”.

Ele tirou dos grilhões mais de 700 escravos; um profissional que tem a capacidade de resolver problemas de 700 pessoas e um excepcional advogado. Seja a clientela de cidadãos ou de ‘escravos’ são quase mil. É muita gente. Disso não se pode tirar o seu mérito, a sua capacidade de negociação, sua veia advocatícia e sua retórica de convencimento.

Peço duas coisas para vocês; primeira – assistam ao filme Doutor Gama, de Jefferson De, que conta a história de Gama desde a infância, em Salvador, na Bahia, até sua consagração como advogado abolicionista; segunda – leiam o artigo que ora entrego para vocês: “O Retorno do Rábula“, publicado na Revista Veja, de 14 de julho de 2021, página 80 e 81, redigida por Alessandro Giannini.

***

Capítulo LV

 

 

 

 

O que se comemora hoje:

 

Dia Internacional dos Portadores de Deficiência Física.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência | 3 de dezembro - Calendarr

Abraão de Alexandria, Cristianismo.

Dia da Medicina Latino-americana

Dia de São Francisco Xavier, Cristianismo.

Dia do Delegado de Polícia, DF, Brasil.

Dia do Selecionador de Pessoal, Brasil.

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crônica - Evento criado pelo órgão colegiado da Organização Mundial da Saúde.

Dia Internacional dos Portadores de Deficiência Física.

Nascimento da cantora paulista Mayra Corrêa Aygadoux, a Maria Gadu (1986).

 

O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

03-12-2021 (6ª. feira)        59kg400            _____________ Pressão: 13 x 9

Desjejum (8h30): mamão; café com leite; tapioca; batata-doce e queijo.

Lanche (10h00): banana.

Almoço (12h00): salada mista; macarrão integral; feijão preto e peixe Sobremesa: gelatina de limão.

Lanche (16h00): banana; laranja.

Jantar (19h00): frutas.E sanduíche

____________________________________________________________
A f
rase do dia: “Passei três minutos pensando em uma legenda ... e não achei nada para dizer” (RIHANNA, cantora, assumindo que uma imagem vale mais do que mil palavras ao posar de lingerie de sua nova coleção de sus marca Fenty in Veja esta! Apud Revista Veja, de 8 de junho de 2021. Pág. 18).

 Rihanna: Pandemia fez cantora precisar reinventar o 'Savage X Fenty Show'

Em 03 de dezembro de 2014, a agência espacial japonesa, JAXA, lançou explorador espacial Hayabusa 2 do Centro Espacial de Tanegashima em uma missão de ida e volta de seis anos a um asteroide para coletar amostras de rochas.

 A nova jornada do falcão peregrino – Mensageiro Sideral

Em 03 de dezembro de 1992, nasceu a atriz e humorista brasileira Gessica Kayane.

 

 Gkay atinge 1 bilhão de impressões em seu Instagram - PortalNamira.com

Em 03 de dezembro de 2015, morreu o humorista brasileiro Tutuca (Usliver João Baptista Linhares).

 Famosos Que Partiram: Tutuca

Li no Jornal A Tarde, de 03 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Legislativo – PEC Precatórios é aprovada no Senador por 61 votos a 10”. Texto-base retorna, agora, à Câmara onde precisa de 308 votos.

 Capa do jornal A Tarde 03/12/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 03 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Segurança – O perfil dos feminicídios no CE”. 5 a cada 10 feminicídios no Ceará ocorrem entre noite e madrugada; fins de semana são mais letais. Uso abusivo de álcool e maior tempo de convivência com a vítima são possíveis fatores, apontam especialistas.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 03 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “PIB volta a derrapar e indica estagnação para 2022”. Cenário de inflação, juro alto e mercado de trabalho frágil emperra retomada.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 03/12/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 03 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Economia em ritmo lento – Com o agravo em baixa PIB cai e Brasil entra em recessão técnica”. Recuo foi de 0,1% no 3º. Trimestre; setor de serviços cresceu.  

Capa do jornal Estadão 03/12/2021

Li na Revista Superinteressante, de novembro de 2021, a seguinte manchete em capa: “O remédio mais caro do mundo”. Com uma única dose, ele reverte a atrofia muscular espinhal, doença que afeta um a cada 10 mil bebês e mata em 90% dos casos. Mas a aplicação custa R$ 12 milhões. Entenda o mecanismo por trás dos remédios de preço estratosférico. ”

 Foto de uma ampola de vidro com líquido dourado no centro da imagem e duas mãos tentando alcançá-la.

Li no site SRzd, de 03 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa:Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por associar vacina com Aids”.

 

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução da TV

O ministro do STF, o Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (3), a abertura de inquérito para apurar a conduta do atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL) por divulgar informação falsa que associava a vacinação contra a Covid-19 a um risco de desenvolver Aids.

A decisão de Moraes atende pedido da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

A notícia falsa foi divulgada pelo presidente em uma de suas tradicionais lives de quinta nas redes sociais, em 22 de outubro. A “live” de Bolsonaro foi retirada do ar por Facebook, YouTube e Instagram. A afirmação é falsa e não há qualquer relatório oficial que faça essa associação.

Na semana seguinte, o presidente da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, reafirmou que as vacinas usadas no Brasil são seguras e que nenhuma delas aumenta a “propensão de ter ou desenvolver outras doenças”

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/por-associar-vacina-aids-moraes-abre-inquerito-contra-bolsonaro/Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário