sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

24 de dezembro de 2021 (sexta-feira)

 

 

Publiquei, em 19-12-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LVII – Preparativos para a Festa. No próximo domingo, 26-12-2021, publicarei o Capítulo LVIII – O dia seguinte.

***


***

LVII

Preparativos para a festa

O aniversário de 15 anos de Rito Ovídio está chegando. Se Rito fosse uma menina por certo que seria uma festa tradicional para os 15 anos, aquela festa de arromba, com valsa e tudo o mais com o ritual que a ocasião requer. Sara pensou em dar a Rito uma viagem para onde ele quisesse ir. Mas como? O surto dessa epidemia da Covid ainda não acabou e há focos em todos os lugares. Poderia ser muito arriscado. E ela não iria expor seu filho a um risco desses.

Pensou-se fazer a comemoração em um restaurante. Seriam os pais e avós dele, 15 melhores amigos e 15 melhores amigas, a namorada e seus pais, a antiga babá, professores e ... a lista seria grande. Não tão grande, mas o suficiente para caracterizar uma aglomeração. Longe disso. Eles não queriam causar eventuais constrangimentos que o jantar poderia provocar. E que restaurante aceitaria fazer tal comemoração?

Essa ideia foi logo descartada. E se o jantar fosse só com os seus pais e Melissa? Que coisa mais sem graça se fosse acontecer isso apenas com os quatro! Em aniversário de 15 anos? Não.  Não e não. Apesar que em restaurantes já está se exigindo o ‘passaporte da vacina’. Mas o que é  ‘passaporte da vacina’ ou ‘passaporte vacinal’? Segundo informação da internet é o documento, físico ou eletrônico; é um comprovante de imunização e tem como objetivo, além de aumentar a segurança diante desses eventos sociais, estimular a população a buscar a vacina (15 de out. de 2021 - https://www.google.com/search?channel=crow5&client=firefox-b-d&q=passaporte+da+vacina).

Surgiu, então, a ideia de se fazer essa comemoração no sítio da família! Bingo! É um lugar a 300km da capital, de acesso exclusivo, longe de tudo. Mas... para o deslocamento das pessoas... poderia acontecer um vazio enorme. Seria uma festa para adolescentes. Muitos não têm quem os leve. Em vez de solução poderia ser um problema. Seria um problema para os pais. a bebida seria transportada da capital para lá ou seria comprada no local mesmo. As guloseimas seriam encomendadas e levadas para lá ou seriam feitas no local da festa. Ter-se-ia que levar cozinheiras, doceiras, ajudantes ... etc para passar uma semana! O custo seria enorme.

Diante das dificuldades optou-se fazer numa casa de festas de Fortaleza. Seria a última grande festa para o aniversário de Rito. Um menino estudioso, comportado, comprometido com as suas obrigações de filho merecia uma festa dessas. Seria para 120 pessoas, com todos os protocolos sanitários cumpridos. As mesas estariam separadas com 1,5m de distância. Haveriam três pistas de dança, para evitar aglomerações. Mesas para famílias com até 8 pessoas. Seria necessário alugar 15 mesas. Mas não. Alugaria 20 mesas para evitar surpresas de última hora e 160 cadeiras. E a decoração das mesas? Como seria? Isto depende do tema a ser escolhido.

Salão escolhido. Faltava escolher o tema. Depois de tanta discussão, resolveu-se. Seriam os super-heróis. Qual, quais ou todos? Não poderia nunca parecer com festa de criança ou ficar cafona. Escolheram o Homem Aranha e a Mulher Maravilha. Ia ficar bonito. As mesas seriam decoradas da seguinte forma; as paredes seriam cobertas com figuras do Homem Aranha e da Mulher Maravilha. Todos painéis com luzes fosforescentes, tipo néon. As pessoas quando entrassem expressariam “oh!”. Sobre as mesas toalhas azuis e vermelhas. Uma sobre a outra. As toalhas estavam resolvidas. Eram de cor lisa, para não poluir o visual.

Em se falando de toalhas, vamos ver também as do banheiro. Eram todas com figuras do Homem Aranha e da Mulher Maravilha. Eram 10 de cada: sendo 10 para o banheiro feminino e 10 para o banheiro masculino. Os banheiros também não comportavam mais toalhas. No banheiro masculino foram colocadas nas saboneteiras, sabonetes azuis e no feminino, sabonetes vermelhos (todos encomendados especialmente para a festa). Na porta de cada banheiro haveria um painel grande do Homem Aranha para o banheiro masculino e da Mulher Maravilha para o banheiro delas. O papel higiênico era branco, o normal.

Na decoração das mesas, Sara encarregou uma decoradora profissional para fazer isso. Não Na decoração das mesas, Sara encarregou uma decoradora profissional para fazer isso. Não deveria ser uma coisa muito agressiva para ofuscar o brilho da festa. Teria que ser uma coisa delicada, porém forte, por ser o aniversário de menino. “Menino, eu?” Pensou logo no alto de seus 15 anos. Foram convidados exatos 15 rapazes e 15 moças para dançar a valsa da meia-noite. Já que todos os convidados estavam devidamente imunizados, com o passaporte vacinal em dia, puderam dançar à vontade e dar os seus rodopios quantas vezes fossem necessários.

 Estava em dúvida se as cadeiras seriam de palha ou de madeira ou seriam sofás em torno das mesas.  Claro que foram escolhidas cadeiras. Deu um trabalho... escolher 160 cadeiras boas e bonitas: foi difícil encontrar para comprar ou alugar. Haja trabalho. A escolha de pessoal para trabalhar ficou a cargo do buffet. Eram produtor de eventos, hostess, técnicos de som, vídeo e iluminação, recepcionistas, seguranças, carregadores, maître, garçons, pessoal de manutenção, seguranças, carregadores, fotógrafo, médico, enfermeiro. Sara viu que precisava de um produtor de eventos. Ela não daria conta de tudo.

Sara há 3 dias que consulta um buffet. Está difícil! Variam muito os pratos a serem servidos. E os preços também. OO  não queria que parecesse um bolo de noivado ou casamento. Bolo. Chegaram à conclusão que seria apenas com a figura do Homem Aranha. Tudo acertado por um valor que lhe pareceu astronômico. Mas festa é festa e seria a única nessa dimensão. Ela ficou até mais tranquila ao contratar o produtor de eventos. Um grande peso foi tirado de seus ombros. Reginaldo nada falava. Só: “Isso você resolve. Confio em você. Só vê para não extrapolar o orçamento”.

Gastaram muito. Mas muito mesmo. Nunca imaginaram que seria tanto! Mas a alegria e a felicidade de seu filho têm preço.

Capítulo LXIII

        ***

 

 

 

 

O que se comemora hoje:

Dia do Órfão

DALVA DAY: * 2016 - Dia Nacional do Órfão

 

 

Dia de São Charbel Makhlouf.

Dia do Órfão.

Dia Universal do Perdão

Festa de São Benedito em Ourém, Pará.

Véspera de Natal.

 

O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

24-12-2021 (6a. feira)      59kg300            _____________ Pressão: 24 x 9

Desjejum (8h00): mamão; café com leite; tapioca com ovo e macaxeira.

Almoço (12h00): salada mista; arroz integral; feijão; frango desfiado com legumes.

Sobremesa: rapadura.

Lanche (16h00): 1 laranja e mini croissants

Jantar (22h00): Ceia de Natal.

                                   

A frase do dia: “O Conselho Europeu sem Ângela Merkel é como Roma sem o Vaticano ou Paris sem a Torre Eiffel” (MICHEL, Charles, presidente do Conselho, em discurso de desperdício registro de rapapés para a chanceler alemã, que está deixando o cargo e a política in Veja essa, apud Revista Veja, de 03 de novembro de 2021. Pág. 18).

 Charles Michel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 24 de dezembro de 1979, primeiro lançamento bem-sucedido do foguete Ariane 1 a partir do Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa.  

 FOGUETE ARIANE 1

Em 24 de dezembro de 1987, nasceu o pugilista brasileiro Yamaguchi Falcão.

 Yamaguchi Falcão vence colombiano e segue invicto no boxe profissional

Em 24 de dezembro de 2021, morreu o político brasileiro Nilson Gibson.

 Entrevista com Nilson Gibson

Li no Jornal A Tardede 24 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – Rui oficializa cancelamento do Carnaval 2022 na Bahia”. Surto de gripe, aumento de 50% de leitos de UTI e dados sobre a dados Ômicron embasaram a decisão.

 Capa do jornal A Tarde 24/12/2021

Li no Diário do Nordeste, de 24 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa:Feliz Natal!” Papai Noel iniciou, nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, uma volta ao mundo para entregar presentes a milhares de famílias. A jornada fictícia do bom velhinho pode ser acompanhada em tempo real no site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad), que alimenta a brincadeira desde 1955. Ã€s 10h30 pelo horário de Brasília, por exemplo, Noel sobrevoava Kurilsk, na ilha russa de Iturup, e já havia entregue mais de 800 mil presentes. Antes disso, ele passou pela Oceania. Além de informar o número de mimos deixados pelo trenó mágico, o site simula o trajeto do Papai Noel em mapas interativos. Há ainda detalhes sobre a última parada e o próximo destino. Outra opção para descobrir o paradeiro do Papai Noel é através da central telefônica do Norad. “Devido às preocupações com a Covid, o Norad Centro de Operações de Rastreio do Papai Noel terá menos operadores de telefone, portanto, quem ligar e não encontrar um voluntário ouvirá uma gravação atualizada sobre a localização atual do Papai Noel”, diz um comunicado à imprensa.Ainda segundo a nota, serviço de rastreamento pode ser acessado ainda por meio do Amazon Alexa, pelo OnStar e pelo mecanismo de busca Bing.

Google

A página Santa Tracker, do Google, também mostra o percurso feito pelo bom velhinho, destacando onde ele está no momento, por onde já passou, além de jogos de natal e outras atividades interativas no site. Entre os efeitos visuais da plataforma, Papai Noel aparece de máscara para se proteger contra a Covid-19 e os duendes andam de bicicleta em vez de dirigir carros. 

Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste 

Li no Jornal Folha de São Paulode 24 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – Metade dos projetos no Congresso sobre Covid está parada”. Ao todo Câmara e Senado receberam 1311 propostas sobre a crise neste ano.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 24/12/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulode 24 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: ”Patrimônio – Desmonte no Iphan abre brecha para loteamento político”. Diretores foram exonerados e superintendentes, indicados por aliados do presidente.

 Capa do jornal Estadão 24/12/2021

Li na Revista Veja, de 24 de novembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Especial – a reconstrução do ninho”. Os desafios de Doria para se tornar o nome da 3ª. via em 2022. Após prévias, o tucano precisa unificar o seu partido, fechar acordos fora dele e melhorar o seu desempenho eleitoral. Entrevista: “O Brasil tem jeito”, diz o governador paulista a Veja. O governador falou a Veja sobre a vitória nas duras prévias tucanas e pregou a união do partido como uma de suas prioridades. Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/joao-doria-o-brasil-tem-jeito/

A RECONSTRUÇÃO DO NINHO - 08/12/2021

Li no site SRzd, de 24 de dezembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Paes diz que crianças não precisarão de receita médica para se vacinar no Rio”

24/12/2021 às 12h49 - Por Redação SRzd

           Eduardo Paes. Foto: Reprodução/TV Globo                           

Eduardo Paes. Foto: Reprodução/TV Globo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta sexta-feira (24) que crianças de 5 a 11 anos não precisarão de receita médica para tomar a vacina contra a Covid-19 na cidade.

A declaração é uma resposta ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afirmou nesta quinta-feira (23) que pretende liberar a imunização de crianças contra a Covid-19 no país apenas mediante indicação médica.

“Aqui não vai precisar de atestado para vacinar crianças não. Vejam o que diz o parágrafo primeiro do art. 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente!”, escreveu o prefeito no Twitter, exibindo em imagem um trecho do ECA.

Como destacou Paes, o artigo 14 do estatuto diz o seguinte: “O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas sanitárias para pais, educadores e alunos”. O documento diz ainda que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

O posicionamento de Paes se alinha com o do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que não pretende cumprir a exigência de receita médica para vacinar crianças contra o novo Coronavírus. Entre os gestores, o sentimento é de indignação diante da medida, a qual consideram “absurda”.

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/paes-diz-criancas-nao-precisarao-receita-para-se-vacinar-rio/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário