domingo, 19 de dezembro de 2021

19 de dezembro de 2021 (domingo)

 

Estou publicando, hoje, em 19-12-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LVII – Preparativos para a Festa. No próximo domingo, 26-12-2021, publicarei o Capítulo LVIII – O dia seguinte.

   ***


***

LVII

 

 

                                                Preparativos para a festa

O aniversário de 15 anos de Rito Ovídio está chegando. Se Rito fosse uma menina por certo que seria uma festa tradicional para os 15 anos, aquela festa de arromba, com valsa e tudo o mais com o ritual que a ocasião requer. Sara pensou em dar a Rito uma viagem para onde ele quisesse ir. Mas como? O surto dessa epidemia da Covid ainda não acabou e há focos em todos os lugares. Poderia ser muito arriscado. E ela não iria expor seu filho a um risco desses.

Pensou-se fazer a comemoração em um restaurante. Seriam os pais e avós dele, 15 melhores amigos e 15 melhores amigas, a namorada e seus pais, a antiga babá, professores e ... a lista seria grande. Não tão grande, mas o suficiente para caracterizar uma aglomeração. Longe disso. Eles não queriam causar eventuais constrangimentos que o jantar poderia provocar. E que restaurante aceitaria fazer tal comemoração?

Essa ideia foi logo descartada. E se o jantar fosse só com os seus pais e Melissa? Que coisa mais sem graça se fosse acontecer isso apenas com os quatro! Em aniversário de 15 anos? Não.  Não e não. Apesar que em restaurantes já está se exigindo o ‘passaporte da vacina’. Mas o que é  ‘passaporte da vacina’ ou ‘passaporte vacinal’? Segundo informação da internet é o documento, físico ou eletrônico; é um comprovante de imunização e tem como objetivo, além de aumentar a segurança diante desses eventos sociais, estimular a população a buscar a vacina (15 de out. de 2021 - https://www.google.com/search?channel=crow5&client=firefox-b-d&q=passaporte+da+vacina).

Surgiu, então, a ideia de se fazer essa comemoração no sítio da família! Bingo! É um lugar a 300km da capital, de acesso exclusivo, longe de tudo. Mas... para o deslocamento das pessoas... poderia acontecer um vazio enorme. Seria uma festa para adolescentes. Muitos não têm quem os leve. Em vez de solução poderia ser um problema. Seria um problema para os pais. a bebida seria transportada da capital para lá ou seria comprada no local mesmo. As guloseimas seriam encomendadas e levadas para lá ou seriam feitas no local da festa. Ter-se-ia que levar cozinheiras, doceiras, ajudantes ... etc para passar uma semana! O custo seria enorme.

Diante das dificuldades optou-se fazer numa casa de festas de Fortaleza. Seria a última grande festa para o aniversário de Rito. Um menino estudioso, comportado, comprometido com as suas obrigações de filho merecia uma festa dessas. Seria para 120 pessoas, com todos os protocolos sanitários cumpridos. As mesas estariam separadas com 1,5m de distância. Haveriam três pistas de dança, para evitar aglomerações. Mesas para famílias com até 8 pessoas. Seria necessário alugar 15 mesas. Mas não. Alugaria 20 mesas para evitar surpresas de última hora e 160 cadeiras. E a decoração das mesas? Como seria? Isto depende do tema a ser escolhido.

Salão escolhido. Faltava escolher o tema. Depois de tanta discussão, resolveu-se. Seriam os super-heróis. Qual, quais ou todos? Não poderia nunca parecer com festa de criança ou ficar cafona. Escolheram o Homem Aranha e a Mulher Maravilha. Ia ficar bonito. As mesas seriam decoradas da seguinte forma; as paredes seriam cobertas com figuras do Homem Aranha e da Mulher Maravilha. Todos painéis com luzes fosforescentes, tipo néon. As pessoas quando entrassem expressariam “oh!”. Sobre as mesas toalhas azuis e vermelhas. Uma sobre a outra. As toalhas estavam resolvidas. Eram de cor lisa, para não poluir o visual.

Em se falando de toalhas, vamos ver também as do banheiro. Eram todas com figuras do Homem Aranha e da Mulher Maravilha. Eram 10 de cada: sendo 10 para o banheiro feminino e 10 para o banheiro masculino. Os banheiros também não comportavam mais toalhas. No banheiro masculino foram colocadas nas saboneteiras, sabonetes azuis e no feminino, sabonetes vermelhos (todos encomendados especialmente para a festa). Na porta de cada banheiro haveria um painel grande do Homem Aranha para o banheiro masculino e da Mulher Maravilha para o banheiro delas. O papel higiênico era branco, o normal.

Na decoração das mesas, Sara encarregou uma decoradora profissional para fazer isso. Não Na decoração das mesas, Sara encarregou uma decoradora profissional para fazer isso. Não deveria ser uma coisa muito agressiva para ofuscar o brilho da festa. Teria que ser uma coisa delicada, porém forte, por ser o aniversário de menino. “Menino, eu?” Pensou logo no alto de seus 15 anos. Foram convidados exatos 15 rapazes e 15 moças para dançar a valsa da meia-noite. Já que todos os convidados estavam devidamente imunizados, com o passaporte vacinal em dia, puderam dançar à vontade e dar os seus rodopios quantas vezes fossem necessários.

 Estava em dúvida se as cadeiras seriam de palha ou de madeira ou seriam sofás em torno das mesas.  Claro que foram escolhidas cadeiras. Deu um trabalho... escolher 160 cadeiras boas e bonitas: foi difícil encontrar para comprar ou alugar. Haja trabalho. A escolha de pessoal para trabalhar ficou a cargo do buffet. Eram produtor de eventos, hostess, técnicos de som, vídeo e iluminação, recepcionistas, seguranças, carregadores, maître, garçons, pessoal de manutenção, seguranças, carregadores, fotógrafo, médico, enfermeiro. Sara viu que precisava de um produtor de eventos. Ela não daria conta de tudo.

Sara há 3 dias que consulta um buffet. Está difícil! Variam muito os pratos a serem servidos. E os preços também. OO  não queria que parecesse um bolo de noivado ou casamento. Bolo. Chegaram à conclusão que seria apenas com a figura do Homem Aranha. Tudo acertado por um valor que lhe pareceu astronômico. Mas festa é festa e seria a única nessa dimensão. Ela ficou até mais tranquila ao contratar o produtor de eventos. Um grande peso foi tirado de seus ombros. Reginaldo nada falava. Só: “Isso você resolve. Confio em você. Só vê para não extrapolar o orçamento”.

Gastaram muito. Mas muito mesmo. Nunca imaginaram que seria tanto! Mas a alegria e a felicidade de seu filho têm preço.

Capítulo LXIII

        ***

 

 

 

O que se comemora hoje:

Dia Estadual da Poesia, Mato Grosso

ISO Brasil - Dia Estadual da Poesia 

Aniversário de Emancipação Política do Paraná

Aniversário do município de Autazes, Amazonas.

Aniversário do município de Coronel João, Rio Grande do Norte.

Aniversário do município de Gurinhém, Paraíba.

Dia de Santo Urbano V, Cristianismo.

Dia Estadual da Parteira Tradicional, Pará.

Dia Estadual de Poesia, Mato Grosso.

 



O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

19-12-2021 (domingo)      59kg300            _____________ Pressão: 19 x 9

Desjejum (8h00): mamão; café com leite; tapioca e macaxeira com requeijão.

Almoço (12h00): salada mista; arroz com brócolis e salmão.

Sobremesa: rapadura.

Lanche (16h00): iogurte de morango.

Jantar (19h00):pizza.

                                

A frase do dia: “Ué, manda não esquecer de me convidar que eu vou (PAES, provocando de volta no RSVT, in Veja essa, apud Revista Veja, de 24 de fevereiro de 2021. Pág. 19).


 

Em 19 de dezembro de 2005, o embaixador russo na Turquia Andrey Karlov foi assassinado em uma exposição de arte em Ancara. O assassino Mevlüt Mert Altıntaş foi baleado e morto por guardas turcos.

 Voz da Turquia | Arquivos Mevlut Mert Altintas - Voz da Turquia

Em 19 de dezembro de 1986, nasceu o ator brasileiro Renato Góes.

Renato Góes - AdoroCinema

Em 19 de dezembro de 2019, a antropóloga brasileira Alba Zaluar.

 Antropóloga da violência : Revista Pesquisa Fapesp

Li no Jornal A Tarde, de 19 de dezembro de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Negócios – Varejo adota estratégia para vender mais no Natal”.  Especialistas ouvidos por A Tarde dão dicas para atrair os clientes e melhorar os resultados.

 Capa do jornal A Tarde 19/12/2021

Li no Diário do Nordeste, de 19 de dezembro de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Combate à Covid-19 gera divisão política”.  Do lockdown ao passaporte, ações de combate à Covid seguem como cabo de guerra político

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 19 de dezembro de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Alkmin, Haddad ou França lideram disputa por SP”. Eventual ida de ex-tucano para vaga de vice de Lula influi em corrida pelo estado.

https://cdn.vercapas.com.br/covers/folha-de-s-paulo/2021/capa-jornal-folha-de-s-paulo-19-12-2021-dfb.jpg

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 19 de dezembro de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Sonho de uma vida melhor leva a classe média para o exterior”. Crise econômica, violência e pandemia movem quem deixa o Brasil”.

Capa do jornal Estadão 19/12/2021 

 

 

Li na Revista Vejade 03 de novembro de 2021, 4ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Um salto quântico – A chegada do 5G no Brasil deve injetar cerca de US$ 1,2 trilhão até 2035”. Expectativa é que no 2º. trimestre do ano que vem a tecnologia já esteja disponível nas capitais e que todo o país esteja coberto pela nova geração ate 2029.

UM SALTO QUÂNTICO - 10/11/2021

Li no site SRzd, de 19 de dezembro de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: Queiroga diz que vacinação em crianças será decidida após audiência pública”

19/12/2021 Às 11h52 - Por Redação Srzd 

Marcelo Queiroga diz que vacinação em crianças será decidida após audiência pública. Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

Marcelo Queiroga diz que vacinação em crianças será decidida após audiência pública. Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado (18) que a decisão do governo em vacinar crianças de 5 a 11 anos será tomada no dia 5 de janeiro, após audiência pública a ser realizada no dia anterior. Em conversa com jornalistas, Queiroga disse que a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não é decisão suficiente para viabilizar a vacinação para esse grupo.

“[Só a autorização da Anvisa] não é suficiente. Porque, se você olhar todas as políticas públicas do Ministério da Saúde e verificar todas as autorizações que a Anvisa deu em relação a medicamentos, a dispositivos médicos, basta ver o que tem autorizado pela Anvisa e o que está incorporado no SUS [Sistema Único de Saúde]. São avaliações distintas”, explicou o ministro.

Queiroga disse que aguarda parecer da Câmara Técnica Assessora de Imunizações (CTAI). O documento será levado na próxima semana para apreciação em uma consulta pública, um mecanismo de participação social não presencial, usado por entes públicos para subsidiar o processo de tomada de decisão.

No dia 4 de janeiro, faremos uma audiência pública para discutir o que foi oferecido em consulta pública que, em adição ao posicionamento da CTAI, servirá de base para a decisão final do Ministério da Saúde”, acrescentou o ministro.

Vacinação em crianças de 5 a 11 anos foi aprovada pela Anvisa

Nesta semana, a Anvisa já havia aprovado o uso da vacina da Pfizer em crianças na faixa de 5 a 11 anos. Segundo a agência, existem evidências científicas de que o imunizante, aplicado em duas doses nesse público, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves causadas pelo vírus.

Questionado pelos jornalistas por que a atuação da Anvisa já não resolveria a questão, Queiroga afirmou que a decisão não é da agência, e sim dele. “Eu sou a principal autoridade sanitária do Brasil e não abro mão de exercer as minhas prerrogativas. Porque elas decorrem da decisão do mandatário máximo da nação, que me incumbiu essa missão”.

Ele destacou o papel da CTAI, órgão criado em 1975, nesse processo. “A introdução desse produto dentro de uma política pública requer uma análise mais aprofundada. E, no caso de imunizantes, a análise técnica é feita com o apoio da Câmara Técnica Assessora de Imunizações”.

O ministro também elogiou a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, e disse que confiou a ela a palavra final sobre o assunto. “Essa decisão não será uma decisão direta do ministro. O ministro é o último elemento dessa cadeia decisória. A secretária Rosana vai emitir essa decisão e nós confiamos bastante nela”.

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/queiroga-vacinacao-criancas-audiencia/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário