sexta-feira, 14 de junho de 2013

13 de junho de 2013 (5ª. feira)

Levantei-me às 7h31min.

13 de junho de 1917, 2ª. aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal. Em 13 de junho de 1996, o Parlamento da Bélgica eliminou a pena de morte, exceto para crimes de guerra e contra a segurança nacional. Em 13 de junho de 1763, nasceu o estadista brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva e em 1888, nasceu o poeta português Fernando Pessoa. Em 13 de junho de 1981, morreu o cineasta e comediante brasileiro Amâncio Mazzaroppi e em 13 de junho de 1998, morreu o urbanista e arquiteto brasileiro Lúcio Costa. Hoje é comemorado o Dia de Santo Antônio.


Hoje é o dia dedicado a Santo Antônio. Não ao Santo Antônio pregador do Evangelho ou o que auxiliou os pobres. Ele é visto, aqui na Bahia (quiçá no Brasil!), como o santo casamenteiro. Centenas de cidades brasileiras têm o dia de hoje como feriado por ele ser o padroeiro da cidade.

Nem Carol, nem Beatriz, nem Gabriela ou Mateus vieram hoje para a aula. Apenas Guilherme. Mais: ninguém avisou que não viria.

Coloquei as luvas e encarei uma pia cheia de louça para lavar – do dia anterior. Joana queria lavar, mas eu não deixei porque ela estava com o dedo inflamado (cortou com a trena: ossos do ofício). Meio desajeitada (as luvas eram muito grossas), fiquei com medo de quebrar algum cálice ou copo. Mas me saí muito bem. Palmas pra mim!

A frase do dia: “Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido as verdades que eu insisto em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que sorria” (CHAPLIN, Charles apu Jornal A Tarde, de 1 de junho de 2013. Caderno 2. Pág. 2).

Hoje vou falar um pouquinho de viver de aparências. Viver de aparências não é legal. Não mostra o que somos ou pensamos. Mostrar ao mundo o que somos nem sempre é fácil. A vida é cheia de normas, regras e convenções. Às vezes não dá para seguir o nosso coração ou a nossa intuição. O pior é você saber que está representando um papel só para mostrar o que você gostaria que fosse. É raro encontrarmos pessoas autênticas.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde: “Minha Casa Melhor – Governo libera financiamento para ajudar o setor de varejo”: Linha de financiamento de R$ 17 bilhões para a compra de móveis e eletrodomésticos por beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida ajudará o varejo a recuperar-se da queda nas vendas.
           





          Como manchete de capa do Jornal A Tarde, de 13-06-13, temos: “Prefeitura anuncia obras em nove pontos da orla”. Pareceu-me mais ou menos utópico o projeto. Envolve toda a orla desde São Tomé de Paripe até Itapuã. O projeto inclui 50 mil m2, 6 quilômetros de ciclovias e 16 mil m2 de espaço compartilhado (pedestres, equipamentos e veículos de moradores) na Ribeira e na Barra. As obras estão estimadas em R$ 111 milhões e deverão ficar prontas até a Copa de 2014.
Quinta, 13/06/2013

Li a Revista Época, que trouxe as seguintes reportagens de capa: “Exclusivo – Padre Marcelo”; “Especial – Pós-Graduação” e “Entrevista com Aécio Neves”.

Primeiro: dilemas da mente – Fé contra a depressão. Novos estudos científicos sugerem que a religiosidade pode evitar o mal e acelerar a recuperação. Crença sincera e orações ajudam no equilíbrio emocional. Conversar com Deus ajuda a encontrar modelos mentais que vencem pensamentos negativos. Padre Marcelo que o diga!

Segundo: a reportagem aborda como fazer pós-graduação no exterior, sem sair de casa, pela internet. Aborda, também, as diferenças entre cursos em massa, cursos presenciais e cursos on-line tradicionais.

Terceiro: entrevista com Aécio Neves. Ele tratou de diversos assuntos, inclusive sobre a redução de ministérios, caso seja eleito. Diz, também, que o governo Dilma é o casamento “do improviso com a ineficiência”.

Capa da revista Época, de 13-06-13.
Capa - Edição 785 (Foto: ÉPOCA).
Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Fui dormir às 23h03min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário