sexta-feira, 16 de abril de 2021

16 de abril de 2021 (sexta-feira)

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, estamos publicando hoje, o Capítulo XXI – Quarentena, O próximo capítulo (XXII – Exercícios Aeróbicos) será no outro domingo, dia 18 de abril de 2021.

 

                                                                           ***

   XXI

Quarentena

Por que a quarentena do coronavírus não é de 40 dias? - YouTube

A quarentena – geralmente acontece com pessoas sadias – é uma forma de se preservar a si próprio e a terceiros. O que é a quarentena? É o afastamento das pessoas do convívio social, que muitas pessoas chamam de “reclusão”. É o que se passa na cabeça de Rito Otávio.

A quarentena difere do isolamento, porque no isolamento a pessoa é afastada de todos para evitar um contágio para que outras pessoas não possam ser infectadas. A quarentena é mais por precaução. O termo surgiu nos séculos XIV e XV, quando existia o trentino, porque o isolamento era de 30 dias.

Isto se deu por volta de 1577. Durante a peste negra (séculos XIV e XV) quando todos os barcos eram isolados, por 40 dias, antes que passageiros e tripulantes pisassem em terra firme, para evitar a transmissão da doença.

Rito, quando em quarentena, fazia exercícios aeróbicos, porque ele leu em algum lugar que as pessoas não ficassem paradas. Às vezes lhe dava uma preguiiiça. Ele estabeleceu a seguinte rotina: ao levantar-se tomava banho, depois ia tomar o café da manhã (que nem sempre era café, mas iogurte, mingau, chá ou suco), via um pouco de noticiário pela televisão e depois fazia de 30 a 40 minutos de exercícios aeróbicos. Passados os exercícios, ele tomava um banho, pois ficava com o corpo impregnado de suor. Jogava um pouco de videogame e almoçava. Isto tudo pela manhã. Não dava tempo para tédio. As tardes eram longas, tediosas, quentes...

À tarde ele lia, via desenhos ou filmes – principalmente de super-heróis. Lanchava e caminhava pelo quintal. Voltava. Assistia as aulas remotamente (saco!). Quando terminava, já estava escurecendo. Daí ficava no celular até tarde da noite. Esta foi sua rotina por três semanas.

E ele ainda tinha as aulas online (que às vezes nem assistia).

***

 

O que se comemora hoje:

Dia Mundial da Voz

 Dia Mundial da Voz: Univale terá semana de workshops gratuitos - Diário do  Rio Doce

 

Dia do Agente Penitenciário Federal.

Dia Mundial da Voz.

Dia Nacional da Dinamarca.

Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas.

Dia Nacional do Lions Club.  

Dia Nacional do Ouvidor.  

Emancipação política da cidade de Codó, Maranhão, Brasil.

 

O que eu comi hoje:

15-04-21 (5ª. feira)                           58kg750                  Pressão: 15 x 8

Desjejum (8h30); Almoço (12h00); Lanche (16h00) e Jantar (18h00)

Desjejum: mamão; tapioca com ovo; macaxeira e café com leite.

Almoço: salada mista; arroz integral; feijão e frango grelhado.

Sobremesa: chocolate branco.

Lanche: biscoitos.

Jantar: banana e laranja

A frase do dia: “Maradona tinha paixão pelo jogo. (...) E todo o amor que ele tinha pela bola, pelo jogo, eu penso que hoje o Cristiano Ronaldo, tem um pouco disso o Messi não tem nada”.  (JESUS, Jorge, treinador, alfinetando os craques contemporâneos apud Revista Veja, de 09 de dezembro de 2020. Pág. 25. Veja essa).

 Jorge Jesus – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 15 de abril de 2016, sismo de 7,8 graus na escala Richter atinge as cidades de Muisne e Pedernales no Equador.

 Sismo do Equador em 2016 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 15 de abril de 2000, nasceu a atriz brasileira Bruna Carvalho.

 Ex-atriz de Chiquititas fala sobre a repercussão do seu relacionamento  abusivo

Em 15 de abril de 2018, morreu a cantora brasileira Dona Ivone Lara; morreu, também, o economista austro-brasileiro Paul Singer.

 Dona Ivone Lara morre aos 97 anos no Rio de JaneiroPaul Singer: veja a repercussão da morte do economista e um dos fundadores  do PT | São Paulo | G1

Li no Jornal A Tarde, de 15 de abril de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Esperança – Bahia recebe hoje novo lote de vacina anti-Covid”. Remessa com 398 mil remessas permitirá das aplicações em todo o estado.

 Capa do jornal A Tarde 16/04/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 15 de abril de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – Ceará registra redução de mortes por Covid”. Taxa de letalidade hospitalar no CE é menor que 4% desde novembro; pico em outubro chegou a 14,6%.Vacinação de idosos e maior possibilidade de recuperação dos jovens estão entre possíveis justificativas da queda, apontam especialistas. Por outro lado, escalada de casos e aumento de mortes interferem no cálculo da taxa

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 15 de abril de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Lula – STF mantem decisão de Fachin e deixa Lula apto para eleição”. Corte anula condenações; devolve direitos políticos a ex-presidente e confirma cenário para 2022.

Capa do jornal Folha de S.Paulo 16/04/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 15 de abril de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa “Lula – STF anula condenações da Lava Jato e torna Lula elegível”. Corte manteve decisão de Edson Fachin; suspeição do então juiz Sérgio Moro será analisada na próxima semana.

Capa do jornal Estadão 16/04/2021

Li no site SRzd, de 15 de abril de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid - Brasil registra 3.305 mortes e mais de 85 mil casos de Covid-19 em 24 horas”

 

Nesta sexta-feira (16), o Brasil registrou 3.305 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Os números são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Agora, o país tem no total 368.749 mortes pela doença. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 2.862. Também foram registradas 85.774 novas infecções por Covid-19, totalizando 13.832.455 casos confirmados.

Estados

Os estados com mais mortes incluem São Paulo (87.326), Rio de Janeiro (40.716), Minas Gerais (29.538), Rio Grande do Sul (22.977) e Paraná (19.182).

As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.395), Roraima (1.435), Amapá (1.456), Tocantins (2.348) e Sergipe (3.903).

 Pacientes morrem asfixiados por falta de oxigênio em hospitais de Manaus. Foto: Reprodução de Internet

O inquérito conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas sobre o caos no sistema de saúde em janeiro deste ano reforça que o Ministério da Saúde e o governo do estado sabiam da necessidade de transferir pacientes graves por conta do recrudescimento da pandemia de Covid-19, mas optaram por esperar o agravamento da crise e o colapso do sistema de saúde local para começar a transferir pacientes para outros estados. A informação é do jornal “O Globo”.

Documentos mostram que, no dia 12 de janeiro, a pasta já sabia que seria preciso fazer as movimentações, mas o ministério só iniciou a elaboração de um plano de evacuação após os doentes morrerem por asfixia pela falta de oxigênio hospitalar. Na época, artistas e a Venezuela promoveram uma força tarefa para promover ajuda ao estado, em contraponto à negligência do governo.

Leiam a reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/brasil-registra-3-305-mortes-e-mais-de-85-mil-casos-de-covid-19-em-24-horas/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário