quinta-feira, 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015 (5ª. feira)

Pela manhã, logo cedo fui à Polícia Federal        e, finalmente, meu nome se encontrava na lista para poder fazer o passaporte. Foi simples: me pediram a cédula de Identidade, a guia de pagamento e o passaporte anterior. Registrei as digitais de meus dez dedos da mão, além da foto. Seria engraçado se não fosse o inusitado. Tiraram 6 fotos e nenhuma serviu. A funcionária veio, me ajeitou, e tirou mais uma foto. Chamou a Coordenadora. E ela disse: “se não tem jeito, fica assim mesmo”. É que fiquei muito inclinada para a esquerda. Estou com desvio na coluna. Depois fui fazer a minha 5ª. sessão de fisioterapia, fazendo a analgesia da coluna.
À tarde dei aula. Fui à casa lotérica e à farmácia.  
Li o jornal A Tarde e a Revista Época.
Capa do Jornal A TARDE

Fiz palavras cruzadas e sudoku.
Abaixo, o quadragésimo oitavo capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio de 2014, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 19 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 24 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; o décimo-sexto capítulo, dia 28 de agosto; o décimo sétimo capítulo, dia 4 de setembro; 11 de setembro, o décimo nono, dia 18 de setembro e o vigésimo capítulo, dia 25 de setembro e o vigésimo-primeiro capítulo do romance foi publicado no dia 2 de outubro; e o vigésimo segundo, dia 9 de outubro, o vigésimo-terceiro, dia 30; e o vigésimo-quarto capítulo do romance, foi divulgado dia 23 de outubro; o vigésimo-quinto foi postado dia 30 de outubro; o vigésimo sexto, 06 de outubro; o vigésimo-sétimo capítulo foi postado da 13 de novembro, o vigésimo-oitavo capítulo foi postado em 20 de novembro; o trigésimo capítulo do romance Denise, 27 de novembro; em 04 de dezembro de 2014, o trigésimo primeiro capítulo do 08 romance Denise, dia 15; o trigésimo segundo capítulo do romance Denise, dia primeiro de janeiro de 2015; o trigésimo terceiro capítulo, dia 08 de janeiro; o trigésimo quarto capítulo, no dia 15 de janeiro; o trigésimo quinto capítulo, no dia 22 de janeiro; o trigésimo sexto, no dia 29 de janeiro; o trigésimo sétimo capítulo, dia 05 de fevereiro; o trigésimo oitavo, dia 12 de fevereiro; o trigésimo nono, dia 19 de fevereiro e o quadragésimo capítulo, dia 26 de fevereiro; quadragésimo primeiro capítulo do romance Denise, dia 5 de março; o quadragésimo segundo, 12 de março; o quadragésimo terceiro, 19 de março, o quadragésimo quarto, dia 26 de março, o quadragésimo quinto capítulo, 02 de abril; o quadragésimo sexto, dia 16 de abril; o quadragésimo sétimo, dia 23; o quadragésimo oitavo, hoje e o quadragésimo nono será divulgado no próximo dia 07 de maio.
 Denise 001.jpg


DENISE (continuação)


XLVIII

    ***
                Glória continuava pensativa. Queria se lembrar de todos os momentos de Denise. Ela sabia que Denise já podia trabalhar como menor-aprendiz com todos os direitos trabalhistas e previdenciários – antes dessa idade trabalho de criança é ilegal. Até apareceram oportunidades, mas não sobrava tempo algum para ela estudar. “Eu sabia que ela não seria explorada, mesmo porque isto daí é crime no Brasil”. Mas preferi que ela não trabalhasse,

            É bem verdade que ela precisava especialmente de compreensão e carinho à sua volta, aceitação da idade crítica em que se encontrava. Precisava de ajuda para se aceitar e se compreender a si própria. É claro que ela, como qualquer adolescente de 14 anos, precisava de motivação para viver e “eu buscava estimular o seu desenvolvimento espiritual, intelectual e emocional. A psicóloga me disse que eu deveria fazê-la sentir-se responsável. E assim fiz, pois é uma boa idade para adquirir o sentido da responsabilidade”. E, de fato, ela era muito responsável. Não era perfeita, mas era uma boa menina.

         Por ela não ser perfeita precisava de orientação. E qual criança de 14 anos que não precisa de orientação, direção, foco? Por isso mesmo os pais têm de se empenhar e ajudar a formar a sua personalidade: ser livre, sem ser libertina. Temos que ter paciência, amor e compreensão. É quase uma missão dos pais ajudar a criança a integrar-se na vida e no ambiente social que a rodeia. Nós, os pais, temos de ajudar os filhos a melhorar sua autoestima, integração, transcendência e autonomia.

         Como uma premonição, Glória se lembra que lia muito sobre violência sexual; ela se preocupava muito com isso. Ela temia pela integridade física de sua filha. Até 2009 havia a chamada presunção de violência quando atos libidinosos eram praticados com quem não tinha 14 anos completos o que, naturalmente, configurava crime de estupro ou atentado violento ao pudor. Mas nos tempos atuais, quando um adulto se envolve com meninas de 14 anos passou a ser estupro de vulnerável, segundo o artigo 217ª, do Código Penal. Quanto mais ela lia o Código Penal, sobre esse assunto mais ela se preocupava com Denise.        

O adolescente de 14 anos geralmente possui um grande desejo de independência, que o torna rebelde, conduzindo-o à separação daqueles que exerceram algum domínio sobre ele. Mas Denise tentava sublimar essa atitude: ela sonhava ser independente. Porém não afrontava seus pais. A gente sabia de sua insatisfação ou rebeldia pelo seu silêncio. Ou por atitudes extravagantes, como se vestir excentricamente. Agora ela não é mais tão organizada como quando era pequena. Não gostava de “trabalhar”. Não se interessava em arrumar as coisas.


         Essa idade é bastante complexa. Cheia de altos e baixos, de momentos de euforia e tristeza, de exuberância, de extravagância e timidez e simplicidade. Ah! Ela teve a primeira menstruação! É o seu momento de transição: menina ou mulher?

XLIX         

 ***

          A frase do dia: “Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além” (D’ANNUZIO, Gabrielle, poeta italiano apud Jornal A Tarde, de 30-04-15. Caderno 2. Pág. 2).

   

           Em 30 de abril de 1975, fim da Guerra do Vietnã, com ocupação de Saigon pelos Vietcongs e exército norte-vietnamita.  
VietnamMural.jpg


           Em 30 de abril de 2013, abdica a rainha Beatriz dos Países Baixos, em favor de seu filho, Guilherme Alexandre dos Países Baixos. 
Willem-Alexander (Royal Wedding in Stockholm, 2010) cropped.jpg

          Em 30 de abril de 1955, nasceu o apresentador, publicitário, empresário e cantor brasileiro Roberto Justus. 

          Em 30 de abril de 1969, nasceu o filósofo, escritor e político brasileiro Gabriel Chalita. 

              Em 30 de abril de 2007, morreu o Publisher do Jornal Folha de São Paulo Octavio Frias de Oliveira. 


               Em 30 de abril de 2008, morreu o médico e político brasileiro, fundador do município de Bom Jesus, no estado da Paraíba Júlio Maria Bandeira de Mello. 

          Hoje é comemorado o Dia Internacional do Jazz.


       Li no Jornal A Tarde, de 30 de abril de 2015, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Tragédia – Exército monta base para atuar em remoções”. Soldados esperam Defesa Civil identificar casas para entrar em ação. Câmara aprova auxílio-emergência.


          Li no site do SRZD, de 30 de abril de 2015, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “30/04/2015 16h38 - Terceirização: Dilma diz que é preciso aprovar lei que não precarize o trabalho. Na abertura de reunião com representantes das centrais sindicais, nesta quinta-feira (30), no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff voltou a defender a necessidade de uma legislação que regulamente a terceirização. Segunda ela, a regulamentação precisa manter a diferença "da terceirização entre atividade-fim e atividade-meio nos mais diversos ramos da atividade econômica". Para ela, é preciso aprovar uma legislação que não precarize o trabalho(Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:


http://www.sidneyrezende.com/noticia/248748+terceirizacao+dilma+diz+que+e+preciso+aprovar+lei+que+nao+precarize+o+trabalho
Foto: Divulgação


Até amanhã meus fiéis seguidores.











Nenhum comentário:

Postar um comentário