quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

04 de fevereiro de 2014 (3a. feira)

Hoje fui à Academia e recebi a notícia de que o professor não viria nem 4ª. e nem 5ª. feira, mas que 6ª. e sábado ele viria. Fui ao Supermercado Super Econômico e comprei alface e tomate. Na barraquinha, comprei mamão e na Pet Shop, a ração do gato. A máquina para o registro do cartão estava com defeito e me disseram que eu poderia trazer a ração e pagá-la quando a máquina estivesse pronta. Inacreditável!

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo A Música na Década de 1960:

 

A música na década de 1960

 

Que rica foi a década de 60! Na música tivemos o nascimento dos Beatles. Eles eram muito bons. Não só bons para inglês ver. Eram bons para quaisquer ouvidos. Comandaram a invasão no rock na Inglaterra. Seguiram-se-lhes os Rolling Stones, The Who e outros. Ocorreu, também, a “música de protesto”, com os inesquecíveis Bob Dylan e Joan Baez.

A beatlemania aconteceu no Brasil. Foi uma loucura que atravessou o nosso mundinho através do Rock n’ Roll que, por aqui, teve uma crescente popularidade com o nome de iê-iê-iê: com a chegada aos cinemas, em 1965, do primeiro filme dos Beatles “Os Reis do iê-iê-iê”. Foi uma febre, uma loucura. Os jovens brasileiros queriam provar para o mundo que também traziam a alegria dentro de seu coração, que cantavam e dançavam.

Naquela época o iê-iê-iê inocente na voz de Celly Campello encantava nossos ouvidos nas vitrolas de então. Mas não foi só de iê-iê-iê que a década viveu aqui no Brasil. Em 1963, surgiu o Clube da Esquina, conjunto musical mineiro formado por Milton Nascimento e os irmãos Borges. Em 1965, Elis Regina explodia com Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo.

E os festivais de música popular brasileira da Record – que deram origem à MPB? Foi de 1965, também, o programa Jovem Guarda, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Neste programa, pela primeira vez, os jovens tiveram um espaço, sentiram-se representados, permitindo-lhes uma identidade própria.

Duas belíssimas canções venceram o Festival de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Record, em 1966: A Banda, de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão e Disparada, de Geraldo Vandré. Em 1967, apareceu o Movimento Tropicália com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.

Em 1968, Geraldo Vandré lançou a música Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, censurada pelo AI-5 (dizem à boca pequena, que depois da censura Geraldo Vandré sofreu uma ‘lavagem cerebral’). No final dos Anos 60 ocorreu o Festival de Woodstock, nos Estados Unidos. e, também,  o ex-integrante da banda Rolling Stones, Brian Jobes foi encontrado morto na piscina de sua casa.

              A frase do dia: “As nuvens mudam de posição, mas são sempre nuvens no céu. Assim devemos ser todo dia, mutantes, porém, leais com o que pensamos” (BALEK, Paulo, escritor, apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 04 de feveriro de 2014. Pág. 2).

Em 04 de fevereiro de 2001, Herbert Vianna, vocalista da banda Paralamas do Sucesso sofreu um grave acidente quando pilotava seu ultraleve. Em 04 de fevereiro de 2006, membros da Al Qaeda fugiram da prisão no Iêmen, entre os quais o mentor dos ataques ao USS Cole em 2000.  Em 04 de fevereiro de 1899, nasceu o músico brasileiro Zeca Pagodinho. Em 04 e fevereiro de 1981, nasceu a modelo, humorista e apresentadora brasileira Sabrina Sato. Em 04 de fevereiro de 2004, morreu a poetisa, escritora e dramaturga brasileira Hilda Hilst. Em 04 de fevereiro de 2006, morreu a líder feminista americana Betty Friedan.

Quem foi Betty Friedan? Betty Naomi Goldstein, mais conhecida como Betty Friedan, nasceu em Peoria, em 4 de fevereiro de 1921 e morreu em Washington, em 4 de fevereiro de 2006. Foi uma importante ativista feminista americana do século XX.
Betty Friedan em 1960

Participou também de movimentos marxistas e judaicos. Em 1963, publicou o livro "The Feminine Mystique" ("A Mística Feminina"), um best-seller que fomentou a segunda onda do feminismo, abordando o papel da mulher na indústria e na função de dona-de-casa e suas implicações tanto para a sobrevivência do capitalismo quanto para a situação de desespero e depressão que grande parte das mulheres submetidas a esse regime sofriam.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 04 de fevereiro de 2014, 3a. feira: “Música – Grupo baiano é aposta para sucesso nacional”. Influência óbvia de Los Hermanos começa a dar lugar à identidade própria.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 04 de fevereiro de 2014, 3a. feira: “IPTU – Reunião entre OAB e prefeitura termina sem acordo”. Somente após um novo é que a OAB-BA vai decidir se ajuizará uma ação contra o aumento do tributo.

Li no Jornal A Tarde, de 04 de fevereiro de 2014, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Corrupção –CNJ investiga suposta venda de sentenças na Justiça baiana”. Corregedoria também apura casos de nepotismo no TJ, que adota “medidas saneadoras”

Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário