domingo, 16 de fevereiro de 2014

15 de fevereiro de 2014 (sábado)

Hoje não fui à Academia porque ela fechou por inadimplência dos moradores do Edifício. Pode-se continuar, mas pagando um ‘personal trainer’, que, por mês ficaria em torno de R$ 1.000,00, preço inviável para mim.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Anos 70 (VIII):Televisão.

 

Anos 70 (VIII)

Televisão


Época em que os anunciantes começaram a comprar espaços entre os programas e não patrociná-los. Devido à Copa do Mundo, no México, os aparelhos de TV passaram para 25 milhões de telespectadores. Porém, não foi só de Copa do Mundo que se viu televisão em 1970.

TV Cultura: deu ênfase aos programas de esportes: A História dos Esportes, É Hora de Esporte; um programa de variedades, aos sábados: A Hora da Verdade; programa com entrevistas apresentado por Nídia Lícia: Presença. Outros programas: Vila Sésamo (a partir de 10 de fevereiro de 1973); O Incrível Hulk (1977-1982).

TV Excelsior: 17 de julho de 1970 sofreu um incêndio. Em 28 de setembro o governo militar cassou a concessão da TV Excelsior, cala 9 de São Paulo.

TV Gazeta: inauguração da TV Gazeta em 25 de janeiro de 1970, do Grupo Cásper Líbero.

TV Globo: 10 de janeiro de 1970 saiu Chacrinha da televisão. Estreou o programa Som Livre Exportação, para minimizar os efeitos da censura e da ditadura. Antônio Carlos e Jocafi, Don e Ravel, Ivan Lins e Wilson Simonal fizeram um programa sentimentalista e de programa pacifista. Programa Sílvio Santos, ao vivo, gravado de 8 às 20 horas, com musicais e concursos. Novelas com a direção de Daniel Filho: Irmãos Coragem e Minha Doce Namorada. Outros programas: Chico City (1973-1980); Vila Sésamo (a partir de 10 de fevereiro de 1973); Sítio do Pica-pau Amarelo (1977-1986); A Grande Família (1973-1975); Cyborg (1978).

TV Record: 31 de dezembro de 1970 saiu do ar o tradicional programa Repórter Esso.

TV Tupi: estreou, aos domingos, o Programa Flávio Cavalcanti.

Não sei se fui fiel aos programas e às emissoras. Mas que esses programas existiram, existiram.

 A frase do dia: “A hora de consertar o telhado é quando o sol está brilhando” (KENNEDY, John F, ex-presidente americano apud Jornal A Tarde, de 14 de fevereiro de 2014. Caderno 2. Pág. 2).

Em 15 de fevereiro de 1971, Reino Unido e Irlanda adotaram a divisão monetária decimal. Em 15 de fevereiro de 1999, a Austrália aceita pela primeira vez a projetada independência do Timor Leste. Em 15 de fevereiro de 1564, nasceu o matemático, astrônomo e físico italiano Galileu Galilei. Em 15 de fevereiro de 1905, nasceu a psicoterapeuta brasileira Nise da Silveira. Em 15 de fevereiro de 1933, morreu o político e engenheiro brasileiro Paulo de Frontin. Em 15 de fevereiro de 1935, morreu o poeta brasileiro Ronald de Carvalho.


Quem foi Nise da Silveira? Nise da Silveira nasceu em Maceió, em 15 de  fevereiro de 1905 e morreu no Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1999. Foi uma renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung. Dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos,eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 15 de fevereiro de 2014, sábado: “Terceirizados – Wagner sanciona a ‘lei anticalote’”. Nova lei beneficia cerca de 40 mil trabalhadores terceirizados, ao garantir o pagamento de direitos trabalhistas que eram sonegados por empresas registradas em nome de “laranjas”. Estado passa a assumir responsabilidade solidária.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 15 de fevereiro de 2014, sábado: “Segurança – Medo do tráfico fecha escolas na área de Brotas”. Mensagem compartilhada em redes sociais levou medo a moradores de Cosme de Farias e de bairros vizinhos, na região de Brotas. O texto, anônimo, trazia um sinal de alerta sobre possível toque de recolher imposto por traficantes. Nove escolas da rede municipal fecharam as portas ou funcionaram parcialmente.


Li no Jornal A Tarde, de 15 de fevereiro de 2014, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Impostos – OAB e PT vão à Justiça contra a elevação do IPTU”. Ap´S duas semanas de negociação, a Prefeitura e a OAB-BA não chegaram a um entendimento sobre o reajuste do IPTU. A OAB entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça, sendo seguida pelo PT. O Prefeito ACM Neto lamentou a decisão.



Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 15 de fevereiro de 2154, sábado: “Poder – Folha conquista 6 prêmios mundiais de design gráfico”. A Folha figura entre os 9 melhores jornais do mundo entre veículos com circulação superior a 175 mil exemplares. Jornal é o veículo brasileiro mais premiado pela Society for News Design.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 15 de fevereiro de 2014, sábado: “Cotidiano – Homem tenta vender dois bolivianos por R$ 2.000 em SP”. Agenciador está sendo procurado; consulado diz que vai custear retorno de vítimas para país de origem. Após agenciar viagem de compatriotas ao Brasil, suspeito teria buscado reaver dinheiro em feira livre no Brás.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 15 de fevereiro de 2014, sábado, como principal manchete de capa: “Cotidiano – Racionamento de água já atinge ao menos 142 cidades”. Para companhias, os problemas de abastecimento, que afetam 11 Estados, são os mais graves em duas décadas.


 Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Até amanhã meus fiéis seguidores!

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário