sábado, 1 de fevereiro de 2014

31 de janeiro de 2014 (6a. feira)

Fui à Academia e à Master Vida – Centro Diagnóstico por Bioimagem. Eu tinha que fazer 3 ultrassons, 1 doppler colorido e densitometria óssea. Justiça seja feita! Telefonei na 5ª. feira e na 6ª. feira minha consulta já estava marcada. Esse tipo de consulta costuma demorar até 60 dias para marcá-la. Já recebi dois resultados. E tudo bem. Graças a Deus! O resultado dos outros só 5ª. feira.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. Eis o capítulo da crônica: “Taboca”.

Taboca

         Taboca quer dizer muitas coisas. No meu tempo de criança, lá em Mato Grosso (ainda não existia Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, taboca se chamava “beiju”. O que mais quer dizer é o sabor delicado dessa guloseima que me traz muito boas lembranças. Ao ver o menino passar com seu triângulo eu me lembro de coisas doces, nós todos correndo atrás dele para comprar um “beiju”.

         Na Bahia, taboca, é o mesmo beiju de minha infância: só que aqui chama ‘taboca’. Faz sentido, porque taboca, em tupi, quer dizer ta'woka (planta oca, cana). O beiju é um doce, quebradiço, tipo casquinha de sorvete em formato de canudo feito com consistência de hóstia, bem delicado, liso e quase transparente (Tamir Drummond). Antigamente, o vendedor carregava um grande latão nas costas e tocava o triângulo (o mesmo dos trios de forró) anunciando a sua presença nas ruelas dos bairros. Hoje ainda se vende as tabocas na rua, mas acondicionadas em sacos plásticos em pacotes de quatro, seis ou oito unidades – que se desmancham na boca – e o vendedor continua gritando e tocando o triângulo.
         Se antigamente o beiju era vendido em um grande latão, hoje é um galão mais bonito, menos artesanal, mas a magia não mudou. Quem compra, principalmente, são as crianças pobres. As pessoas das classes A e B podem degustá-lo em alguns restaurantes aqui de Salvador. Somente a título de curiosidade a taboca pode significar outras coisas: a) taboca é uma vara verde da espessura de um dedo polegar e é encontrada nas florestas brasileiras. Usada na fabricação de flechas, paneiros etc. (Internet); b) em Sergipe, taboca significa rejeição, diz que levou uma taboca a pessoa que convida a outra para dançar e seu convite não é aceito. Exemplo: Justamente a moça mais feia deu taboca em todo mundo (NASCIMENTO, Eugênio). c) em São Paulo, taboca significa oco (é um tipo de bambu). Exemplo: A taboca serve para qualquer tipo de dor! (Dicionário Informal); d) o na bacia amazônica, de cor azulada com comprimento médio de 80cm, carnivoro se alimentando principalmente de piranhas, pode pesar até 19kg (o maior capturado até hoje). Exemplo:Taboca ao molho tartaro é um exenplo de prato típico com tabóca (Dicionário Informal); e) Em Minas Gerais, taboca é uma construção rústica, geralmente de pau-a-pique encontrado nos rincões interioranos. Exemplo: Vejam uma taboca no fundo daquele vale (tio Ayres); em Matol Grosso, significa bambu ou taquara. Exemplo: Vamos pegar umas tabocas pra usar como vara de pescar (Fernando). E há muitos outros significados.


O que realmente significa para mim é a nostalgia de um tempo que não volta mais. A tendência é a taboca acabar. Mas ela resiste!


A frase do dia: “Por mais que sejamos o nosso próprio tempo, às vezes somos o tempo de outros e outros são os nossos tempos, às vezes sem querer, às vezes querendo, às vezes dormindo, às vezes acordados” (CIERI, Domênico, escritor mexicano apud Jornal A tarde, de 31 de janeiro de 2014. Caderno 2. Pág. 2)

Em 31 de janeiro de 1956, posse do presidente Juscelino Kubitschek no Brasil, assegurada pelo Movimento de 11 de novembro. Em 31 de janeiro de 1961, posse do presidente Jânio Quadros no Brasil. Em 31 de janeiro de 1921, nasceu o cantor americano Mário Lanza. Em 31 de janeiro de 1923, nasceu o escritor e jornalista americano Norman Mailer. Em 31 de janeiro de 1888, morreu o religioso, educador e escritor italiano Dom Bosco. Em 31 de janeiro de 2014, morreu o cineasta Miklós Jancsó. Hoje é comemorado o Dia da Solidariedade, Dia de São João Bosco, Dia do Engenheiro Ambiental e Dia Internacional do Mágico.

            Quem foi Jânio Quadros? Jânio da Silva Quadros nasceu em Campo Grande, em 25 de janeiro de 1917 e morreu em São Paulo, em 16 de fevereiro de 1992. Foi um político e o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 — data em que renunciou. Em 1985 elegeu-se prefeito de São Paulo pelo PTB.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 31 de janeiro de 2014, 6a. feira: “Espetáculo – Brown, Ilê, Ellen Oléria e outras atrações viajam pela música afro no Museu du Ritmo”. O concerto cênico-musical é um projeto do Afródromo com música de terreiro, percussão e artistas que reverenciam a ancestralidade afro-baiana.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 31 de janeiro de 2014, 6a. feira: “Pedro Luís Passos – A posição já ruim da indústria brasileira no cenário mundial pode se agravar”. São mudanças estruturais, e não estímulos pontuais, que criarão a base para a expansão do setor produtivo.

Li no Jornal A Tarde, de 31 de janeiro de 2014, 6a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Segurança – Guarda municipal já estará armada na 2ª. Inicialmente, serão 96 agentes com armas em rondas e áreas de risco.

Fiz sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário