quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

25 de fevereiro de 2014 (3a. feira)

Hoje é o dia do aniversário da minha sobrinha Maria Clara (Clarinha, para os íntimos). Atualmente, ela está morando e estudando em Madri. Felicidades para ela.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Anos 80 (X): Guerras, Golpes Militares, Revoluções e Conflitos é uma crônica:

 

Anos 80 (X)

Guerras, Golpes Militares,     

Revoluções e Conflitos


Três fatos ocorridos na época foram marcantes: (1) a invasão das Ilhas Malvinas pela Argentina e a consequente Guerra entre Argentina e Grã-Bretanha; (2) retirada da União Soviética do Afeganistão e (3) Queda do Muro de Berlim (ato simbólico que marcou o fim da Guerra Fria). Cada episódio desse teve suas razões, consequências e simbolismos.

    (1) 2 de abril de 1982: o general Galtieri, da Argentina, recém-empossado como ditador na Argentina e querendo mostrar serviço achou por bem demonstrar força e poder à Grã-Bretanha. Não bastou isto: ele pretendia invadir a capital das Malvinas, Port Stanley. “O tiro saiu pela culatra”. A crise econômica argentina levou à insatisfação dos argentinos, ocorrendo a “guerra suja” que matou 30 000 opositores e Galtieri precisava fazer alguma coisa que o engrandecesse. É claro que Galtieri perdeu a guerra. A perda da guerra contra o Reino Unido pela posse das ilhas levou ao colapso da ditadura militar argentina em 1983.
Port Stanley a capital das ilhas Malvinas/Falklands.

(2) 5 de fevereiro de 1989: retirada da União Soviética do Afganistão. A Retirada das forças de combate soviéticas do Afeganistão começou em 15 de maio de 1988 sob a liderança do Coronel-general Boris Gromov, que também foi o último oficial soviético a se retirar do Afeganistão para o território soviético através da Ponte de Amizade Afeganistão-Uzbequistão. Sob os Acordos de Genebra em 15 de abril de 1988, o Afeganistão e Paquistão assinaram três instrumentos em príncipios de relações mútuas, em particular a não-interferência, sobre o regresso voluntário de refugiados afegãos e inter-relações para o estabelecimento da retirada gradual das tropas estrangeiras a partir de 15 de maio do mesmo ano (Wikepédia).
            
(3) 9 de novembro de 1989: Queda do Muro de Berlim (ato simbólico que marcou o fim da Guerra Fria). O Muro de Berlim era uma barreira física, construída em 13 de agosto de 1961, pela República Democrática Alemã (RDA) – simpatizantes do regime socialista – durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal Alemã (RFA) – constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental. Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Oriental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado (Wikepédia).
                
            Alemães em cima do Muro de Berlim, à véspera de sua queda.



A frase do dia: “O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos” (LAO-TZU, filósofo chinês apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 25-02-14. Pág. 2).

Em 25 de fevereiro de 2004, a Líbia começou a destruir cerca de 3 300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas. Em 25 de fevereiro de 2005, Rússia e Irã assinaram um acordo de fornecimento de combustível nuclear russo para a futura central    nuclear iraniana. Em 25 de fevereiro de 1943, nasceu o ex-jogador de futebol brasileiro Wilson Piazza. Em 25 de fevereiro de 1943, nasceu o cantor e músico britânico, ex-integrante dos Beatles George Harrison. Em 25 de fevereiro de 1945, morreu o escritor brasileiro Mário de Andrade. Em 25 de fevereiro de 1983, morreu o dramaturgo americano Tennessee Williams.

Quem foi Mário de Andrade? Mário Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo, em 9 de outubro de 1893 e morreu em São Paulo, em 25 de fevereiro de 1945. Foi poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista e ensaísta brasileiro. Ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada, em 1922. Andrade exerceu uma influência enorme na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso – foi pioneiro do campo da etnomusicologia – sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil (Wikepédia).





Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 25 de fevereiro de 2014, 3a. feira: “Festa popular de Itapuã – Remando por Iemanjá”. Na tradicional Festa de Itapuã, que acontece há 30 anos, canoeiros prestaram homenagens à rainha do mar, ontem, ofertando presentes pelas graças alcançadas em 2013.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 25 de fevereiro de 2014, 3a. feira: “Educação – Falta de professor é maior na área de ciência”. Só 2% dos alunos fazem vestibular para pedagogia, biologia, química e matemática são áreas de maior carência. Há um déficit de professores nas instituições no país, principalmente nas de ensino médio. Isso porque, a cada ano, menos estudantes se interessam pela profissão de pedagogia.


Li no Jornal A Tarde, de 25 de fevereiro de 2014, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Telefonia – Ligação de fixo para celular custará menos”. A partir de março, as chamadas locais e interurbanas de telefone fixo para celular ficarão 13% mais baratas, em média, para o usuário, informou a Anatel, ontem, em nota.


 Fiz palavras cruzadas e sudoku.



Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário