quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

05 de fevereiro de 2014 (4a. feira)

Estava pronta para sair quando caiu um toró. Essa chuva toda não fez o clima melhorar. Se melhorou, foi de 1 ou 2 graus. À tarde, fui ao Banco do Brasil pagar o IPTU. Ele é tão caro que não permite que eu o pague pela Internet! Fui ao Citibank e depois à Lotérica. À noite fui ao Pilates. Aí se foi minha tarde.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Moda dos Anos 60:

 

Moda dos anos 60

 

Eu tinha uma bota branca, de botõezinhos laterais. Era de cano longo e ia até o joelho. Eu a achava linda! Foi caríssima. Mas eu estava na moda. Nos anos 60, principalmente no Rio de Janeiro, a bota branca estava no seu auge. Além da bota branca, as roupas metalizadas, futuristas, estavam em alta. Cores florescentes, acessórios metalizados, e muito preto e branco.

Eu comprei um conjunto – que parecia tecido grosso de sofá. A blusa era toda metalizada. Só não tinha plástico. Era minha roupa favorita. Hoje seria considerada brega. Aliás, não teria coragem de usá-la. Como a moda evolui através dos anos... Na época, ela era linda e desejada. A maquiagem era de olhos com muuuuito rímel, lápis e cílios postiços.

A minissaia foi o hit da moda. Pensa que eram só as menininhas que a usavam? Eram todas as mulheres: a jovem guarda (lembram-se de Wanderléa?), as garotas, as quarentonas, as jovens esposas e as outras também. Existia uma polêmica muito grande sobre o seu uso. Foi criada pelos estilistas Mary Quant e André Courrèges.

As figuras geométricas, e bem psicodélicas, eram as estampas mais usadas nos famosos tubinhos que marcavam bem as curvas. Os sapatos começaram a surgir em novas cores, eram bem coloridos, ou com estampas. Eram bem altos e lindos. A manequim mais famosa da época era a magérrima Twiggy e o corpo de menina adolescente.

  Para os homens, cores como rosa e vermelho aparecem nas camisas: o que foi motivo de muita polêmica, artigos nos jornais. Homem podia usar camisa rosa? E o embate continuava. As calças eram do tipo boca de sino, de cintura baixa (o que se opunha nas décadas e 40 ou 50) e bem ajustadas, com uma moda bem jovem.


              A frase do dia: “Na verdade, nem tudo que é lícito é também decente” (SANTO AGOSTINHO, filósofo apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 05 de fevereiro de 2014. Pág. 2).

Em 05 de fevereiro de 1915, Pancho Villa assumiu o poder militar e civil no México. Em 05 de fevereiro de 1936, lançamento de Tempos Modernos, filme e Charles Chaplin. Em 05 de fevereiro de 1944, nasceu o cartunista brasileiro Henfil. Em 05 de fevereiro de 1947, nasceu a atriz brasileira Regina Duarte. Em 05 de fevereiro de 1927, morreu o poeta, crítico, professor, ensaísta e teatrólogo brasileiro Osório Duque Estrada, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. Em 05 de fevereiro de 1974, morreu o criador da capoeira regional Mestre Bimba. Hoje é comemorado o Dia do Datiloscopista.

Quem foi Mestre Bimba? Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba nasceu em Salvador, em 23 de novembro de 1900 e morreu em Goiânia, em 5 de fevereiro de 1974, foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.
                                                           Mestre Bimba com berimbau 

Ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta, Mestre Bimba misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque (luta do Nordeste Brasileiro extinta com o passar do tempo) criando assim um novo estilo de luta com praticidade na vida, com movimentos mais rápidos e acompanhada de música. Assim conquistou todas as classes da sociedade. Foi um exímio lutador e acima de tudo um grande educador, foi o responsável por tirar a capoeira da marginalidade. Praticantes dessa arte se denominam "capoeira", pois, para eles, a capoeira é um estilo de vida – ser, pensar, agir como um capoeira.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 05 de fevereiro de 2014, 4a. feira: “Mobilidade – Complexo do Imbuí ganha uma nova via”. Intervenção vai possibilitar    a ligação da avenida Luís Eduardo Magalhães ao Centro de Convenções, no Stiep.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 05 de fevereiro de 2014, 4a. feira: “Energia – Apagão atinge até seis milhões de pessoas em 11 estados”. Falha em linha de transmissão causou apagão. A falta de energia na tarde de ontem atingiu até 6 milhões de pessoas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Li no Jornal A Tarde, de 05 de fevereiro de 2014, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Tributos – Vereadores aprovam isenção da taxa do lixo”. Medida beneficia cerca de 232 mil imóveis avaliados em até R$ 80 mil.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Até amanhã meus fiéis seguidores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário