quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

11 de fevereiro de 2014 (3a. feira)

Hoje fui à Academia e à tarde fui ver o prêmio da Lotofácil: R$ 10,00! Fiz também 4 jogos: Lotofácil, Lotomania, Mega-Sena e Quina. Vai que acontece uma boa premiação!

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Anos 70 (IV):Guerras, Golpes Militares, Revoluções e Conflitos.

 

Anos 70 (IV)

Guerras, Golpes Militares, Revoluções e Conflitos


         Um caso que teve muita repercussão foi o golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, que derrubou o governo democrático constitucional de Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973. O golpe foi articulado conjuntamente por oficiais sediosos da Marinha e do Exército Chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos e da CIA, bem como de organizações terroristas chilenas, de tendências nacionalistas-neofacistas. O general Augusto Pinochet se proclamou presidente.

Em 30 de abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon, então a capital do Vietnã do Sul e a rendição total do exército sul-vietnamita, os Estados Unidos se renderam, terminando, assim, a Guerra do Vietnã. Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973. “Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sua sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980.

A Revolução dos Cravos, em Portugal, acabou com o regime militar no país, de 25 de abril de 1974. Esta revolução ficou conhecida como Revolução de 25 de abril que, efetivamente, iniciou e terminou em 15 de abril (1974-1976). Depôs o regime ditatorial vigente desde 1933 e iniciou um processo que terminou com a implantação de um regime democrático.

A Guerra Civil do Líbano foi um conflito entre 1975 e 1990. A guerra teve seus antecedentes delineados nos conflitos políticos e compromissos firmados após o fim da administração otomana na região. O conflito agravou-se por causa das mudanças na composição demográfica libanesa, do afluxo de refugiados palestinos entre 1948 e 1982, das disputas inter-religiosas entre facções cristãs maronitas e muçulmanas, bem como o envolvimento da Síria, de Israel e Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã administrado pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi, de uma monarquia autocrática pró-Ocidente, em uma república islâmica sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini. Para efeito de análise histórica, a Revolução Iraniana é dividida em duas fases: na primeira fase, houve uma aliança entre grupos liberais, grupos de esquerda e religiosos para depor o xá; na segunda, frequentemente chamada Revolução Islâmica, viu-se a chegada dos aiatolás ao poder.

 

Foram, principalmente, estes cinco fatos (golpe militar no Chile, Guerra do Vietnã, Revolução dos Cravos, Guerra Civil do Líbano e Revolução Iraniana) que abalaram o mundo e mais influenciaram os anos 70!

 

 A frase do dia: “A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar” (PESSOA, Fernando, poeta e escritor português apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 11 de feveriro de 2014. Pág. 2).



Em 11 de fevereiro de 2011, o presidente egípcio, Hosni Mubarek, demitiu-se do cargo, após a forte agitação política no país. Em 11 de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI, aos 85 anos, anunciou a renúncia do papado que oficialmente ocorreria em 28 de fevereiro do mesmo ano, sob a alegação de idade avançada. Em 11 de fevereiro de 1947, nasceu o ator brasileiro Edwin Luisi. Em 11 de fevereiro de 1958, nasceu a ator brasileiro Paulo César Grande. Em 11 de fevereiro de 2010, morreu o estilista inglês Alexander McQueen. Em 11 de fevereiro de 2012, morreu a cantora americana Whitney Houston. Hoje é comemorado o Dia do Zelador e Dia Mundial do Enfermo. 


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 11 de fevereiro de 2014, 3a. feira: “Maragojipe – Projeto vai recuperar manguezais”. Um dos projetos vencedores do Programa Petrobras Ambiental, denominado projeto CO2 Manguezal, será lançado na próxima 5ª. feira no município de Maragogipe, a 133km de Salvador.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 11 de fevereiro de 2014, 3a. feira: “Despedida – Morre aos 93 anos Virgínia Lane, considerada a vedete do Brasil”. A atriz Virgínia Lane, saudada pelo ex-presidente Getúlio Vargas como Vedete do Brasil, morreu ontem, aos 93 anos. Ela estava internada desde o início do mês em um hospital, de Volta Redonda, no Rio, para o qual foi levada devido a uma infecção urinária. A causa da morte foi falência de múltiplos órgãos.

Li no Jornal A Tarde, de 11 de fevereiro de 2014, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Violência – Dilma manda PF investigar morte em manifestação”. A presidente Dilma Rousseff determinou que a Polícia Federal apoie as investigações sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade, anunciada ontem. Andrade foi atingido por um rojão em manifestação no Rio de Janeiro. O caso reacende o debate sobre a violência em protestos pelo país. A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão temporária de suspeito.


 Fiz palavras cruzadas e sudoku.



Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário