sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

27 de fevereiro de 2014 (5a. feira)

Hoje começou o Carnaval oficial de Salvador. De fato, começou ontem. A música mais cantada, tocada e dançada deste Carnaval é o Lepo Lepo.

Ah, eu já não sei o que fazer
Duro pé-rapado, com salario atrasado

(ahh, eu não tenho mais por onde correr)
Já fui despejado, o banco levou o meu carro

Agora vou conversar com ela
Será que ela vai me querer?
Agora vou saber a verdade
Se é dinheiro ou amor
(ou cumplicidade)

(Refrão)
Eu não tenho carro
Não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta
do meu
rá rá rá rá rá rá rá
Lepo Lepo
É tão gostoso quando eu
Rá rá rá rá rá rá rá
O Lepo Lepo

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Anos 80 (XII): Esportes é uma crônica:

 

Anos 80 (XII):Esportes


Cinco ocorrências esportivas da mais alta importância aconteceram nos Anos 80: (1) julho de 1980: Olimpíadas de Moscou (União Soviética). Estados Unidos boicotam os Jogos Olímpicos por motivos políticos; (2) 1982: realização da Copa do Mundo de Futebol na Espanha. Itália torna-se campeã; (3) 15 de outubro de 1983: Nelson Piquet tornou-se bicampeão mundial de Fórmula 1; (4) 1984: Jogos Olímpicos de Los Angeles nos Estados Unidos; (5) 1986: realização da Copa do Mundo de Futebol no México: comandada por Maradona, a seleção da Argentina tornou-se campeã e (6) 1988: realização das Olimpíadas de Seul (Coreia do Sul).

As Olimpíadas, as Copas do Mundo e campeonato mundial de Fórmula I estão impressas na nossa memória, mesmo que não tenhamos vivido naquela época. Com o esvaziamento das Olimpíadas de Moscou, devido ao boicote dos Estados Unidos, conforme a guerra do Afeganistão em 1979 e, em seguida, nas Olimpíadas de Los Angeles, devido ao boicote dos soviéticos. Foi o pior período de todas as Olimpíadas, temendo-se pela sua extinção, porém, a partir de Seul os jogos foram normalizados. Ufa!

Aconteceram duas Copas na década: a de 1982 e a de 1986, de triste memória para os brasileiros. Apesar da bela e experiente seleção brasileira, comandada por Telê Santana, em 1982, ser a favorita, foi traída por Paolo Rossi, da Itália, que marcou o 3 x 2 no final do jogo. Deixou perplexa cada uma das estrelas brasileiras (Leandro, Júnior, Cerezo, Falcão, Zico, Sócrates e Éder). A Itália foi campeã. Na Copa de 1986 o Brasil ficou no meio do caminho com a vitória da França nas Quartas de Final. Quem ganhou foi a brava Argentina.

Nélson Piquet “sentia-se nas nuvens” ao conquistar o bi-campeonato na Fórmula I de 1983, segundo suas próprias palavras. Isto só aconteceu uma vez antes, na história do automobilismo, na década de 1970: Emerson Fittipaldi! Foi a glória! Ainda mais para um brasileiro...

A frase do dia: “A fragrância sempre permanece na mão de quem oferece flores” (BEJAR, Hadia, pensadora apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 27-02-15. Pág. 2).

Em 27 de fevereiro de 2010, terremoto de magnitude 8,8 Mw atingiu a região central do Chile, fazendo pelo menos 802 mortos e foi lançado alerta de tsunami em todo o Oceano Pacífico. Em 27 de fevereiro de 2011, um acidente grave com um trio elétrico deixou 16 mortos e mais de 50 feridos na cidade de Bandeira do Sul (Minas Gerais, Brasil). Em 27 de fevereiro de 1902, nasceu o arquiteto brasileiro nascido na França Lúcio Costa. Em 27 de fevereiro de 1932, nasceu a atriz inglesa Elizabeth Taylor. Em 27 de fevereiro de 1936, morreu o fisiólogo e psicólogo russso Ivan Petrovich Pavlov. Em 27 de fevereiro de 2011, morreu o escritor gaúcho e membro da Academia Brasileira de Letras Moacyr Scliar. Hoje é comemorado o Dia do Agente Fiscal da Receita Federal e Dia do Livro Didático.

Quem foi Lúcio Costa? Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa nasceu em Toulon, França, em 27 de fevereiro de 1902 e morreu no Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1998. Foi arquiteto, urbanista e professor brasileiro.

Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou conhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 27 de fevereiro de 2014, 5a. feira: “Carnaval – Grupos percussivos e orquestra sinfônica abrem a festa no Farol da Barra”. Shows de atrações como a Orquestra Sinfônica e Baby do Brasil foram seguidos da queima de fogos que abriu os festejos.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 27 de fevereiro de 2014, 5a. feira: “Música – Paco de Lucía morre aos 66 anos”. Com a morte do músico espanhol, o flamenco perde um de seus grandes inovadores.


Li no Jornal A Tarde, de 27 de fevereiro de 2014, 5a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Tributo – Justiça dá 1ª. liminar contra o IPTU”. Governo estadual obtém suspensão da cobrança do imposto. À espera de notificação, prefeitura diz que recorrerá.


 Fiz palavras cruzadas e sudoku.



Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário