domingo, 9 de fevereiro de 2014

08 de fevereiro de 2084 (sábado)

Hoje fui à Academia. Sonhei com Nossa Senhora e o menino Jesus. Um bonito sonho, não é mesmo?

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Anos 70 (I):

 

Anos 70 (I)

 

Eu me formei – como primeira graduação – em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Estudei com um “camburão” coalhado de polícia dentro do pátio central da Faculdade. Dentro da sala de aula havia um "olheiro", representante do governo militar. Logo se descobriu quem era. Ouvia-se falar de professores que desapareciam e de colegas nossos também. Vivíamos como se estivéssemos pisando em ovos... Não se sabia o que e com quem falar.

Eram os “Anos de Chumbo”. Foi aquele período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, estendendo-se desde o fim de 1968, com a edição do AI-5, em 13 de dezembro até o final do governo Médici, em março de 1974. “O período se destaca pelo feroz combate entre a extrema-esquerda versus extrema-direita, de um lado, e de outro, o aparelho repressivo policial-militar do Estado, eventualmente apoiado por organizações paramilitares e grandes empresas, tendo como pano de fundo, o contexto da Guerra Fria” (Wikipédia).

         É natural que a população estava insatisfeita. Isto aconteceu, primeiramente, em 29 de março de 1968, houve um protesto de 50 mil pessoas no centro do Rio. Em junho aconteceu a Passeata dos Cem mil. Eu estava lá! Foi uma passeata com uma multidão compreendida por artistas, estudantes, mães e padres. O movimento estudantil foi muito corajoso e importante nesse período. Foi a segunda maior mobilização contra o regime ditatorial: perdendo apenas para o comício da Praça da Sé, em São Paulo!

Não houve qualquer distúrbio. A passeata durou das 15 horas até as 17.O movimento foi acompanhado por agentes do DOPS e do SNI, que filmaram muito, todos, todos mesmo, principalmente os líderes. O DOPS prendeu cinco estudantes que distribuíam panfletos, um policial que incitava o apedrejamento do prédio do Conselho de Segurança Nacional. As fotos eram feitas com máquina fotográfica, pois celular não existia ainda e nem as máquinas digitais!

              A frase do dia: “A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas(LETTERMAN, Elmer G., norte-americano apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 24 de janeiro de 2014. Pág. A 2).
Em 08 de fevereiro de 1919, primeira viagem aérea turística. Um avião adaptado com assentos faz a travessia Paris-Londres com 12 passageiros. Em 08 de fevereiro de 1985, lançado o primeiro satélite de propriedade brasileira: o Brasilsat A1. Em 08 de fevereiro de 1951, nasceu a atriz brasileira Jussara Freire. Em 08 de fevereiro de 1971, nasceu a política brasileira Marina Silva. Em 08 de fevereiro de 1965 morreu o poeta brasileiro Augusto Frederico Schmidt. Em 08 de fevereiro de 2014, morreu o jogador de futebol Maicon Oliveira.

Quem foi Jussara Freire? Jussara Freire nasceu em Campo Grande, em 8 de fevereiro de 1951. E uma atriz brasileira que participou de várias novelas, como Cabocla, Coração de Estudante, Pantanal, dentre outras. Interpretou a fofoqueira Tosca, a mulher que detém o segredo de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), na telenovela da Rede Globo, Belíssima.
Jussara Freire
Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 08 de fevereiro de 2014, sábado: “Esporte – Jogos de Sochi têm início com cerimônia grandiosa”. Os Jogos Olímpicos de Inverno foram abertos ontem no litoral do Mar Negro, na Rússia, pelo presidente Vladimir Putin. O evento reuniu 40 mil espectadores no reluzente Estádio Fisht. Apoiado na rica herança cultural russa, o show teve danças espetaculares.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 08 de fevereiro de 2084, sábado: “Morte em Arena”. Um acidente com um guindaste nas obras da Arena da Amazônia, em Manaus, para a Copa 2014, matou ontem o operário português Antônio José Martins, de 55 anos.


Li no Jornal A Tarde, de 08 de fevereiro de 2084, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Tributo – OAB decide ir à Justiça contra aumento de IPTU”. Setor empresarial também deve ajuizar ações contra reajuste. ACM Neto diz que eventual suspensão da medida vai gerar caos e colapso social na cidade.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 08 de fevereiro de 2084, sábado: “Mercado – Inflação fica em 0,55% e tem melhor janeiro em cinco anos”. Passado o impacto do reajuste da gasolina no fim do ano passado, o IPCA, índice oficial da inflação, subiu 0,55% em janeiro, a menor taxa para o mês desde 2009.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 08 de fevereiro de 2084, sábado: “Esporte – CBF não vai pagar cota de TV a clube que for à Justiça”. Os clubes de futebol que forem à Justiça comum contra as decisões da Justiça Desportiva ficarão sem receber as cotas de TV do Campeonato Brasileiro.

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 08 de fevereiro de 2084, sábado, como principal manchete de capa: “Poder – Procurador pede prisão de ex-governador”. Eduardo Azeredo é acusado de participar do mensalão do PSDB em Minas; ele nega.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário