segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

16 de fevereiro de 2014 (domingo)

Hoje fui almoçar no Restaurante Picuí, no Jardim Armação. Fui apenas com Joana, porque Thiago está em Belém.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Anos 80 (I):Televisão.

 

Anos 80 (I)


Os Anos 80 foram o período de 1 de janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 1989. Segundo ao acontecimentos políticos e sociais é uma década marcante para a história do século XX e é considerada como o fim da Idade Industrial e início da Idade da Informação: é a década perdida para a América Latina.

Como principais guerras internacionais lembramos a Guerra Fria (1945-1991), com desdobramentos como a Invasão Soviética do Afeganistão (1979-1989), e a Invasão de Granada (1983); Conflito Israel-Árabe com a Guerra do Líbano de 1982; a Guerra Irã-Iraque (1980-1988); bombardeio aéreo sobre a Líbia; guerra de fronteira sul-africana; guerra civil de El Salvador; guerra civil de Angola

Além dessas guerras internacionais citadas acima aconteceram diversas guerras civis e de guerrilhas. Ocorreram mais de dez guerrilhas na África com  bombardeios, assassinatos, golpes militares, fome. Nas Américas dez mil cubanos procuraram asilo político na embaixada peruana; houve um conflito interno no Peru; assassinato de John Lennon; referendo no Canadá pela separação ou não de Quebec; Guerra das Malvinas

          Na Ciência e Tecnologia aconteceu o desenvolvimento do IBM PC e do CD; lançamento da estação espacial MIR da União Soviética; início da fabricação dos computadores pessoais e descoberta da AIDS. Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Dentre os artistas internacionais mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, Cher, Madonna, Debbie Gibson, Cyndi Laufer, David Bowie entre outras.
No Brasil e na América Latina houve o fenômeno Xuxa que continuou  nos Anos 90. “A década de 1980, embora chamada de “década perdida” pelos economistas brasileiros por causa da estagnação econômica e da inflação descontrolada, não foi, de forma alguma, um período de retrocesso em outros campos. Pode não ter tido o charme dos anos 1960, com a bossa nova, que fez a cabeça do Primeiro Mundo. Ou a intensidade dos anos 1970, com a música e o teatro de protesto e com a irreverente Tropicália”.

Mas, musicalmente, é assunto para o blog de outro dia. Na televisão fizeram sucesso o seriado Chaves, o humorístico TV Pirata e o infantil Balão Mágico. Estilo, moda e personalidades também são assuntos para as próximas edições. Hoje o assunto foi muito pesado com uma listagem de guerras internacionais e guerrilhas...

 A frase do dia: “A mulher é mais evoluída; o homem mais imbecil” (NERO, Alexandre ator apud Revista Isto É, de 18 de dezembro de 2013. Pág. 34).

Em 16 de fevereiro de 1994, Reino um terre oto matou 134 pessoas na Indonésia. Em 16 de fevereiro de 1997, a Espanha entrou em alerta por causa de um surto de meningite. Em 16 de fevereiro de 1958, nasceu o ex-jogador de basquete brasileiro Oscar Schimidt. Em 16 de fevereiro de 1959, nasceu o ator brasileiro de origem mexicana Chico Diaz. Em 16 de fevereiro de 1958, morreu o flautista, saxofonista, compositor e regente brasileiro Benedito Lacerda. Em 16 de fevereiro de 1992, morreu o 28º. Presidente do Brasil Jânio Quadros. Hoje é comemorado o Dia do Repórter. Meus parabéns.


Quem foi Benedito Lacerda? Benedicto Lacerda nasceu em Macaé, em 14 de março de 1903 e morreu em Rio de Janeiro, em 16 de fevereiro de 1958. Foi compositor, flautista e maestro brasileiro.
 

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 16 de fevereiro de 2014, domingo: “Comportamento – Aplicativos de celular para chamar táxi ganham espaço”. Os aplicativos de celular para chamar táxis estão mudando a relação entre taxistas e clientes e se transformaram em uma ameaça para o mercado das empresas de radiotáxi de Salvador.
Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 16 de fevereiro de 2014, domingo: “Cidadania – Postos do SAC têm 200 mildocumentos não retirados”. Documentos entre carteira de identidade, habilitação e trabalho estão abandonadas em postos do SAC na Bahia.


Li no Jornal A Tarde, de 16 de fevereiro de 2014, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Futebol – Wagner libera bebidas alcoólicas em estádios”. Bahia é o primeiro estado do país a ter de volta a permissão para venda.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 16 de fevereiro de 2014, domingo: “Poder – Promotoria do Rio facilita a concessão de auxílio-moradia”. Instituição deixou de exigir distância mínima da residência e comprovação do gasto com benefício. Mais de 90% dos 884 membros do Ministério Público pediram para receber o benefício mudança nas regras.

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 16 de fevereiro de 2014, domingo: “Tempo – Forte chuva em São Paulo não alivia falta d’água”. Chuva não altera situação do Cantareira. Ontem, nível de água no principal sistema que abastece a Grande São Paulo era de 18,6%, ainda considerado crítico. Precipitações precisam ocorer nas represas na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 16 de fevereiro de 2014, domingo, como principal manchete de capa: “Mercado – Custo extra com energia será repassado a tarifas”. Governo federal decidiu com a população gastos com usinas a óleo ou a gás.


 Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário