segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

18 de fevereiro de 2018 (domingo)

        Hoje, foi dia de ver os presentes que Rafinha ganhou no dia anterior. Ele dormiu e daí fomos ao Restaurante Rua XV. Fomos por três motivos: 1º.) a comida é boa;
2º.) lá tem uma brinquedoteca que Rafael gosta muito; e,
3º.) somos muito bem tratados lá.

         Rafael almoçou bem e brincou bastante; interagiu com as outras crianças E, à noite, comemos pizza porque Thiago disse que desde que foi para Fortaleza não comeu mais pizza.

         Li os jornais, fiz palavras cruzadas e Sudoku.
                                   
O que eu comi hoje:
Lentilhas               -                          legumes               -
18/02/18 (domingo)                           58kg300                Pressão: 13 x 9   
Desjejum             Lanche                 Almoço                 Lanche                  Jantar                   Ceia      
08h00                    11h30                   14h30                    18h30                    ---------               -------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Mamão                  iogurte grego      Banana frita         Pizza Champignon
Chá de hortelã      banana                 Moqueca de          -
Pão assado           laranja-lima       Camarão               -                                                                                                           com queijo         -                          Farofa       -     
-                              -                          Pirão                       -                                                              
-                            -                          Água de coco        -
-                              -                            Pastel de frango     -
-                            -                          com Catupiry         -
_____________________________________________________________________________________ Desjejum: mamão, chá de hortelã, pão com queijo e manteiga.
Lanche da manhã: banana, iogurte grego e laranja-lima.
Almoço: pastel de frango com catupiry, banana frita, moqueca de camarão, farofa, pirão e água de coco.
Sobremesa: cubos Eskibon de sorvete com chocolate.
Jantar; pizza com champignon.



A frase do dia: “(A intervenção) sacraliza o mito de que a solução passa pelo Exército, que a militarização é a solução” (CANO, Ignacio, sociólogo apud Jornal A Tarde,de 18 de fevereiro de 2018. Pág. A2).

   
          Em 18 de fevereiro de 1808, Dom João VI criou a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira escola de Medicina do Brasil.
 
           Em 18 de fevereiro de 1889, nasceu o engenheiro e político brasileiro Roberto Simonsen.
 
           Em 18 de fevereiro de 1986, morreu o cantor, compositor e instrumentista brasileiro Nélson Cavaquinho.

Li no Jornal A Tarde, de 18 de fevereiro de 2018, 2ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Negócios – Páscoa duplica a renda de pequenos empreendedores”. Festa gera renda e amplia postos de trabalho temporários. Grandes marcas estimam um aumento de 10% das vendas de ovos de chocolate no período.

 

          Li no Jornal Folha de São Paulo, de 18 de fevereiro de 2018, domingo, a seguinte manchete em capa: “Segurança Pública - Tropas do Exército fazem operação em área violenta do Rio”. Ação, com comboio de cerca de 1km, é a 1ª. após anúncio de intervenção.

Li na Revista Muito, de 18 de fevereiro de 2018, domingo, a seguinte manchete em capa: “Carne de Carnaval” – O cenógrafo gaúcho, responsável pela curadoria da Casa do Carnaval, no Pelourinho, só conhecia a folia baiana pela televisão: "Tinha até medo do Carnaval da Bahia. Me diziam que engole você, tritura em pedaços. Sempre ficava meio em dúvida [risos]. Mas, agora, não tem jeito. Foi legal mergulhar na festa através da história, conhecimento".

        Li no site SRzd, de 18 de fevereiro de 2018, domingo, a seguinte manchete em capa: “Fim do horário de verão: pessoas com rotina regrada são mais afetadas”

 
 Relógio. Foto: Reprodução de Internet


Relógio. Foto: Reprodução de Internet
Após quase três meses, os relógios devem ser atrasados novamente em uma hora. A mudança, que marca o fim do horário de verão, também provoca alterações no organismo, as quais chegam a causar desconfortos.
Segundo a clínica geral e geriatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Rossana Maria Russo Funari, quem possui uma rotina regrada tende a ser mais afetado.
Ter horários certos para se alimentar e dormir torna os processos de adaptação mais difíceis. Segundo a médica, essa quebra na rotina prejudica até mesmo o rendimento do indivíduo.
“Se a pessoa costuma acordar muito cedo para trabalhar, a mudança é mais perceptível. No fim do horário de verão, a tendência é dormir mais tarde, enquanto o relógio biológico está ‘programado’ para acordar mais cedo. Isso prejudica o rendimento”, explica.
Sintomas como sonolência, enxaqueca, dor de estômago e até alteração do apetite podem ocorrer durante o processo de adequação do corpo, que, em média, dura sete dias. Para evitar esses problemas, a especialista indica preparar-se para dormir no horário de costume e evitar o consumo de bebidas que tirem o sono, como café, refrigerante e alguns tipos de chá que contêm cafeína.
De acordo com a médica, não há correlação do fim do horário de verão com os efeitos de um “jetlag”, famosa fadiga de viagem ocasionada por mudanças no fuso. Rossana Maria Russo Funari explica que os efeitos são mais suaves e não causam tantas consequências para a maioria das pessoas.
“No caso do ‘jetlag’, temos uma condição menos fisiológica, que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano (período de aproximadamente 24 horas), mais intenso em viagens longas em que há grandes mudanças de fuso horário”.

 

         Leiam esta reportagem completa acessando o link:

 

http://www.srzd.com/geral/fim-horario-verao-pessoas-rotina-regrada-mais-afetadas/

 


          Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário