terça-feira, 4 de março de 2014

3 de março de 2014 (2a. feira)

Joana veio com o marido dormir aqui em casa. Ela vai ficar alguns dias porque o Thiago vai viajar para Belém. Fomos á praia de Stella Mares. O dia estava lindo, lindo, apesar da chuva de ontem à noite. Comemos tanto acarajé que valeu por um almoço. Chegamos à casa ao anoitecer. Tive dois sonhos significativos: a) sonhei com meu gatinho caindo da janela e eu corri para socorrê-lo e b) sonhei que salvava uma menininha de um tombo. Encontrei dois significados que achei interessantes: significa que os esforços que você fizer na vida lhe levarão atingir uma alta posição social e econômica; e sugere que deseja comprometer-se a melhorar e focar nas suas crenças para uma maior realização. 

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo O Antes é Melhor que o Durante é uma crônica:

 

O antes é melhor que o durante


Imagino que o Carnaval não é apenas o momento em que se está lá. É o antes, o durante e o depois. Antes é aquele ponto de preparo, expectativa, espera e esperança. Preparar-se é fantasiar, é maquiar, é alimentar direitinho, é fazer exercícios. Fazer exercícios para que o corpo esteja com o seu físico pronto para a festa. Alimentar-se bem é crucial. Não só alimentar é, também, fazer hidratação. A maquiagem de acordo com a fantasia é necessária. Ajustar a fantasia, consertar aqui e ali, ajeitar, vestir. Sair.

O durante é aquele momento de alegria, de se esbaldar, pular, cantar, traquinar, suar, cansar. O antes é quando se chega à quadra ou ao circuito – ponto de encontro – com certa ansiedade, alegria e encantamento. O coração bate acelerado, como aconteceu com um grupo de 14.000 foliões que chegou a Salvador. Esse grupo estava muito agitado, transbordando alegria, louco para o Carnaval. Ele não via o momento de iniciar o folguedo. O agito era enorme. Muita ansiedade.

O durante é aquele momento em que se começa a pular – no caso de Salvador –, empurrar, dançar, balançar, ir pra lá pra cá, cantar, suar, cansar... Pular é natural: pular com um pé só, girar, beijar, subir nas costas do outro. O empurra-empurra é muito grande, tanto dentro das cordas como na pipoca. Em cima do trio não é possível colocar 14 mil foliões. Dançar ao som dos atabaques é normal, é contagiante, é envolvente. Balança o corpo, rodopia e dá muitas voltas. O suor é inevitável e o cansaço idem. Entram em êxtase.

O depois é sono, ressaca, cansaço, rouquidão, prostração. Passar duas ou três noites (no caso de Salvador são 6 dias) sem dormir, se agitando, é um sono incontrolável. É claro que há bebida; não apenas uma inocente cervejinha: várias. E outras misturas, vodca, caipirinha, vinho, rum, e outras bebidas mais fortes além de drogas. O cansaço é normal, ainda mais com bebidas e drogas. Rouquidão... eles cantaram... não cantaram? Pois é... A prostração é natural e faz parte de toda essa história.

A frase do dia: “Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar” (LUCADO, Max, escritor e pastor norte-americano apud Jornal A Tarde, de 03-03-14. Caderno 2. Pág. 2).

Em 03 de março de 1687, Domingos Jorge Velho foi encontrado pelo governo colonial, para destruir o Quilombo dos Palmares. Em 03 de março de 1947, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira gravaram pela primeira vez a canção Asa Branca, que se tornou hino extra-oficial do povo nordestino. Em 03 de março de 1920, nasceu o apresentador, produtor de televisão e político brasileiro Blota Júnior. Em 03 de março de 1953, nasceu o ex-jogador de futebol brasileiro Zico. Em 03 de março de 2000, morreu a ex-primeira-dama brasileira Lucy Geisel. Em 03 de março de 2003, morreu a cantora brasileira Cely Campelo. Hoje é comemorado o Dia do Meteorologista.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 03 de março de 2014, 2a. feira: “Internacional – Banco de DNA rastreia donos de cães que não recolhem fezes”. Ter um cachorro em uma grande cidade exige equilibrar o amor e as obrigações, e nem todo mundo respeita o dever de limpar a calçada após as caminhadas matinais. Nápoles optou pela ciência e tecnologia. A ideia é que cada cachorro da cidade receba um exame de sangue para que seu DNA integre um banco de dados de cachorros e proprietários. Se as fezes do animal forem encontradas na rua, serão removidas e submetidas a testes de DNA. Se for encontrada uma correspondência na base de dados, o proprietário terá de pagar uma multa de até 500 euros – cerca de 685 dólares
.

 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 03 de março de 2014, 2a. feira: “Protestos – Repressão amplia caos nas ruas da Venezuela”. Protestos crescem com a redução dos canais de reivindicação. Embora os manifestantes condenem uma série de problemas antigos, incluindo as grandes taxas de criminalidade, a inflação alta e a falta de produtos básicos como açúcar e papel higiênico, a intensidade das manifestações tem sido incentivadas por algo mais sutil e talvez mais forte – a noção de que os espaços para manifestar a discordância com o governo estão diminuindo.


Li no Jornal A Tarde, de 03 de março de 2014, 2a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Carnaval – Afros perdem a chance de desfilar cedo na folia”. Circuito Osmar: atraso de três horas não tira o brilho da festa puxada pelo Ghandhy, no Campo Grande.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário