sábado, 8 de março de 2014

7 de março de 2014 (6a. feira)

De manhã fui à Academia. O professor passou novos exercícios (treinos) o que achei ótimo.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Anos 90 IV Guerras e Conflitos é uma crônica:

 

Anos 90 IV

Guerras e Conflitos

Esta crônica foi escrita baseada em
http://www.mundoeducacao.com/historiageral/guerra-golfo.htm

   Não aconteceram muitas guerras no período, mas foi muito séria a invasão do 
Iraque, em 17 de janeiro de 1991, pelos Estados Unidos. Começaram as operações militares da Guerra do Golfo em território iraquiano. Após a invasão do Kuwait pelo Iraque ocorreu a Guerra do Golfo, que foi transmitida pela TV.
Guerra do Golfo, 1991
Imagem de balas e dinares iraquianos com a figura de Saddam Hussein



O motivo da guerra foi a invasão do Kuwait pelo Iraque em agosto de 1990. Os argumentos apresentados pelo Iraque foram pífios: alegavam que a) o Kuwait não existia, sendo uma criação da Inglaterra. O que havia por trás disso: o Iraque pretendia suspender sua dívida com o país vizinho decorrente dos gastos com a Guerra Irã-Iraque. b) que o Kuwait estava vendendo o petróleo a preço muito baixo, causando prejuízos. Além do conflito propriamente dito, a Guerra do Golfo ficou marcada pelas imagens divulgadas pela televisão, ao vivo, dos bombardeios liderados pelos Estados Unidos e, também, “pelo despejo de milhares de litros de petróleo no Golfo Pérsico, a mando de Saddam Hussein”.

Como a ONU não concordou com a invasão do Kuwait, pelo Iraque, e deu um prazo até o início de janeiro de 1991 para que houvesse a desocupação do país. “Passado o tempo dado pela ONU para a desocupação, as forças aliadas deram início à Operação Tempestade no Deserto. Foi o maior aparato militar colocado em operação desde a Segunda Guerra Mundial. Consistindo primordialmente em ataques aéreos e no lançamento de mísseis de cruzeiros, durante a Tempestade no Deserto foram realizadas mais de 116 mil viagens de ataque ao Iraque, a partir das quais foram lançadas mais de 85 mil toneladas de bombas”.
Soldados dos EUA em parada militar de comemoração da vitória na operação Tempestade no Deserto.*
               Soldados dos EUA em parada militar de comemoração da vitória na operação Tempestade no Deserto

O Iraque não tinha a menor condição de enfrentar os Estados Unidos. No dia 24 de fevereiro de 1991, foi lançada pela potência americana uma ofensiva aérea, terrestre e marítima que, em cem horas, acabou com todas as possibilidades de reação por parte do exército iraquiano. No dia 25 de fevereiro, os iraquianos incendiaram centenas dos próprios poços de petróleo. As tropas aliadas conseguiram forçar a retirada das forças de Saddam Hussein do Kuwait em 26 de fevereiro. No dia 27, um cessar-fogo foi anunciado sem que a capital iraquiana Bagdá fosse invadida ou que Saddam Hussein fosse deposto.
O presidente dos EUA, George Bush, com oficiais militares durante a operação Tempestade no Deserto.*
                  O presidente dos EUA, George Bush, com oficiais militares durante a operação Tempestade no Deserto.
* Crédito da Imagem: spirit of america e Shutterstock.com

A frase do dia: “Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza” (EINSTEIN, Albert, físico alemão apud Jornal A Tarde, de 07-07-16. Caderno 2. Pág. 2).

Em 07 de março de 1553, Luís Vaz de Camões recebeu carta de perdão (estava preso após luta de espadas com um certo Gonçalo Borges, em 16 de junho de 1552). Em 07 de março de 1994, Nelson Mandela foi líder do Congresso Nacional Africano, rejeitou a proposta de dividir a África do Sul conforme sugestão de alguns cidadãos brancos de extrema direita. Em 07 de março de 1908, nasceu a atriz italiana Anna Magnani. Em 07 de março de 1948, nasceu o músico, cantor, compositor e arranjador brasileiro Danilo Caymmi. Em 07 de março de 1973, morreu o cantor brasileiro Rafael Ilha. Em 07 de março de 1984, morreu o técnico de futebol brasileiro Coutinho. Hoje é comemorado o Dia do Fuzileiro Naval.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 07 de março de 2014, 6a. feira: “Mercado – Cai para 11,7% o índice de desemprego entre mulheres”. De acordo com pesquisa elaborada pelo Dieese e pela Fundação Seade, a taxa de desemprego total entre as mulheres voltou a cair em 2013, passando de 12,5% em 2012 para 11,7% no ano passado.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 07 de março de 2014, 6a. feira: “Tráfico Humano – Mulheres são traficadas para procriação em países europeus”. A CPI do Tráfico de Pessoas na Bahia já constata uma nova modalidade no Brasil. As chamadas ‘mulheres-cegonha’ têm os seus bebês vendidos a casais estrangeiros por US$ 10 mil (cerca de R$ 24 mil).


Li no Jornal A Tarde, de 07 de março de 2014, 6a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Transporte – Novos ferries só operam após a Páscoa”. Batizadas de Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, embarcações devem entrar em uso a partir de maio.


Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário