segunda-feira, 19 de março de 2018

15 de março de 2018 (5a. feira)

Hoje é comemorado o

Dia da Escola, Brasil.
15 de Março, Dia da Escola

Dia Internacional contra a Violência Policial.

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
consumidora


Apareceram dois títulos para eu pagar, de dívidas não contraídas por mim. Eu os excluí. Vamos ver no que vai dar. Fui, também, à Lotérica e à Farmácia.

Li os jornais, fiz palavras cruzadas e Sudoku.

O que eu comi hoje:
________________________________________________________________________________
15/03/18 (5ª. feira)                             59kg300                Pressão: 13 x 8   
Desjejum             Lanche                 Almoço                 Lanche                  Jantar                   
7h30                      ---                            12h30                    16h30                    19h30                   21h00-________________________________________________________________________________
Mamão                                                Salada legumes    Laranja                Café com leite
Vit.banana              -                          Laranja                  -                            Pão de forma
Pão com manteiga  -                           Vinagrete              -                           com queijo
Tapioca                   -                           Arroz/feijão          -                            -
-                              -                           Berinjela               -
-                                 -                         Iogurte                  -

Desjejum: mamão, café com leite, pão com manteiga e tapioca.
Almoço: salada de legumes, laranja, vinagrete, arroz, feijão, berinjela e iogurte.
Sobremesa: chocolate amargo a 70% de cacau.
Lanche da tarde: laranja.
Jantar: café com leite, pão de forma com queijo.


        A frase do dia: “No Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora” (SOARES, Jô apud Jornal A Tarde, de 15 de março de 2018. Caderno 2. Pág. 2).


          
          Em 15 de março de 1975, ocorreu a fusão dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e da Guanabara.
 

          Em 15 de março de 1941, nasceu o médico, escritor e escritor de televisão brasileiro Içami Tiba,
 Içami Tiba
           Em 15 de março de 1998, morreu o músico brasileiro Tim Maia.


  Li no Jornal A Tarde, de 15 de março de 2018, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Justiça – Mendes barra execução de pena em 2ª. instância”. Ministro do STF impede, em caráter liminar, a prisão de 4 condenados por sonegação.

         Li no site SRzd, de 15 de março de 2018, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “‘Chuva de dez’: Penalização cai pela metade em 2018; veja a análise completa”

 
Cédula de votação dos jurados. Foto: Reprodução – Liga-SP
O resultado final do Carnaval 2018 em São Paulo não foi contestado, nem pelas escolas de samba, ao menos publicamente, nem pela maior parte do público.
Pode-se afirmar, então, e sem receio; foi justo.
Esse cenário estabelece o que se chama de “um pós-Carnaval tranquilo”.
Porém, as notas dos jurados, essas sim, repercutiram, e ainda repercutem.
O que muitos chamaram de “uma chuva de dez”, efetivamente se revelou quando da abertura dos envelopes no sambódromo do Anhembi durante a apuração.
É nítida a profissionalização das escolas de samba, em muitos dos seus processos, e o crescimento comercial da festa. Ainda sim, como em qualquer competição envolvendo milhares de pessoas na complexa engrenagem dos desfiles, erros aconteceram. E os jurados viram. Então, o que aconteceu?

Apuração do Carnaval de SP 2018. Foto: SRzd – Wadson Ferreira

Cada vez mais técnico, o concurso carnavalesco paulistano também olha com rigor e atenção a seleção e a preparação dos homens e mulheres que avaliam cada performance na pista. Análise de currículo, palestras, treinamentos e confidencialidade fazem parte das muitas normas e cuidados que cercam o juri.
Diante deles, o regulamento dos Grupos Especial e de Acesso 1, regulamento do Acesso 2 e o manual do julgador, documentos que norteiam toda a atuação dos envolvidos. A versão 2018 destes manuais é praticamente igual as anteriores.
Porém, a configuração final do mapa de notas deste ano, na comparação com 2017, mostra resultados bastante diferentes. A penalização, ou seja, os descontos por falhas cometidas pelas escolas, caiu pela metade.
Gráfico comparativo 2018 x 2017 – Grupo Especial
(quantidade de décimos perdidos somando todas as escolas)
No levantamento acima, impressiona a redução nos descontos, principal e percentualmente, nos quesitos alegoria, samba-enredo, fantasia e bateria. Dos nove itens julgados, apenas um, enredo, teve acréscimo de penalidades por parte dos jurados.
Apuração do Carnaval de SP 2018. Foto: SRzd - Wadson Ferreira
Esse conjunto de notas, ainda proporcionou um placar final inédito na disputa da divisão de elite; um quádruplo empate entre as quatro primeiras colocadas: a campeã, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior, separadas apenas pelo critério de desempate estabelecido por sorteio.
Com regulamento e manual sofrendo pequenas modificações, a explicação pode estar na tabela chamada; “Pontos de Avaliação”, que integra o Manual do Julgador e é específica para cada quesito. Nela, estão definidas quais as penalidades devem ser observadas e a quantidade de décimos a serem descontados em caso da identificação de ocorrências. Ao analisar cada uma delas, fica clara a determinação dada aos avaliadores. Veja um exemplo:
Quesito – Evolução
Variação de velocidade

Quando ocorrer a aceleração, em até 5 alas, penalizar 0,1 no geral
(trecho extraído do Manual do Julgador)
No caso acima, direcionado para os jurados do quesito evolução, fica posto que, para que se descontasse um décimo, era necessária a ocorrência (aceleração) em até cinco alas, assim, mesmo que identificadas quatro falhas no conjunto, não era permitido qualquer desconto. Esse procedimento se reproduziu em outros quesitos:
Quesito – Harmonia
Falta de entrosamento do canto com o ritmo. Quando ocorrer desentrosamento entre o canto da escola e o ritmo da bateria, em até 3 alas, penalizar 0,1 no geral
(trecho extraído do Manual do Julgador)
Com o “regulamento debaixo do braço”, os jurados foram, em sua maioria, precisos.
As justificativas apontam inúmeras ocorrências ao longo dos desfiles. Ou seja, eles não estavam dormindo, como muitos poderiam acusar. Ao contrário, estavam bem atentos e cumpriram aquilo que foi determinado pelos presidentes e dirigentes das agremiações envolvidas na disputa, responsáveis por acordar as regras e diretrizes do concurso.
Diante das novas orientações, o cenário se reproduziu bem similar nas notas do Acesso 1, tendo como parâmetro a mesma comparação; 2018 versus 2017.
Mas, ao emparelhar os dados do Acesso 1, com o Acesso 2, é notável um rigor, consideravelmente maior, para o recém-criado grupo, que contou com outro corpo de jurados. Mesmo levando em conta o número maior de participantes no Acesso 2, doze escolas, a média aritmética confirma o critério usado. Confira:
Gráfico comparativo Acesso 1 x Acesso 2
(quantidade de décimos perdidos somando todas as escolas)
Outro indicativo da característica da avaliação feita pelos jurados no Carnaval de 2018, aparece também quando observam-se as notas mais baixas dadas por eles nos três grupos: Unidos do Peruche (9.4 em enredo), pelo Grupo Especial; Camisa Verde e Branco (9.3 em comissão de frente), pelo Acesso 1, e Camisa 12 (9.1 em comissão de frente), integrante do Acesso 2. Portanto, num contexto de 21 possibilidades de notas que poderiam ser apontadas – de 8 até 10 – uma dezena, quase que a metade, não foi utilizada.
Para se ter uma ideia da mudança no critério de avaliação, que impactou no resultado final, se usarmos novamente o Grupo Especial como exemplo, e com o mesmo parâmetro (2018 x 2017), a Dragões da Real, com a pontuação obtida em 2018, quando ficou com o quinto lugar, seria campeã, com tranquilidade, em 2017. Veja o comparativo:

O mesmo fenômeno se repetiu no Acesso 1.
Em 2018, a Águia de Ouro foi campeã com 270 pontos, atingindo a contagem máxima possível. No ano passado, a X-9 Paulistana, primeira colocada desta divisão, somou 269.2, ou seja, incríveis oito décimos a menos.

E em 2019?

Assim acontece todos os anos. Acaba um Carnaval, começa imediatamente o próximo.
Algumas escolas já trabalham na montagem de seus elencos, na definição dos enredos e colocam em prática o novo calendário de eventos sociais.
Mas antes disso tudo, vêm a avaliação interna daquilo que funcionou, e daquilo que precisa ser melhorado. Tomando como base apenas o julgamento oficial, para as escolas do Grupo Especial, olhos bem atentos para os quesitos fantasia, enredo, evolução e alegoria.
No Acesso 1; fantasia, alegoria, comissão de frente e evolução. E no Acesso 2; harmonia, destacadamente, o mais penalizado entre os nove avaliados. Confira nos gráficos abaixo, o peso que os quesitos citados tiveram de impacto no desempenho final das escolas na Avenida:
Grupo Especial
(quesitos mais penalizados x demais quesitos)
Grupo de Acesso 1
(quesitos mais penalizados x demais quesitos)

Grupo de Acesso 2
(quesito mais penalizado; harmonia x demais quesitos)

 



 

Leiam esta reportagem completa acessando o link:

 Até amanhã meus fiéis seguidores.












Nenhum comentário:

Postar um comentário