terça-feira, 16 de abril de 2019

15 de abril de 2019 (2a. feira)


Hoje é comemorado o


Dia de Jackie Robinson, que pôs fim a segregação no beisebol do país, Estados Unidos..
Dia do Desarmamento Infantil, Brasil.
Dia Mundial do Ciclista, Internacional.
Dia Mundial do Desenhista, Internacional.
Dia Nacional de Conservação do Solo, Brasil.


15/04//19 (2ª.feirao)                          57kg560               Pressão: 12 x 9
 ____________________________________________________________________________________
Desjejum            lanche                  Almoço                 Lanche                 Jantar 
6H00                                                 12h30                    16h00                      18h00 
Desjejum: mamão, café com leite, torrada.
Lanche: tapioca.
Almoço: salada mista, frango à parmegiana, baião de dois.
Lanche: iogurte grego com salada de frutas, granola, aveia e mel.
Jantar: café com leite, pão com manteiga e tapioca.

       Hoje muito cedo meu genro me levou ao posto de saúde para ser feita uma limpeza em meus dentes. Quando a dentista terminou o trabalho eu não conseguia me levantar da cadeira tal era o meu nível de tontura. Tentei chamar um carro do Uber e não pedi auxílio a uma funcionária e ela também não conseguiu.
      Então a recepcionista pediu à psicóloga para me levar em casa. Cheguei amparada pelas duas. Tudo girava em torno de mim. Parecia que eu ia cair emborcada.

        A frase do dia: “Querem derrubar o governo com chantagens, desinformações e vazamentos” (BOLSONARO, Jair, usando desinformação e vazamentos para reproduzir no Twitter notícia falsa sobre a intenção de uma jornalista de prejudicar um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro apud Revista Veja, de 20 de março de 2019. Veja Essa. Pág. 32).

        Em 15 de abril de 2013, duas bombas explodiram perto a linha de chegada na Maratona de Boston, Massachussetts, matando três pessoas e ferindo outras 264.
 
        Em 15 de abril de 1983, nasceu a atriz brasileira Alice Braga.
 

        Em 15 de abril de 2018, morreu o ventríloquo brasileiro Oscarino Farias.
oscarino_e_peteleco.JPG
           Li no jornal A Tarde, de 15 de abril de 2019, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Saúde – Desistências fragiliza o programa Mais Médicos”. Brumado, Serrinha e Salvador estão entre os municípios que perderam profissionais.

            Li no jornal Folha de S. Paulo, de 15 de abril de 2019, 2ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Especial – Mortes em rodovias caem, 2,7% após instalação de radares”. Levantamento considera trechos de estradas federais onde estão os 
dispositivos, alvos de aCapa da Edição São Paulo da Folha


Li na Revista Veja, de 03 de abril de 2019, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Educação – A incrível baderna na educação”. Com projetos emperrados algazarras de olavetes e demissões em série, o ministro Vélez Rodriguez transforma o MEC numa anarquia.

         Li no site do SRzd, de 15 de abril de 2019, 2ª. feira, a seguinte manchete em capa da abaixo reportagem: STF censura revista e site por reportagem sobre Toffoli

 
Dias Toffoli


Alexandre Moraes e Dias Toffoli. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (15) que o site “O Antagonista” e a revista “Crusoé” retirem do ar reportagens que citam o presidente da Corte, Dias Toffoli. Ele também pediu para que a Polícia Federal intime os responsáveis pelo material a prestar esclarecimentos no prazo de 72h.
A medida de censura veio por conta de uma reportagem da revista publicada na última sexta-feira (12). Intitulada “O amigo do amigo de meu pai” (codinome usado pela Odebrecht para se referir a Toffoli). A matéria diz que a PF pediu um esclarecimento ao empreiteiro Marcelo Odebrecht, que fez acordo de delação, para esclarecer quem seria “um amigo do amigo de meu pai”, citado em um e-mail. Odebrecht teria respondido que seria Dias Toffoli, presidente do STF.
“Determino que o site ‘O Antagonista’ e a revista ‘Crusoé’ retirem, imediatamente, dos respectivos ambientes virtuais a matéria intitulada ‘O amigo do amigo de meu pai’ e todas as postagens subsequentes que tratem sobre o assunto, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais), cujo prazo será contado a partir da intimação dos responsáveis. A Polícia Federal deverá intimar os responsáveis pelo site ‘O Antagonista’ e pela Revista ‘Crusoé’ para que prestem depoimentos no prazo de 72 horas”, diz a decisão.
A autorização para que Moraes investigasse a reportagem partiu do próprio Dias Toffoli. Na sexta-feira (12), Toffoli argumentou que “pessoas e sites ignóbeis” propagam “mentiras” destinadas a atingir as “instituições brasileiras”.
Alexandre de Moraes decidiu sobre a questão porque é relator de um inquérito aberto no mês passado para apurar notícias fraudulentas que possam ferir a honra dos ministros ou vazamentos de informações sobre integrantes da Corte.
A reportagem alvo da ação do STF foi publicada, segundo a revista Crusoé, com base em autos da Operação Lava Jato. O vazamento de delações ou supostas afirmações que sequer se tornaram delações tem sido um prática da Lava Jato desde o início das operações, em 2014.
Segundo a revista, o conteúdo foi enviado à Procuradoria Geral da República para que Raquel Dodge analisasse se queria ou não investigar o fato. Em nota oficial divulgada na sexta-feira, a PGR afirmou que não recebeu nenhum material e não comentou o conteúdo da reportagem.
A TV Globo confirmou que o documento de fato foi anexado aos autos da Operação Lava Jato no dia 9 de abril, e seu conteúdo é o que a revista descreve. O documento, porém, não chegou à Procuradoria Geral da República.
Nesta segunda-feira (15), a TV Globo verificou que o documento não mais consta do autos. Em 12 de abril, um dia após a publicação da reportagem, o juiz da 13ª Vara, Luiz Antonio Bonat, intimou a PF e o MPF a se manifestarem. No mesmo dia, o documento foi retirado do processo. Não se sabe as razões. O documento não é assinado por Marcelo Odebrecht, mas por seus advogados.
A revista e o site classificam a decisão como um “contorcionismo (…) que se apega (…) sobre um detalhe lateral e a utiliza para tratar como ‘fake news’ uma informação absolutamente verídica”.
“Importa lembrar, ainda, que, embora tenha solicitado providências ao colega Alexandre de Moraes ainda na sexta-feira, o ministro Dias Toffoli não respondeu às perguntas que lhe foram enviadas antes da publicação da reportagem agora censurada”, dizem “O Antagonista e Crusoé.”
Associações criticam decisão
Em nota, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) consideraram a decisão de despublicar a reportagem como um ato de censura.
As entidades ressaltam ainda que “a legislação brasileira prevê recursos no campo dos danos morais e do direito de resposta para quem se julgar injustamente atingido pelos meios de comunicação”. E concluem que “a censura é inconstitucional e incompatível com os valores democráticos”.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) também criticou a decisão do STF, a qual considerou uma ameaça grave à liberdade de expressão. Para a Abraji, “causa alarme o fato de o STF adotar essa medida restritiva à liberdade de imprensa justamente em um caso que se refere ao presidente do tribunal”. Em comunicado, a associação pediu ao STF para que “reconsidere a decisão do ministro e restabeleça aos veículos atingidos o direito de publicar as informações que consideram de interesse público”.
          Leiam esta reportagem completa, acessando o link:

Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário