sábado, 6 de junho de 2015

04 de junho de 2015 (5ª. feira)

          Abaixo, fotos minhas, de Joana e de Thiago, em Valência, na Espanha.
 
Na manhã desta quinta-feira fizemos um citytour pela bela cidade de Valência. Passamos novamente em frente da Cidade das Artes e das Ciências e de todos os outros monumentos importantes. Depois tomamos um ônibus até a praia El Saler. Segundo muitas pessoas a qualificam de ‘a melhor praia de Valência’, é de águas límpidas, o mar é de um azul intenso, areia fina e branca, de extensão muito grande e conhecida pela prática do nudismo.
 
Reflexo da sua história e das diferentes culturas que a ocupara, a cidade de Valência é ela mesma um museu a céu aberto, no seio da qual coabitam edifícios centenários e construções ultramodernas. A cidade toda é um monumento. Vê-se influência árabe por todo lado.
 
Voltamos e jantamos ‘paeja’ ou ‘paella’ num restaurante administrado por moças chinesas.

Abaixo, o quinquagésimo primeiro capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio de 2014, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 19 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 24 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; o décimo-sexto capítulo, dia 28 de agosto; o décimo sétimo capítulo, dia 4 de setembro; 11 de setembro, o décimo nono, dia 18 de setembro e o vigésimo capítulo, dia 25 de setembro e o vigésimo-primeiro capítulo do romance foi publicado no dia 2 de outubro; e o vigésimo segundo, dia 9 de outubro, o vigésimo-terceiro, dia 30; e o vigésimo-quarto capítulo do romance, foi divulgado dia 23 de outubro; o vigésimo-quinto foi postado dia 30 de outubro; o vigésimo sexto, 06 de outubro; o vigésimo-sétimo capítulo foi postado da 13 de novembro, o vigésimo-oitavo capítulo foi postado em 20 de novembro; o trigésimo capítulo do romance Denise, 27 de novembro; em 04 de dezembro de 2014, o trigésimo primeiro capítulo do 08 romance Denise, dia 15; o trigésimo segundo capítulo do romance Denise, dia primeiro de janeiro de 2015; o trigésimo terceiro capítulo, dia 08 de janeiro; o trigésimo quarto capítulo, no dia 15 de janeiro; o trigésimo quinto capítulo, no dia 22 de janeiro; o trigésimo sexto, no dia 29 de janeiro; o trigésimo sétimo capítulo, dia 05 de fevereiro; o trigésimo oitavo, dia 12 de fevereiro; o trigésimo nono, dia 19 de fevereiro e o quadragésimo capítulo, dia 26 de fevereiro; quadragésimo primeiro capítulo do romance Denise, dia 5 de março; o quadragésimo segundo, 12 de março; o quadragésimo terceiro, 19 de março, o quadragésimo quarto, dia 26 de março, o quadragésimo quinto capítulo, 02 de abril; o quadragésimo sexto, dia 16 de abril; o quadragésimo sétimo, dia 23; o quadragésimo oitavo, dia 30 de abril; o quadragésimo nono, dia 7 de maio; o quinquagésimo capítulo, dia 14; o quinquagésimo primeiro capítulo, hoje.

Denise 001.jpg
DENISE (continuação)

            LI
      ***
         Alguns meses se passaram. Era um lindo dia de primavera. Os ipês estavam floridos. Das varandas pendiam galhos vermelhos, amarelos, brancos e lilases. À beira das estradas e dos caminhos flores nativas iluminavam nossos olhos, perfumavam os nossos sentidos e a história de Denise foi ficando para trás. Uma história triste, é verdade. Mas acabou aquele burburinho em torno do fato. Glória ficou mais calada e pensativa. Quanto a Bob ele não via as flores, não sentia a primavera chegando...

         Ele vivia num presídio de paredes ora descascadas ora mofadas, de uma cor que um dia fora amarela ou bege, sei lá! Os homens passavam o dia ou dormindo ou perambulado de um lado ao outro ou de cócoras ou sentados no chão ou com um pé na parede. Às vezes jogavam futebol, às vezes jogavam damas ou dominó. Era uma vida sem graça e sem perspectiva. Tinha a hora da rampa em que eles subiam ou desciam para pegar a comida. Invariavelmente – pela manhã, às 8 horas – era pão e café preto (diga-se de passagem, sem açúcar). Na hora do almoço – às 11 horas – eram servidos arroz, feijão e frango cozido, quase cru: uma gosma! Quando serviam outras carnes, eram pelancas, ossos, tudo sem tempero. Quem tinha algum familiar que trazia os temperos... um tanto melhor.E quando tinham fogão faziam as próprias iguarias ou cozinhavam aquele frango cru. Havia os que alugavam o fogão.

         Bob não podia alugar o fogão porque não tinha dinheiro. Ninguém o ia visitar, muito menos lhe dar dinheiro. Poderia ganhar algum, caso trabalhasse, mas os “chefões da cadeia” não lhe permitiam. Ele ‘comia o pão que o diabo amassou’, conforme diz a expressão popular. Mas o crime que ele cometeu era imperdoável até mesmo entre os presidiários. Era mais triste ainda na hora de dormir. Sem luz ora aquele terrível silêncio ora aqueles soluços, gemidos, gritos, berros. Era quando apareciam os fantasmas. Cada um produzia os seus próprios fantasmas. Era a hora do choro convulsivo.

         Como era a hora do banho? Água fria mesmo no mais rigoroso inverno. Para não ser estuprado, Bob usava a imundície como arma contra o assédio sexual. Ficava fedido de tanto não tomar banho. Era um cheiro insuportável. Era uma gama de terríveis odores: uma fedentina de suor, urina e fezes. Como ele próprio aguentava tudo aquilo não se sabe.

Para todos os envolvidos – sua esposa; Sérgio, o namorado; familiares; amigos; coleguinhas da escola ficara um drama terrível. É a vida com os senões indescritíveis, inacreditáveis. Nessa história toda só ficou uma pergunta: por que?
        
Fim!

A frase do dia: “Se vós tendes lágrimas, preparai-vos para derramá-las” (SHAKESPEARE, Williams, dramaturgo inglês apud Jornal A Tarde. Caderno 2. Pág. 2)
William Shakespeare

Em 04 de junho de 1794, tropas britânicas capturam Porto Príncipe, capital do Haiti
Vista panorâmica de Porto Príncipe, 2007.

Em 04 de junho de 1943, o Grupo de Oficiais Unidos, fundado por Ramón Castillo.  Juan Domingo Perón, comandou um golpe de estado na Argentina, que derrubou o presidente 

Em 04 de junho de 1937, nasceu o ator e diretor brasileiro Hugo Carvana e o cantor brasileiro Pinduca. 

Em 04 de junho de 1942, nasceu a atriz brasileira Ítala Nandi. 

Em 04 de junho de 1979, morreu a atriz e diretora brasileira Gilda de Abreu. 
Em 04 de junho de 1994, morreu o arquiteto e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx. 

Hoje é comemorado o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão.

Li no Jornal A Tarde, de 04 de junho de 2015, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Imposto de Renda – Superlote da Receita Federal beneficiará 58.776 baianos”. Consulta à restituição será aberta na segunda-feira.

         Até amanhã meus fiéis seguidores!










Nenhum comentário:

Postar um comentário