sábado, 4 de janeiro de 2014

02 de janeiro de 2025 (5a. feira)

Não abusei da alimentação este fim de ano. Graças a Deus! Vocês já imaginaram eu tonta com dor de barriga? É um pouco demais. Estou bem, muito bem.

            Eis algumas fotos do passeio em Bom Jesus dos Passos para a Ponta de Nossa Senhora na Ilha dos Frades:
 image.jpeg
    Ponta de Nossa Senhora (Ilha dos Frades)                    


image.jpeg
Igreja de Bom Jesus dos Passos


image.jpeg
Eu


image.jpeg
Eu e Joana dentro do barco


image.jpeg
Barco em que fomos



        Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica A manivela:

A MANIVELA


         Ligar um carro hoje em dia é muito fácil: é só girar a chave de ignição. Vocês já imaginaram uma coisa diferente? Uma manivela. O que é manivela? É uma peça de um ferro de 50 cm que tem em uma de suas pontas uma peça rotatória (roda, engrenagem ou eixo), como a da figura abaixo:
 
                      Uma manivela


Rom... rom... Roooom... room.rom.Romm! O ronco do motor era intenso e intermitente até ligar o carro. O motorista tirava a manivela e ia correndo para a cabine. Sentava-se atrás do volante e ia com o carro a 10/15km por hora. Ir a 40km era correr demais!

Era um modo muito inadequado de se fazer andar um carro. “Antes da partida elétrica nos motores, que foram introduzidas pela Cadillac em 1912 até a década de 30, as pessoas tinham que sair do carro, inserir uma manivela na parte dianteira do motor abaixo do radiador e girá-la com a mão até que o motor ligasse. Este processo era inconveniente, difícil e às vezes perigoso.”



Este processo trazia os seguintes perigos: a) carro sem freio (antes de usar a manivela, deve acionar o freio de mão e colocar a alavanca de transmissão no ponto morto; porque se você é obrigado a ficar na frente do carro, pode ser atropelado pelo mesmo); b) usar a mão esquerda na hora de ligar o carro, segurando a alavanca da manivela com a mão esquerda, sem colocar o polegar sob a alça; isto torna mais fácil soltar a manivela e correr para dentro do carro; c) a manivela deverá soltar-se facilmente e quando isso não acontece o motorista pode quebrar o polegar, braço ou pulso se tiver segurando a manivela da maneira errada.

         Para evitar essas lesões, criou-se, a partir da década de 30, o sistema de chave pra ligar o carro. Muuuuito melhor. Estávamos na década de 50 e eu me lembro de tio Taninho (marido da tia Terezinha, irmã do papai) dando manivela nos caminhões que ele dirigia ou no carro como o da figura acima. Ele ‘dava manivela’ e na hora que o carro ligava ele saía correndo para entrar na cabine. Além de motorista tinha que ser atleta. Muito ágil.

            A frase do dia: “Muitas pessoas pensão que estão a pensar quando estão apenas a rearrumar os seus preconceitos” (JAMES, William, psicólogo e filósofo norte-americano apud Jornal A Tarde, de 02 de janeiro de 2014. Caderno 2. Pág. 2).

02 de janeiro de 1825, Brasil e Argentina iniciaram a Guerra Cisplatina pela posse da Banda Oriental, atual Uruguai. A região era área estratégica para os dois países por causa do controle da navegação e do comércio na bacia do rio da Prata. Em 02 de janeiro de 1833, o Reino Unido tomou posse das Ilhas Malvinas, anteriormente, requerida pela Argentina. Em 02 de janeiro de 1873, nasceu Santa Teresinha, religiosa francesa Tereza de Lisieux. Em 02 de janeiro de 1920, nasceu o escritor e bioquímico russo Isaac Asimov. Em 02 de janeiro de 2011, morreu o político brasileiro Eliseu Resende. Em 02 de janeiro de 2011, morreu o político brasileiro José de Ribamar Fiquene.  

Quem foi Eliseu Resende? Eliseu Resende nasceu em Oliveira, em 7 de fevereiro de 1929 e morreu em São Paulo, em 2 de janeiro de 2011.

Dirigiu o Departamento de Estrada de Rodagem de Minas Gerais e o DNER em seguida, para então ser escolhido ministro dos Transportes no governo João Figueiredo, de 15 de março de 1979 a 11 de maio de 1982 e de 1 de março a 19 de maio de 1993 ministro da Fazenda do governo Itamar Franco.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 02 de janeiro de 2014, 5a. feira: “Teofilândia – Bolão de baianos leva parte da Mega Sena da Virada”. A virada de 2013 para 2014 teve sabor especial para 26 moradores de Teofilândia, município da região sisaleira. Eles estão entre os ganhadores da Mega Sena sorteada na noite do dia 31 e deve receber cerca de R$ 2 milhões cada um.


Li no Jornal A Tarde, de 02 de janeiro de 2014, 5a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Investimentos – Indústria baiana ganha novo impulso em 2014”. Pelo menos 19 empreendimentos deverão entrar em operação neste ano no Estado.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário