quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

29 de janeiro de 2014 (4a. feira)

Hoje acordei ainda cansada da longa espera de ontem. Ficar sem fazer nada cansa também. Fui à Academia pela manhã e ao Pilates à noite.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. Eis o capítulo da crônica: “A Missa”:

 

A missa

 

         Ir à missa seguia um certo roteiro. Colocar a melhor roupa. Tinham famílias que tinham o terno da missa e o vestido da missa. Ia-se à missa com vestido com mangas e no meio da canela. Sem mangas não entrava na igreja e de calça comprida era um desrespeito. Cobria-se a cabeça com um véu. As filhas solteiras iam com a cabeça coberta com véu branco e as senhoras de véu preto.

As missas eram rezadas em latim. Aliás as missas eram totalmente ministradas em latim. Alguns padres apresentavam a homilia (preleção dada por um sacerdote no decorrer de uma missa, é explicativa do tema e promove uma exposição das verdades cristãs) em português. Para nós, crianças, era uma festa. Depois adolescentes, íamos para flertar.

O Pai Nosso era rezado como abaixo transcrevo. Naquele trecho onde falamos hoje em bom português “perdoai-nos as nossas ofensas, era assim: “perdoai-nos as nossas dívidas”, mesmo depois que se deixou de rezar em latim. Alguns evangélicos ainda rezam o “Pai Nosso” usando “perdoai-nos as nossas dívidas”.

“Pater noster qui es in caelis; sanctificetur nomen tuum; adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panem nostrum quotidianum da nobis hodie; et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris, et ne nos inducas in tentationem, sed libera nos a malo. Amen”.



A frase do dia: “Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma...” (LISPECTOR, Clarice, escritora apud Jornal A tarde, de 29 de janeiro de 2014. Caderno 2. Pág. 2)

Em 29 de janeiro de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek recebeu Dwight Eisenhower, presidente dos Estados Unidos, em Brasília. A visita do líder norte-americano foi um dos pontos marcantes de seu governo. Em 29 de janeiro de 1979, a província de Cidade Real passou por graves inundações, devido a chuvas torrenciais. Em 29 de janeiro de 1954, nasceu a apresentadora de televisão e atriz americana Oprah Winfrey. Em 29 de janeiro de 1961, nasceu o plubicitário e empresário brasileiro, conhecido por seu envolvimento Marcos Valério. Em 29 de janeiro de 2011, morreu a atriz brasileira Geórgia Gomide. Em 29 de janeiro de 2013, morreu o historiador, crítico de arte e curador brasileiro Walter Zanini. Hoje é comemorado o Dia Internacional do Hanseniano.

            Quem foi Geórgia Gomide? Elfriede Helene Gomide Witecy, mais conhecida como Geórgia Gomide nasceu em São Paulo, em 17 de agosto de 1937 e morreu em São Paulo, em 29 de janeiro de 2011. Foi uma atriz brasileira.

Geórgia Gomide foi uma das atrizes pioneiras da TV brasileira. Trabalhou nas TVs Tupi, Excelsior, Record, Globo, Rede Manchete e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes, como Redenção, As Pupilas do Senhor Reitor, Éramos Seis e O Direito de Nascer. Na TV Globo, seus maiores sucessos foram a dona de cantina italiana Bina, na novela Vereda Tropical, de Carlos Lombardi, e a maquiavélica Donana, na novela Hipertensão, de Ivani Ribeiro. Geórgia Gomide também participou das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos (Wikipédia).

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 29 de janeiro de 2014, 4a. feira: “Comida – Baiana é finalista em concurso internacional”. Única nordestina na disputa por um curso na Le Cordon Bleu: Lilian de Almeida.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 29 de janeiro de 2014, 4a. feira: “Tributo – Estado ameaça processar prefeitura por aumento de 1188% no IPTU do Ceasa”. Esse aumento pode levar o governo estadual a processar a prefeitura de Salvador. Em 2013, o tributo foi cobrado foi de R$ 598 mil. O deste ano é de R$ 7,7 milhões.


Li no Jornal A Tarde, de 29 de janeiro de 2014, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Futebol – Assembleia libera venda de bebida alcoólica em estádios”. À espera de sanção, lei prevê comercialização de cerveja e restringe a de uísque aos camarotes.  


Fiz sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário