segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

26 de janeiro de 2014 (domingo)

Hoje meu filho está fazendo 40 anos e minha linda sobrinha Patrícia está aniversariando também. É uma data muito importante para eles e para mim também. Meus parabéns e felicidades para ambos. Fernanda fez um peixe assado para João Gilberto. No amanhecer de ontem para hoje sonhei com uma das minhas primas completamente nua. Significa que um namoro, noivado ou casamento pode acontecer. Ops! ... Se fosse verdade... Para ver uma mulher em seu sonho, representa a passividade nutrição, natureza carinho e amor. Refere-se a seus próprios aspectos femininos ou também pode representar a sua mãe. Alternativamente, ele pode indicar tentação e culpa. Se você conhece a mulher, então ele pode simbolizar as preocupações e os sentimentos que você tem sobre ela. De mulher: noivado à vista, com casamento logo em seguida. À tarde fui à piscina com meu filho e meu neto. Desde que aqui cheguei minha nora e meu filho me convidaram para entrar na piscina e eu agradecia e não entrava... Até que meu neto caçula me convidou e eu não resisti.

oFoto de Fernanda P Rezende Magalhaes.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. Eis o capítulo da crônica: “O nascimento”:

 

O nascimento

 

         26 de janeiro de 1984, estava eu na praia, em Copacabana, em frente à Rua Figueiredo de Magalhães, quando a bolsa d’água rebentou. Era muita água que descia, uma quantidade enorme. Essa “água” era o líquido amniótico, que protege o bebê dentro do útero. O líquido amniótico cumpre várias funções para o feto: protege das lesões externas amortecendo os golpes ou os movimentos súbitos, permite liberdade de movimentos ao feto e incentiva o desenvolvimento músculo-esquelético, mantém uma temperatura relativamente constante no ambiente que o circunda, protege-o contra perda de calor, é uma fonte de líquido oral para o feto e permite o seu crescimento e desenvolvimento simétrico.

         Telefonei de casa para o médico. Eu tinha recebido o telefone justo naquele dia e foi a primeira ligação que fiz nele. No dia 26 de fevereiro – exatos um mês que ele havia nascido – recebi a notícia de que o Consórcio havia sorteado o meu nome: eu estava de posse do meu primeiro carro. Este filho me deu muita sorte. No dia em que ele fez 10 anos me mudei do Rio de Janeiro para morar em Salvador.

         Em casa foi uma balbúrdia. Mamãe dizia para eu não comer. Sheila – a amiga que morava conosco – dava pulos de alegria e de nervosismo. E dizia assim: pelo menos um bom acontecimento para alegrar esse dia chato”. Foi mais ou menos assim que ela falava. Mamãe e Sheila me levaram, de táxi, até o hospital que o médico indicou. Vera, minha irmã, foi depois. Chegando lá fui imediatamente bem recebida. Muito bem recebida.

         Cheguei na maternidade, na Rua Cupertino Durão, no Leblon. O bebê estava sentado de costas e não poderia nascer de parto normal. Não podia fazer cesariana, naquele momento, porque eu havia acabado de almoçar – e muito! O médico teve de esperar algumas horas. Tomei anestesia geral. Ainda estava grogue da anestesia quando ouvi o médico dizer que o bebê estava roxo. Dormi. Quando voltei da anestesia, só queria saber se ele não havia morrido. Ele estava no berçário. A carinha mais linda.

 

A frase do dia: “Talvez você não consiga, nem precise, dar um abraço no seu colega de trabalho. Mas a forma como fala já o toca. O tom de sua voz já faz diferença. Chega um momento em que, se você não tiver afeto pelo seu colega de trabalho, a situação fica complicada (OROFINO, Raul apud Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 50)


Em 26 de janeiro de 1500, Vicente Yañez Pinzón tornou-se o primeiro europeu a conhecer o Brasil. Em 26 de janeiro de 1994, recuperados os cadáveres de 55 trabalhadores de uma mina de carvão em Bengala Ocidental, na Índia. Em 26 de janeiro de 1583, nasceu a esposa de Diogo Álvares, o Caramuru, Catarina Paraguaçu. Em 26 de janeiro de 1917, nasceu o jornalista e escritor brasileiro, membro da ABL Antônio Callado. Em 26 de janeiro de 1931, morreu o escritor e político brasileiro Graça Aranha. Em 26 de janeiro de 1947, morreu o 15º. presidente do Brasil José Linhares.

 Quem foi Catarina Paraguaçu Catarina Álvares Paraguaçu nasceu na Bahia em 1495 e morreu na Bahia, em 26 de janeiro de 1583. Foi uma índia Tupinambá, da região onde hoje é o estado da Bahia. Segundo a certidão do batismo, realizado em 30 de julho de 1528 em Saint-Malo, na França, e encontrada no Canadá, o seu nome verdadeiro seria "Guaibimpará" e não "Paraguaçu" (nome que significa "mar grande"), como regista frei Santa Rita Durão, em seu poema Caramuru.
"O sonho de Catarina Paraguaçu"
(Manuel Lopes Rodrigues,1871).
Igreja da Graça, Salvador.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.



Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário