sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

23 de janeiro de 2015 (5a.feira)

Levantei-me cedo porque eu teria que ir ao escritório do Sidney, a SRZD, na Gávea. Daqui de Jacarepaguá até a Gávea, onde fica a SRZD levo 2h30 para chegar lá. É muito longe. Tive uma conversa de uma hora com o Sidney. Tomei o ônibus 550, até a Gávea, mas ele não passa pela PUC onde eu teria que saltar. Fiquei muito longe da rua Marquês de São Vicente e não havia ônibus para lá. Andei uns 4 quarteirões até o Hospital Miguel Couto, onde teria um ponto de ônibus. Mas não havia o tal ponto. Cansada, embaixo daquele sol escaldante, tomei um táxi. Foi 7 reais e quarenta e cinco centavos. Na volta, andei outros 4 quarteirões até o ponto para pegar o ônibus Alvorada. Saltei no BarraShopping e tomei um ônibus para a Cidade de Deus. Lá chegando  pretendia ir a pé até a casa de JG e não aguentei ir, tive que telefonar para a Fernanda. João Gilberto veio me buscar.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo “Amnésia

 

Amnésia


Quando tive o aneurisma cerebral, num primeiro momento, tive amnésia total. Num segundo momento, tive amnésia só do que ocorria no momento ou das pessoas com as quais eu convivia, logo antes ou depois do aneurisma. As coisas antigas, mas muito antigas mesmo eu me lembrava. Por outro lado, por exemplo, eu sabia que trabalhei no Banco Econômico. Têm pessoas ou fatos que foram totalmente apagadas de minha memória. Outras, me lembro vagamente.

Tem gente que vem sorrindo falar comigo. Por mais que tente me lembrar que pessoas são essas, não consigo me lembrar, não consigo de jeito nenhum. Fico um pouco constrangida: ou pergunto quem é ou eu deixo passar batido. A parte ruim é esta. A parte boa é que se eu tive algum desentendimento ou fiquei aborrecida com alguém, por qualquer motivo que seja, ficou lá dentro da memória do esquecimento. É como algo que nunca tivesse existido.

Não sei se é assédio moral ou “bullying”. Tinha uma funcionária de nome Leny que fazia isso comigo. Esqueci disso por algum tempo. Mas certo dia, na estação de Transbordo do Iguatemi, veio uma menina moreninha falar comigo. Não me lembrava quem era ela. “Sou a Leny, que trabalhou com você no Banco Econômico”. Continuei sem saber quem era. Pouco tempo depois, as coisas vieram, feito um turbilhão, em minha cabeça. Foi preciso um tempo para tudo se assentar. Aí me lembrei de tudo.

Dezenove anos depois minha memória vem se normalizando. Tem um ‘lap’ de tempo que realmente está amnésico. Mas consigo, às vezes, me lembrar de fatos, que fogem rapidamente da memória. Não é problema da idade – até alguma coisa pode ser – mas é um fenômeno da sequela que o aneurisma deixou. Depois de 19 anos do acontecido, tenho melhorado desses lapsos de memória.


A frase do dia: “O coelho gostava muito de saltar, e não seguia as instruções de seu dono. Por isso, a tartaruga o ultrapassou” (AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ESTATAL DA CHINA, na cobertura de uma corrida de animais na neve, na província de Henan. Como na fábula da Grécia Antiga, a tartaruga venceu o coelho apud Revista Época, de 20 de janeiro de 2014. Pág. 20).

Em 23 de janeiro de 1997, entrou em vigor a cobrança da CPMF, nas movimentações bancárias no Brasil. Em 23 de janeiro de 2006, o ator Guilherme de Pádua foi condenado a dezenove anos de prisão pelo assassinato da atriz Daniela Perez. Em 23 de janeiro de 1884, nasceu o jornalista, escritor brasileiro e membro da Academia Brasileira e Letras Viriato Correia. Em 23 de janeiro de 1933, nasceu o coreógrafo e carnavalesco brasileiro Joãosinho Trinta. Em 23 de janeiro de 1931, morreu a bailarina russa Anna Pavlova. Em 23 de janeiro de 1989, morreu o pintor espanhol Salvador Dali.

Quem foi Anna Pavlova? Anna Matveievna Pavlova nasceu em São Petesburgo, em 31 de janeiro de 1881 e  morreu em Haia em 23 de janeiro de 1931. Foi uma b ailarina russa.
Anna Pavlova em "A Morte do Cisne"
Anna Pavlova em "A Morte do Cisne" 

De talento e carisma excepcionais, fascinou o mundo da dança no fim do século XIX e na primeira metade do século XX.  Seu extraordinário talento e suas interpretações extremamente pessoais deram um novo sentido ao baé clássico. Também era conhecida como Anna Pavlovna Pavlova.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 23 de janeiro de 2014, 5a. feira: “Consumo – Inmetro lista os carros que consomem menos”. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou os carros mais econômicos de 2014.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 23 de janeiro de 2014, 5a. feira: “Prisão – Bieber deixa cadeia numa marra só”. Justin Bieber deixa a prisão em Miami no teto de um carro, acenando para os fãs. O cantor foi preso por dirigir com a carteira vencida e bêbado. Ele ainda riu ao ser fichado.


Li no Jornal Extra, de 23 de janeiro de 2014, 5a. feira, que trouxe a seguinte manchete: Transportes – Estou satisfeito com a SuperVia, diz Pezão”. Perto de assumir governo, elogios ainda a metrô e barcas. Como o secretário de Transportes, que sorriu após um acidente que deixou 600 mil a pé, governador defende a concessionária. ‘Eles vêm ganhando credibilidade’. 


Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário