segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

19 de janeiro de 2014 (domingo)

Eu e Thiago fomos à missa. Thiago vai todos os domingos à missa. Eu fui para rezar em sufrágio da alma de minha mãe Lucina, que estava fazendo 32 meses de falecida (2 anos e 8 meses). A missa estava tão bonita! O padre entrou na Igreja com 7 coroinhas vestidos de branco e vermelho. Eram tão novinhos! Depois o padre explicou que aqueles meninos estavam sendo preparados para a Primeira Comunhão.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Porque eu não como mais caranguejo:

 

Porque eu não como mais caranguejo

Aprendi a comer caranguejo aqui em Salvador, na praia. Achei uma delícia. Amei. Chegava na praia e já pedia uma porção da guloseima. É barato e delicioso. Primeiro se prepara a mesa. Uma bebida é bom. Pode ser cerveja ou coquetel de frutas. O uso de papel-toalha é imprescindível para absorver as sobras do caranguejo. Martelo, faca cega e um garfo pequeno, mas pode comer com a mão.
                                          (http://www. comofazer. com.br/como-comer-caranguejo/#ixzz2qyhnNwH1).

Retira-se todas as oito pernas e garras com um movimento de torção. Às vezes, um pouco de carne sai com a perna, aí a gente pode comê-la. Quebrar as garras usando o martelo (próprio para caranguejos), batendo-lhes nas pernas. Em seguida, tira-se a casca e come-se a carne branca, evitando a cartilagem.Vira-se o caranguejo de costas: pega-se a metade superior e a metade inferior em cada mão. Usa-se os dedos para puxar a carne para fora, depois de limpá-la e remove-se as brânquias do caranguejo 

O sabor realmente é muito bom, mas o aspecto nem tanto. Deixei de comer caranguejo não porque deixasse de gostar, pois é saborosíssimo. Quando eu soube como ele é preparado achei uma coisa inadmissível: o caranguejo ainda vivo é colocado na água FERVENTE. Só é colocado morto, depois de ter sido congelado ainda vivo!


A frase do dia: “É preciso capacitar a mão de obra nas regiões mais deprimidas do estado (Bahia) para haver possibilidade de atrair empresas para essas áreas” (BAUDELAIRE, Charles, escritor francês apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 19 de janeiro de 2014. Pág. 2).


Em 19 de janeiro de 1935, o poeta brasileiro Ronald de Carvalho sofreu um acidente automobilístico. Em 19 de janeiro de 2000, a prática do topless foi liberada formalmente pels Secretaria de Segurança da cidade do Rio de Janeiro. Em 19 de janeiro de 1931, nasceu o ator brasileiro Ítalo Rossi. Em 19 de janeiro de 1942, nasceu a cantora brasileira Nara Leão. Em 19 de janeiro de 1958, morreu o sertanista brasileiro Marechal Rondon. Em 19 de janeiro de 1982, morreu a cantora brasileira Elis Regina.

Quem foi Nara Leão? Nara Lofego Leão Diegues nasceu em Vitória, em 19 de janeiro de 1942 e morreu no Rio de Janeiro, em 7 de junho de 1989. Foi uma cantora brasileira.
 
Nara Leão foi considerada a Musa da Bossa Nova.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 19 de janeiro de 2014, domingo: “Teatro – Elis Baiana”. Laila Garim se consagra no teatro com Elis, A Musical. Em cartaz, a atriz baiana arranca elogios do público, da crítica e de nomes como Dennis Carvalho, Nelson Motta e João Falcão. Seus projetos? Ter sua própria companhia de teatro.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 19 de janeiro de 2014, domingo: “Polêmica – Grupo organiza “rolezinho” em shopping baiano e divide opiniões”. Encontros de jovens em centros comerciais dividem opiniões e preocupam clientes e representante de lojistas.


Li no Jornal A Tarde, de 19 de janeiro de 2014, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Economia – Bahia é recordista no Bolsa Família”. 42% da população depende do programa de renda mínima, o que acaba sendo um limitador para a economia do.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 18 de janeiro de 2014, sábado: “Cotidiano – Maior universidade brasileita discutirá mudanças em seu vestibular”. Aos 80, USP vai discutir mudanças no vestibular. Novo reitor colocará em discussão o modelo atual de ingresso. Com mais de 150 mil candidatos, Fuvest é o maior vestibular do país.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 18 de janeiro de 2014, sábado: “Mercado – Liquidação do BVA põe em risco R$ 2,7 bilhões de fundos de pensão”. Mais de 70 fundos de pensão de empresas estatais e de prefeituras correm o risco de perder a maior parte dos R$ 2,7 bilhões investidos em papéis lastreados por empréstimos originados pelo banco BVA.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 18 de janeiro de 2014, sábado, como principal manchete de capa: “Esporte – Comitê da FIFA no país repassa gastos da Copa a governos”. Sedes assumiram custos em aditivos assinados em 2009; como em outros Mundiai, despesas são compartilhadas, diz entidade.


Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário