quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

15 de janeiro de 2014 (4a. feira)

Hoje minha sobrinha Carol, que fez aniversário dia 12 de janeiro, veio com uma amiguinha passar 4 dias comigo. De manhã fui ao laboratório do Hospital da Bahia e à noite fui ao Pilates.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. O capítulo Pés trocados:

    PÉS TROCADOS

         Estava numa fase que gostava de aparecer, de acontecer. Não suportava ser criticada ou admoestada. Não estava para ‘saco de pancadas’. Era nova no emprego e novinha de idade. Pouco mais que a adolescência. Me maquiei bem – gostava de uma boa maquiagem –, me perfumei, olhei no espelho de um lado, depois do outro. Estava bem. Saí para o trabalho.


Logo de manhã assim, fui ao toalete. Uma colega de trabalho olhou para os meus pés e começou a rir. Chamou outras duas amigas e riram bastante. Aí que ‘caí na real’. Para quem não suportava ser alvo de deboche ou críticas, quaisquer que fossem, foi uma humilhação muuuuuito grande para os meus padrões do momento.


Eu estava simplesmente com um pé de sapato preto com lacinho e outro pé com uma espécie de botõezinhos. Não sei como aconteceu aquilo: eu calçar um sapato de um determinado par e outro de outra forma. O pior: eu teria que ficar o dia inteiro daquele jeito. Quase não me levantei da cadeira. O bom é que eu não lidava com o público. Chorei de tanta humilhação!


Acho que serviu de lição para mim. Estava numa fase que não queria descer, não queria olhar para baixo. Acontece... Passados alguns anos até achei engraçado e passei a contar o fato para meus amigos e colegas. Só teve repercussão dado o momento por que eu passava, aquele momento de arrogância e prepotência próprio dos imaturos e inconsequentes.

A frase do dia: “As pessoas não carecem de força. Carecem de determinação.”                                (HUGO, Victor, escritor francês apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 15 de janeiro de 2014. Pág. 2).
            Em 15 de janeiro de 1973, os Estados Unidos cessam suas ações militares contra o Vietnã do Norte. Em 15 de janeiro de 1985, no Brasil, foi eleito pelo Colégio Eleitoral, em eleição indireta, Tancredo Neves, o primeiro presidente civil em 21 anos de Ditadura Militar no Brasil. Em 15 de janeiro de 1918, nasceu o 2º. presidente do Egito Gamal Abdel Nasser. Em 15 de janeiro de 1918, nasceu o militar e 42º. presidente do Brasil João Figueiredo. Em 15 de janeiro de 1919, morreu assassinada a filósofa marxista e revolucionária polaca Rosa Luxemburgo. Em 15 de janeiro de 1988, morreu o advogado, jornalista, romancista e ensaísta brasileiro e membro na ABL Vianna Moog. Hoje é comemorado o Dia da Imprensa Filatélica e Dia dos Adultos.


Quem foi Rosa de Luxemburgo?
Rosa Luxemburgo, em polonês Róża Luksemburg nasceu em Zamość, em 5 de março de 1871 e morreu em Berlim, em 15 de janeiro de 1919, foi uma filósofa e economista marxista polonesa, alemã. Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia do Reino da Polônia e Lituânia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD). Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD).
                                                      
                                            Retrato de Rosa Luxemburgo (data desconhecida)

Em 1919, Bertolt Brecht escreveu um epitáfio poético em homenagem a Rosa Luxemburgo, que recebeu música de Kurt Weill em 1928, sendo renomeado como O Réquiem de Berlim:
Aqui jaz
Rosa Luxemburgo,
judia da Polônia,
vanguarda dos operários alemães,
morta por ordem dos opressores.
Oprimidos,
enterrai vossas desavenças!

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 15 de janeiro de 2014, 4a. feira: “Festa do Bonfim – Ministra entrega hoje o título de Patrimônio Imaterial”. Entrega será feita pela ministra Marta Suplicy e a presidente do Iphan, Jurema Machado. A festa, que acontece amanhã, é realizada desde 1745 e teve o título de Patrimônio Imaterial Nacional aprovado pelo Iphan em junho de 2013.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 15 de janeiro de 2014, 4a. feira: “Volta às aulas – Escolas com irregularidades são autuadas por fiscais”. Procon-BA e Codecon notificam colégios de Salvador por problemas como a exigência de de entrega de materiais de uso coletivo.

Li no Jornal A Tarde, de 15 de janeiro de 2014, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Violência – Homicídios caem 10,7% em Salvador, diz estado”. Redução foi maior na periferia; áreas nobres tiveram aumento.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Até amanhã meus fiéis seguidores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário