quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

30 de dezembro de 2013 (2a. feira)

            Eu me levantei ainda em dúvida se eu viria para o Réveillon com minha filha. Ela me telefonou dizendo que ficaria mais tranquila comigo junto dela do que eu sozinha em casa. Poderia passar mau e levar uma queda e tal... Pensei assim: se eu conseguir alguém para dar a ração para os gatos, eu vou. Por um acaso vi minha vizinha da porta em frente:

– Selma, você vai passar aqui ou vai viajar no Réveillon?

          – Vou passar aqui em casa mesmo. 

         Perguntei se ela poderia dar ração para os gatos. Uma vez dando a palavra que sim, entreguei a chave da casa para ela. Assim resolvi ir com meu genro. Fomos de carro pela BR-324, depois a BA-227 e chegamos em Madre de Deus. A chegada em Madre de Deus foi linda. Estrada muito bem cuidada. Depois eu soube que era cuidada pela Petrobras. Tem quilômetros e quilômetros com grandes tanques e chaminés. De lá tomamos um barquinho e fomos para o nosso destino: Bom Jesus dos Passos.
Ilha de Bom Jesus dos Passos
Deus            
            Bom Jesus dos Passos é uma ilha quase desconhecida do grande público de Salvador e tem um único acesso que se dá pelo mar que parte do município de Madre de Deus. Não há carros. Chegar como por terra? Impossível, nas condições atuais! O mar é de águas azuis e límpidas. Tem quatro praias: a da Pontinha, a do Nordeste, a praia na Ponta do Padre e a que fica em frente da igreja. Eu me hospedei na Praia do Nordeste em Bom Jesus. É lá que ficarei até o dia 31 de dezembro.

            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica O presunto:

O PRESUNTO


          A mesa estava posta para o café da manhã: leite, café, chocolate, biscoito, pão, manteiga, queijo e presunto. As crianças já restavam sentadas à mesa. Eu, muito apressada, como sempre, para ir para o trabalho no banco. Sentei-me à mesa e perguntei: “Cadê o peresunto?”. “Dona Nair, está na mesa”. “Não está, Bel.” Ela veio logo e constatou que não estava nesno na mesa. O prato em que continha o presunto estava vazio. Alguém comeu.

 

Cada um de nós olhou para a cara de cada um. Quem teria comido?  Esperei que acabássemos com o café da manhã. Todos comeram muito bem. Então ninguém estava com a barriga vazia. Olhei para Bel e percebi que não fora ela; para Vanúzia, também não; para Alda, não, não fora ela; João Gilberto também não: ele gostava muito de biscoitos; e Joana tinha só cinco anos: não daria conta de comer aquilo tudo.

 

         O mistério continuava. Parecia até uma coisa do outro mundo, até que enfim o mistério se desfizera. Debaixo da mesa estavam Princesa, a gata e Pingo, o gatinho. Princesa estava sentadinha lambendo os beiços e Pingo encontrava-se deitado, com uma cara de satisfeito e o rabinho de pé. Não tive dúvidas. Quem havia comido o presunto eram os gatos. Num instantinho deram cabo de todo o presunto. Olhamo-nos todos e começamos a rir. Não foram necessárias as palavras.

medeo tempo otas de um cruzeiro
Te A frase do dia: “A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros” (LAMA DALAI, líder espiritual apud Jornal A Tarde, de 30 de dezembro de 2014. Caderno 2. Pág. 2).

30 de dezembro de 1927, abriu a primeira linha de metrô japonesa, em Tóquio. Em 30 de dezembro de 1944, o estado de Washington registrou sua temperatura mais baixa –44º centígrados. Em 30 de dezembro de 1865, nasceu o Prêmio Nobel de Literatura de 1907 Rudyard Kipling. Em 30 de dezembro de 1898, nasceu o escritor e folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo. Em 30 de dezembro de 2005, morreu o cenógrafo brasileiro Gianni Ratto. Em 30 de dezembro de 2006, morreu o ex-ditador do Iraque Saddam Hussein.


Quem foi Luís da Câmara Cascudo? Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, em 30 de dezembro de 1898 e morreu em Natal em 30 de julho de 1986. Foi historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro.


           Cascudo em 1928, em colação de grau na Faculdade de Direito do Recife.


Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito daUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Instituto de Antropologia desta universidade tem seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estreia, Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicouGeografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971) foram editadas postumamente. Quase chegou a ser demitido por estudar figuras folclóricas como o lobisomen.



Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 30 de dezembro de 2013, 2a. feira: “Música – Elton John negocia trazer show de nova turnê a Salvador”. Compositor se apresenta na Arena Castelão, em Fortaleza, dia 26 de fevereiro de 2014, com ingressos a partir de R$ 100. Elton John confirma show no Ceará e negocia apresentação em Salvador. Será a primeira vez do cantor na capital do Ceará e a quinta no Brasil.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 30 de dezembro de 2013, 2a. feira: “Esporte – Fratura do Spider choca o mundo”. Anderson Silva quebra perde luta pelo título e ficará 6 meses em re uperação após cirurgia.


Li no Jornal A Tarde, de 30 de dezembro de 2013, 2a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Finanças – Especialistas apontam as ehores opções para nvestir em 2014. Investidor deve ter cautela ao tentar fazer o dinheiro rendedr. Aplicações conservadoras são as indicadas diante de inflação e juros mais altos no novo ano.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário