segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

04 de janeiro de 2014 (sábado)


  Não saí de casa. Fiquei no computador e lendo jornais e revistas.

            Eis algumas fotos do Réveillon em Bom Jesus dos Passos::
 image.jpeg
 Joana e Eu
                        image.jpeg
           Renata, Amanaara, Zeinho, Ajurimar, Thiago, Joana, eu e, na frente, Gabriel

image.jpeg
         

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica Calça Comprida:

CALÇA COMPRIDA


         Eu achava tão bonito usar calça comprida... mas papai não deixava. Fui usar calça comprida aos 18 anos – escondida dele! Eu ia para a casa da minha prima Helena e lá eu trocava a roupa que eu estava por uma calça vermelha, pescador, que eu tinha. A mesma coisa foi com o batom. E usei o vermelho. Era ousada!

Papai dizia assim “Mulher minha não anda como homem!” E mamãe também não usava. O que nós usávamos? Saias longas, feito freira. Tinha que ser na altura do tornozelo, enquanto as mulheres usavam vestidos na altura dos joelhos e as meninas usavam-nos curtinhos (pouco acima dos joelhos). Quando veio a minissaia, nem pensar!

Muitos anos depois, já fora de Campo Grande, voltando para aquela cidade, qual não foi a minha surpresa ao ver a minha irmã Alda usando calças compridas. Elas eram largonas, desproporcionais ao tamanho dela. Alda me disse que não tinha vestidos, nem saias. Mas como? Papai era contra. Não entendi nada. Mas as coisas eram como eram.

Quando retornei a Campo Grande, Alda não estava mais com 7 anos, mas com 12. Continuava a usar calças e não ter vestidos, nem saias. Aí perguntei para meu pai porque ele não permitia que eu usasse calças compridas. Ele me disse “a gente muda. Agora acho as calças mais adequadas”. É...



            A frase do dia: “Muitas pessoas são dotadas de razão, muito poucas de bom senso” (LE BON, Gustave in Revista Mestre, de outubro de 2004. Pág. 34).

04 de janeiro de 1808, criação da primeira tipografia no Brasil. Em 04 de janeiro de 1895, o capitão francês Albert Dreyfus, judeu, foi condenado por passar segredos militares aos alemães e perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. O caso virou exemplo do anti-semitismo que reinava na Europa. Em 04 de janeiro de 1809, nasceu o professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos que leva seu sobrenome Louis Braille. Em 04 de janeiro de 1839, nasceu o poeta brasileiro Casimiro de Abreu. Em 04 de janeiro de 1960, morreu o escritor e filósofo francês Albert Camus. Em 04 de janeiro de 1998, morreu o cartunista brasileiro Henfil. Hoje é comemorado o Dia Mundial do Braille.


Quem foi Louis Braille? Louis Braille nasceu em Coupvray, em 4 de janeiro de 809 e morreu em Paris em 6 de janeiro de 1852, mais raramente Luís Braille, foi o criador do sistema de leitura para cegos que recebeu seu nome, braille.
.
           Sendo um sistema realmente eficaz, por fim tornou-se popular. Hoje, o método simples e engenhoso elaborado por Braille torna a palavra escrita disponível a milhões de deficientes visuais, graças aos esforços decididos daquele rapaz há quase 200 anos.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 04 de janeiro de 2014, sábado: “Operação Verão – Segurança é reforçada nas principais cidades turísticas do Estado”. Vinte mil policiais e bombeiros militares reforçarão a segurança nas principais cidades turísticas do Estado. A Operação Verão 2014 foi lançada ontem e terá duração até 14 de março. Os focos principais serão o litoral baiano, os grandes eventos e as festas populares. A tropa terá o apoio de três aviões, quatro helicópteros e bases comunitárias móveis.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 04 de janeiro de 2014, sábado: “Despedida – Lúcia Rocha, mãe do cineasta Gláuber Rocha, morre no Rio aos 94 anos”. Dona Sílvia lutou pela preservação dos filmes e do acervo documental do filho.


Li no Jornal A Tarde, de 04 de janeiro de 2014, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Eleições – Marina aceita ser vice de Campos”. Ex-ministra convence PSB a desistir de apoiar Geraldo Alckmin em São Paulo e concorda em lançar candidatura.



Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 04 de janeiro de 2014, sábado: “Mercado – Salário mínimo de domésticos sobe para R$ 810 em SP”. O salário mínimo de São Paulo é maior que o piso nacional.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 04 de janeiro de 2014, sábado: “Mundo – Enterro de brasileira morta no Líbano vira evento político”. O enterro da brasileira Malak Zahwe, 17, morta em atentado no Líbano, teve forte significado político. O funeral ocorreu no interior do país, em região dominada pelo Hizbullah. Centena de pessoas, incluindo autoridades políticas e religiosas, carregaram o caixão. Na hora do atentado Malak comprava roupas. Segundo parentes, ela foi encontrada vestida com uma peça com etiqueta.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 04 de janeiro de 2014, sábado, como principal manchete de capa: “Mercado – Governo anuncia superavit fiscal para acalmar mercado”. Ministro Mantega antecipa em quase um mês resultado da economia de R$ 75 bi para tranquilizar ‘nervosinhos’.



Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário