quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

27 de janeiro de 2014 (2a. feira)

Hoje fomos a um rodízio de pizza, no Norte Grill, na Barra, Zona Oeste do Rio. A pizza estava muito gostosa – qualquer sabor! Comi 2 pedaços da salgada e um pedaço da doce. João Gilberto comeu uns doze pedaços e passou mal. Claro! Fernanda, além de comer muita pizza, comeu espaguete e Andressa comeu crepe, João Fernando comeu uns dez pedaços de pizza salgada e uns três pedaços da pizza doce. João Gabriel não comeu nada, porque estava dormindo.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida. Eis o capítulo da crônica: “A Ferradura”:

 

A ferradura

 

         Cavalos são animais altivos, garbosos e muito elegantes. A fêmea do cavalo é a égua, o cavalo não castrado é o garanhão e o filhote é o potro. O cavalo é um animal de grande porte, podendo alcançar 400 kg, não-violento. é um animal dócil que só ataca quando se sente ameaçado. Não resta dúvida que é um animal muito bonito.

Eu me lembro quando, certa vez, papai colocou ferradura num cavalo. Acho que foi no Mulato. Ele ficou quieto. A coisa mais bonitinha. A ferradura é uma peça que pode ser feita de ferro e outros materiais. É utilizada em cavalos, mulas, jumentos e afins, como proteção dos cascos (os pés dos cavalos não correspondem ao modelo das mãos ou pés dos humanos, já que são compostos apenas por um dedo e uma unha. Os cascos dos cavalos pertencem ao mesmo material que compõe as unhas dos humanos: a creatina).

Em um cavalo ideal o centro de gravidade do membro e o centro de gravidade do casco são idênticos (figuras 1, 2, 3 e 4)
Figura 1:

Centro de Gravidade dos Equinos
Fonte: Butler (1994)
Figura 2:

Centro de Gravidade dos membros
Fonte: Butler (1994)
Figura 3:

Centro de Gravidade do Casco
Fonte: Butler (1994
Figura 4:

Balanceamento e nivelamento dos cascos
Fonte: Butler (1994)
A ferradura altera a percepção das estimulações naturais exigidas pelas células responsáveis pelo crescimento do casco. Se o casqueamento e ferrageamento vão alterar o alinhamento do casco, o melhor é nunca programá-los, pois cascos desnivelados pelo casqueador vão distribuir as resultantes das forças de modo irregular e, assim, ocasionar efeitos negativos sobre as  células que fazem a queratogênese. É importante lembrar que o crescimento da pinça, dos quartos e dos talões está na razão inversa da ordem e intensidade das pressões recebidas por eles (http://agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_casco_equino_qualidade_crescimento.htm).

Ele prendia a ferradura com uma série de cravos na parte morta do casco. Ele dizia que o animal não sentia dor. Papai não precisava contratar ferreiro para colocar ferraduras. Ele mesmo as colocava. Papai sabia fazer muitas coisas. “Além da proteção, a ferradura aumenta a tração das patas, serve para compensar defeitos de formação do casco e reduz irregularidades da marcha”. Finalmente, a ferradura é o “sapato” do cavalo. E que sapato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário