sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

09 de janeiro de 2014 (5a. feira)

Fui ao banco. Fui e voltei bem.

                        Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: A maior história de todos os tempos: a própria vida. Leiam o acróstico Vera Lucia Vieira de Rezende:

VERA LUCIA VIEIRA DE REZENDE


Vera Lucia Vieira de Rezende
Era para ser minha única irmã.
Realmente foi por muito tempo
Ainda que fosse por vinte anos.

Ligada nos mistérios da vida
Uma vez que é iluminada
Cada vez que tem um problema
Ilumina a sua alma e o resolve
Assim do nada ou depois de muita luta.

Vê-se que é guerreira
Irmã querida, grandiosa, bondosa,
E às vezes é incompreendida
Inda que não seja má
Realmente foi por muito tempo
Alma grandiosa, bondosa,

Devido ao seu forte temperamento
Ecoam sentimentos

Ruídos, mas que logo passa
E tudo fica resolvido
Zerado. Tudo fica bem.
E porque é sabido
No mundo em que vivemos
De nada adianta ressentimento...
E tudo vira compreensão.


A frase do dia: “A única pessoa com quem se deve competir é consigo mesmo. Não se pode esperar um desafio mais justo” (RUTHMAN, Todo, pensador apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 09 de janeiro de 2014. Pág. 2.).

Em 09 de janeiro de 1822, Dom Pedro I com a frase Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico, se recusou a voltar para sua terra natal, Portugal. Este ato do então regente deu maior força ao processo de independência do Brasil e ficou conhecido como o Dia do Fico. Em 09 de janeiro de 1863, inauguração do metrô de Londres, primeiro trem subterrâneo do mundo, com sete quilômetros de comprimento. Em 09 de janeiro de 1917, nasceu o treinador de futebol no Brasil, Otto Glória. Em 09 de janeiro de 1976, nasceu o poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto. Em 09 de janeiro de 2004, morreu o político e jurista italiano Norberto Bobbio. Em 09 de janeiro de 2004, morreu o ator e diretor brasileiro Rogério Sganzerla. Hoje é comemorado o Dia do Fico.

Quem foi João Cabral de Melo Neto? João Cabral de Melo Neto nasceu em Recife, em  9 de janeiro de 1920 e morreu no Rio de Janeiro, em 9 de outubro de 1999). foi poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
750 x 501 · 67 kB · jpeg·João Cabral Melo Neto, Biografia

        Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilbert Freyre, João Cabral foi amigo do pintor Joan Miró e do poeta Joan  Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prêmios literários. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 09 de janeiro de 2014, 5a. feira: “Cênicas – Temporada de Sucessos”. Agora é época de aproveitar as férias para conferir novos espetáculos e a volta de montagens premiadas do teatro infantil assinadas por duas companhias.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 09 de janeiro de 2014, 5a. feira: “Crime – Bandidos explodem caixas do BB em America Dourada”. Este foi o primeiro ataque a instituição financeira neste ano e o segundo no Banco do Brasil da cidade, de acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia.


Li no Jornal A Tarde, de 09 de janeiro de 2014, 5a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Educação – Sisu, ‘novo vestibular’ tem recorde de inscritos”. Dois milhões já disputam vagas nas universidades públicas em 2014.


Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário