domingo, 5 de janeiro de 2014

03 de janeiro de 2014 (6a. feira)

Hoje estaria fazendo 72 anos que mamãe se casou com papai: 03 de janeiro de 1942! Eles se casaram em casa mesmo. O juiz veio para celebrar a cerimônia. Não sei se teve padre. E nunca vou saber, porque quem poderia me dizer isto já não está aqui.

                        Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica Meu primeiro voo:

MEU PRIMEIRO VOO


         O diretor do Jornal Correio do Estado chegou para mim e disse que eu teria que fazer uma matéria com a mulher do prefeito de Corumbá, “mas é hoje”. “Ela está aqui em Campo Grande?”, perguntei. Não, não estava e eu teria que viajar até Corumbá. Como eu iria? “De avião, ora!”, ele respondeu.

       Sabem qual era o avião? Estávamos em 1963. Era um teco-teco. E o que era teco-teco? “Você vai ver quando chegar lá”. Estava impressionada! Eu iria viajar de avião. DE AVIÃO! Ao mesmo tempo que eu desejava viajar de avião, eu tinha medo. Era coisa nova para mim. E sozinha, sem ninguém conhecido para me acompanhar.

Era um aviãozinho de nada. Roncava muito. Subiu a cem pés de altura! Meu Deus como ele voava alto! Se as nuvens falassem por certo diriam “tem outras nuvens mais altas ainda”. Ele roncava tanto que não deixava se ouvir as nuvens. Um horror! Trepidava tanto que eu pensava: desta vez eu vou morrer. Sobrevivi para poder contar para vocês.

Voltei no dia seguinte. Mesmo horror, mesmos pensamentos. A matéria saiu na primeira página do jornal no outro dia. Não havia internet, os meios de comunicação eram sofríveis e fiz tudo no tempo mais rápido que pude. Um dia para ir. Um dia para voltar e um dia para publicar. Foram apenas três dias. Um recorde!

            A frase do dia: “O sentido da vida é estar vivo. É tão claro, tão óbvio e tão simples. Mesmo assim, todo mundo não para de correr em pânico, como se fosse necessário conseguir alguma coisa além de si próprio” pensar quando estão apenas a rearrumar os seus preconceitos” (WATTS, Alan, filósofo e escritor apud Jornal A Tarde, de 03 de janeiro de 2014. Caderno 2. Pág. 2).


03 de janeiro de 1994, acontece o último eclipse total do sol no hemisfério sul do século XX. O sol fica encoberto pela Lua por 4 minutos e 25 segundos. Em 03 de janeiro de 1999, o presidente iugoslavo Slobodan Miloseviv cede às exigências ocidentais para que aceite a instalação de tropas aliadas em Kosovo, retire suas forças e revogue a expulsão das pessoas de etnia albanesa. Em 03 de janeiro de 1969, nasceu o ator brasileiro Matheus Nachtergaele. Em 03 de janeiro de 1969, nasceu o piloto de Fórmula 1, Michael Schumacher. Em 03 de janeiro de 1437, morreu a princesa da França, rainha consorte da Inglaterra Catarina de Valois. Em 03 de janeiro de 2014, morreu a atriz e pintora americana Alicia Rhett. Hoje é comemorado o Dia do Juizado de Menores.

Quem foi Alicia Rhett? Alicia Rhett nasceu em Savannah, em 1 de fevereiro de 2015 e morreu em Charleston, em 3 de janeiro de 2014. Foi uma pintora americana.
                                                           
                                           Alicia Rhett em  E o vento levou ("Gone with the Wind", 1939).


                                                             Alicia Rhett em E o vento levou ("Gone with the Wind")

 Como atriz, foi mais lembrada pela atuação no clássico do cinema  E o vento levou ("Gone with the Wind", 1939), onde interpretou India Wilkes, que era inimiga da heroína Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) – papel que, apesar de relativamente pequeno, tem relevância na trama, o que garantiu a Rhett o momento onde, como atriz, se fez notar no cinema.



Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 03 de janeiro de 2014, 6a. feira: “Resgate – Passageiros de navio são resgatados”. O esforço para resgatar 52 passageiros retidos a bordo de um navio russo de pesquisas há nove dias encalhados no gelo da Antárdida foi bem sucedido e todos foram retirados em segurança por helicóptero. O líder da expedição privada, Chris Turney, disse que as condições marítimas melhoraram o suficiente para permitir o resgate após dias de fortes ventos, neblina e a movimentação de gelo no mar.



Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 03 de janeiro de 2014, 6a. feira: “Trânsito Violento – Bahia registra o 2º. maior número de mortes em rodovias federais”. A Bahia ficou em 2º. lugar em mortes em rodovias federais. Foram 43 vitimas entre 20 de janeiro e 1º. de janeiro. Minas Gerais lidera estatística.


Li no Jornal A Tarde, de 03 de janeiro de 2014, 6a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Tratamentos – Planos de saúde passam a oferecer 87 novas coberturas”. Pacientes com câncer gastavam até R$ 30 mil mensais com remédios antes das mudanças.


Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário