segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

05 de janeiro de 2014 (domingo)

Meu domingo foi intenso. Logo de manhã fui às lojas Ferreira Costa porque Joana e Thiago queriam comprar umas tintas. Demoramos um bocado lá porque a loja é grande, depois pagamos e ainda tivemos de esperar uns 20 minutos porque eles tiveram de misturar a base com o pó solvente. Saímos e fomos direto almoçar no Restaurante Rua 15 (antigo Beach Stop) e almoçamos bem, Eu tomei suco de abacaxi com hortelã, Joana suco de laranja e Thiago, cerveja. Como entrada comi pastel de frango com catupiry, Joana comeu pastel de siri e Thiago pastel de camarão. Almoçamos os três filé com batatas fritas inteiras. Voltamos para casa e, em seguida fomos à missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima de Stela Mares. Era o aniversário de 83 anos de dona Edméa. foi a missa da Epifania do Senhor. Após a missa fomos à festa na casa dela. Salgados e doces finos. Tudo muito bom. Era também o aniversário de 31 anos de uma de suas netas. Haviam três tortas. Não as comi.


            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam o acróstico Convite:

CONVITE


         28-06-1993


Levitando... Começando a pensar...
Ululando...[1] Germinando uma ideia,
Imaginando... Querendo registrar
Zabumbando...[2] Levando a uma lereia.[3]

Crivo! Pausa! Psiu! Fique quieto...
Luz! Lume! Fogo! Dê-me um lampejo,[4]
Abnuente[5] adjetivo/Substantivo afeto
Um momento calculado de desejo
De estruturar/escrever um tratado
Inda que seja um trabalho técnico
Ou pretensamente científico/didático

Faça-me o favor
Refaça-se do susto deste acróstico
Arfe... Respire... Inspire-se
Navegue suas ideias e fantasias
Curve-se diante do convite fantástico
Ouça-se o seu coração e a minha razão

Faça-me o favor
Escreva, reescreva comigo
Revise e corrija o texto
Nada de grandioso
Antigo, careta, snob ou fantasioso
No mínimo um livro
De Administração Financeira
E de vivência em finanças
Sério, organizado e de fácil consulta

            A frase do dia: “Ser normal, muitas vezes, significa seguir regras hipócritas e falsas. Não seja comum, não seja padrão” (Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 50).

05 de janeiro de 1496, o Rei Dom Manuel I assinou o decreto de expulsão dos “hereges” de Portugal. Em 05 de janeiro de 1812, Napoleão Bonaparte abandonou seu exército em difíceis condições na Rússia e retornou a Paris. Em 05 de janeiro de 1901, nasceu o desenhista e empresário norte-americano Walt Disney. Em 05 de janeiro de 1914, nasceu a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Em 05 de janeiro de 2012, morreu o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Em 05 de janeiro de 2013, morreu o presidente da África do Sul (1994-1999) Nelson Mandela. Hoje é comemorado o Dia Internacional do Voluntário.


Quem foi Lina Bo Bardi? Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, nasceu em Roma, em 5 de dezembro de 1914 e morreu em São Paulo, 20 de março de 1992). Foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
 Lina Bo Bardi na Isla de Giglio, 1945
                                                   Lina Bo Bardi na Isla de Giglio, 1945
              
             Nasceu na Itália esta ilustre brasileira. Fugindo do horror do pós-Guerra, encontrou no Brasil sua “pátria de escolha”. Em seus ousados projetos arquitetônicos, aliou os conhecimentos que trouxe do Velho Mundo à riqueza da nossa cultura popular. Espalhou suas obras em diversos cantos, dedicando a mesma paixão a museus grandiosos e capelinhas miseráveis. Em uma de suas citações: “Tenho horror de projetar casa para madame, que infrige como será a piscina, as cortinas. Só projeto casas para pessoas que tenho relação afetiva.”


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 05 de janeiro de 2014, domingo: “Boipeba – Quase selvagem, a ilha é um dos maiores polos de turismo do País”. Localizada no Arquipélago de Tinharé, Boipeba foi eleita um dos melhores destinos do Brasil.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 05 de janeiro de 2014, domingo: “Gestão – Salvador terá confisco de imóveis sem indenização”. Medida faz parte do Sistema de Cultura, que será sancionado amanhã.


Li no Jornal A Tarde, de 05 de janeiro de 2014, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Cenário – Economia tem obstáculos em 2014”. Empresários apontam entraves estruturais e históricos que a Bahia precisa superar para deslanchar neste ano.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de janeiro de 2014, domingo: “Tênis – Serena conquista 1º. título em 2014 e amplia série invicta”. Norte-americana vence Victoria Azarenka na decisão em Brisbane e alcança  22 triunfos seguidos.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de janeiro de 2014, domingo: “Cotidiano – Falta de água no litoral de São Paulo antecipa retorno”. A falta de água em cidades do litoral de São Paulo – no Guarujá já são até seis dias de desabastecimento – fez o turista que viajou para aproveitar o Ano Novo na praia voltar mais cedo à capital.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de janeiro de 2014, domingo, como principal manchete de capa: “Mercado – Governo cogita abrir mercado a aéreas de fora durante a Copa”. Ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) não descara intervir no setor para combater aumentos abusivos de passagens.


Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!
           


[1] Ulular = Exprimir
[2] Zabumbar = Propalar (novidades); Divulgar
[3] Lereia = Conversa mole
[4] Lampejo = Manifestação rápida e/ou brilhante de uma ideia
[5] Abnuente = 

Nenhum comentário:

Postar um comentário