quinta-feira, 9 de outubro de 2014

09 de outubro de 2014 (5ª. feira)

            Hoje fez um lindo dia de sol, embora o Serviço de Meteorologia tenha tido informado que hoje choveria no litoral nordestino. Não choveu. De madrugada fez 24 ͦ, amanheceu com 25 ͦ, e durante o dia todo fez 26 ͦ, Como se vê a temperatura em Salvador é estável.


          Pela manhã, li a Revista Época. À tarde, dei aula e li o jornal. Fiz palavras cruzadas e sudoku.


          Abaixo, o vigésimo primeiro capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 12 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 24 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; o décimo-sexto capítulo, dia 28 de agosto; o décimo sétimo capítulo, dia 4 de setembro; 11 de setembro, o décimo nono, dia 18 de setembro e o vigésimo capítulo, dia 25 de setembro e o vigésimo-primeiro capítulo do romance foi publicado no dia 2 de outubro e o vigésimo segundo, hoje, e o vigésimo terceiro será publicado na próxima quinta-feira, dia 9 de outubro:



DENISE (continuação)


 XXII

Da. Meire Jane foi convidada, de novo, a prestar informações do que ela sabia sobre a morte da menina. Ela chegou ressabiada, cabisbaixa, segurando a bolsa a tiracolo com 2 dedos e foi andando devagarinho em direção à mesa do delegado. Ficou ali sentada por uns vinte ou trinta minutos esperando ser ouvida. “Hoje a senhora está mais calma, não?” Ela fez um aceno positivo com a cabeça. Ele explicou que ela não estava com a posição de ré ou testemunha. Ela estava apenas na condição de vizinha. Ela pensou com seus botões: “condição de mulher do suspeito”.

O delegado começou conversando sobre seu cotidiano, como era sua rotina, seu dia-a-dia. E assim ela foi relaxando. Até que ele perguntou porque ela chorou tanto da primeira vez em que ele queria tomar o seu depoimento. Ela explicou que estava muito ansiosa e emocionada por estar na frente de um policial. Ela temia que estivesse ligada ao crime e fosse presa. “Presa por quê?  Ligada ao crime? me explique melhor”. Ao que ela respondeu: “Sei lá! Por falta de um suspeito”. “Assim do nada, minha filha? Na hora do crime a senhora estava fazendo o que?”

– Eu estava dormindo, porque meu marido não se encontrava em casa.

Ela havia acabado de incriminar o marido e nem percebeu. Talvez ela nem estivesse dormindo, e ela disse isto apenas para se livrar de vez da polícia. Ou ela era muito esperta ou tolinha demais. Muito esperta porque ela queria se livrar da polícia e era realmente a assassina. Uma cena se passou pela cabeça do delegado: ela teria pego o marido com Denise e, apenas, com um tiro ela teria assassinado a rival. Mulher traída vira bicho. Faz qualquer coisa para se vingar. Ou ela era ingênua demais ao contar a verdade, dizendo que o marido não se encontrava em casa...

O delegado ficou com ‘uma pulga atrás da orelha’. Adroaldo disse que não se lembrava onde estava e nem o que estava fazendo. Sua mulher disse que ele não estava em casa. E agora? Pintou uma contradição. Ele teria que ser convocado novamente e, possivelmente, até uma acareação com sua mulher Meire Jane. Quando o delegado pensava que estava descobrindo o nome do criminoso eis que ‘o meio de campo embaralha’. Está até parecendo aquela história em que todos são suspeitos. Há fortes indícios. A prova seria o resultado do exame do esperma. Está demorando...

          Enquanto não sai o resultado do exame, o delegado vai tomando os depoimentos dos possíveis suspeitos. Já estão na lista da Polícia: o vizinho da casa 24: Adroaldo Maria do Espírito Santo; a mulher dele, Meire Jane, o maníaco sexual; outros vizinhos; primos; tios; o bêbado e drogado como testemunha (não foi possível interrogá-lo naquele dia porque estava muito embriagado); o carteiro; o leiteiro e o jornaleiro. Mesmo que saia o resultado do espermograma, todas essas pessoas serão interrogadas, para saber qual o nível de envolvimento de cada um.

***

frase do dia: “Com um charuto caro e os olhos fechados é ser rico” (PESSOA, Fernando, poeta português apud Jornal A Tarde, de 09-10-14. Caderno 2. Pág. 2).

             Em 09 de outubro de 1967, um dia depois de ser capturado, Che Guevara foi executado.

       Em 09 de outubro de 1988, Lucas Moreira Neves tomou posse de seu cardinalato.
 

     Em 09 de outubro de 1853, nasceu o jornalista, orador, poeta e romancista brasileiro José do Patrocínio. 
 

      Em 09 de outubro de 1893, nasceu o escritor e idealizador da Semana de Arte Moderna, Mário de Andrade.
 

      Em 09 de outubro de 1987, morreu o poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto. 


      Em 09 de outubro de 2001, morreu o economista brasileiro, criador do BNDES Roberto Campos.
 

    Hoje é comemorado o Yom Kipur (Judaísmo).

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 09 de outubro de 2014, 5ª. feira: “Trânsito – Curso ensina odiviários a lidar melhor com ciclistas”. Velocidade e distância segura foram alguns dos assuntos abordados (Yuri Silva e Luan Santos).

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 09 de outubro de 2014, 5ª. feira: “Polêmica – Governo decide que Bahia ficará fora do horário de verão”. A Bahia ficará fora do horário brasileiro de verão, que começa no dia 19, segundo a assessoria do governo estadual. A decisão é contestada por três federações de empresários (Rodrigo Meneses).
                                                                                                                                                                                

Li no Jornal A Tarde, de 09 de outubro de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Economia – Gasolina e etanol são vilões da inflação”. Custo de vida registrado na RMS em setembro é o maior do país.
Capa do Jornal A TARDE

             Li no site do SRZD, de 09 de outubro de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Julgamento da desaposentação é adiado. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira, 9, a favor da possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social. A mudança é conhecida como desaposentação. O ministro é o relator dos processos que tratam do assunto no STF. Após o voto do relator, o julgamento foi suspenso devido à ausência de três ministros, e deverá ser retomado na semana que vem (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:
               http://www.sidneyrezende.com/noticia/238553+julgamento+da+desaposentacao+e+adiado
          STF. Foto: Divulgação



         Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário