sexta-feira, 31 de outubro de 2014

30 de outubro de 2014 (5ª. feira)

          Hoje durante o dia a temperatura se manteve em 27º, à noite foi de 25º, Enquanto no Brasil todo está calor demais, acima dos 30º, Podem observar que os jornais nacionais televisivos pouco falam da temperatura por aqui. Não é notícia. Isto não acontece no Nordeste como um todo. Só em Salvador.

                 Pela manhã, li a Revista Nova Escola. À tarde, dei aula e li o jornal. Fiz palavras cruzadas e sudoku. À noite, fui à reunião no Condomínio. Estressante como sempre.Acabou à meia-noite sem a votação de muitos itens da pauta.


            Abaixo, o vigésimo quinto capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 12 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 30 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; o décimo-sexto capítulo, dia 28 de agosto; o décimo sétimo capítulo, dia 4 de setembro; 11 de setembro, o décimo nono, dia 18 de setembro e o vigésimo capítulo, dia 25 de setembro e o vigésimo-primeiro capítulo do romance foi publicado no dia 2 de outubro; e o vigésimo segundo, dia 9 de outubro, o vigésimo-terceiro, dia 16; e o vigésimo-quarto capítulo do romance, foi divulgado dia 23 de outubro; O vigésimo-quinto é divulgado hoje; na próxima quinta-feira, dia 06 de novembro:



DENISE (continuação)



 XXV
A vila em que Denise morava tinha 24 casas. Ela morava na casa um. Na casa dois mora um casal de idosos: Sr. Orlando – 79 anos e da. Telma – 68 anos; na casa três, uma família de 4 pessoas: Ingrid – 34 anos; Heráclito – 28 anos e um casal de crianças gêmeas de 4 anos; na casa quatro, moram 6 pessoas: Arnold – 54 anos; Glenda – 50 anos, três filhos (17, 15 e 14 anos) e a mãe dela, 78 anos; enquanto que na casa cinco mora cinco pessoas: Hélio – 36 anos; Ednalva – 27 anos; duas crianças pequenas de 3 e 4 anos e a empregada que mora com o casal já a sete anos.

O que o Delegado queria saber é se, pelo menos, eles tinham visto a hora em que Denise saiu, com quem e quais condições. Da família Arnold e Glenda, com os três filhos do casal e avó, moradores da casa quatro não havia suspeitos, talvez eles pudessem dar algum esclarecimento, alguma luz. Na época, conforme foi apurado, o casal estava viajando, estava em um sítio da família. A polícia só queria confirmar isso. E se, por um acaso, ouvira algum boato. De quem eles suspeitavam. Coisas assim. Os filhos estavam no colégio e a avó, surda, trôpega, encontrava-se, também, no sítio. Nada acrescentaram ao processo.

Será que Hélio, o morador da casa cinco teria alguma implicação com o crime? Primeiro foi interrogada a mulher dele – Ednalva. A polícia não conseguiu arrancar nada dela; porém, Hélio estava muito, mas muito nervoso e até gaguejou muito ao responder às perguntas; já a empregada, Nilza, disse que ao sair para comprar pão viu o pai de Denise colocando-a no carro. Ela não soube dizer se foi no dia do crime ou se Denise estava morta. Era comum o pai sair com ela. Geralmente a mãe ia junto. Mas desta vez o pai estava só. Ela não estranhou, porque se tratava de pai e filha.

O Delegado pensou assim: “Aclézio, Hélio, o pai... todos suspeitíssimos”. Mas tinha que tomar o depoimento de todos os vizinhos, tios, primos, o bêbado, padeiro, açougueiro... tinha que descobrir qual foi o assassino. É uma questão de honra para a polícia deslindar esse crime. Ainda faltam os resultados dos exames de esperma, sangue e saliva. Todos os depoentes estavam sendo submetidos a esses exames. Além desses exames a polícia estava tentando obter provas testemunhais. Não é possível, uma vila com tantas casas (24) não ter ninguém que visse quem invadiu a casa ou quem levou a moça em pleno dia?

Para surpresa de todos até o sr. Orlando e da. Telma foram convocados pela polícia para depor. Não que eles fossem suspeitos, mas eles moravam muito próximos da casa de Denise. O sr. Orlando prestes a completar 80 anos, estava muito debilitado. Não pode informar nada, nada. Fica o tempo todo dentro de casa, ouve mal, vê mal, anda muito devagar com sua bengala. Não viu nada. Disse estar com muito medo que algum malfeitor entrasse em sua casa. Apesar de firme e forte, aos 68 anos, da. Telma também não ajudou em nada. Disse que ficava dentro de casa a cuidar do marido enfermo. Era ela quem cozinhava. Tinha u’a moça que vinha duas vezes na semana para faxinar, lavar e passar.

O depoimento de Ingrid e Heráclito foi tomado separadamente. Não constava que Heráclito gostava de adolescentes. Ele é mais jovem que sua esposa 6 anos e tem um casal de crianças gêmeas, pequeninas, de 4 anos. Parece ser uma pessoa séria, responsável, trabalhadora. Mas de aparência o céu está cheio. Não aconteceu nenhuma contradição entre o casal; também eles não acrescentaram nada. O Delegado trabalhou muito naquele dia, mas, a não ser o depoimento de Nilza, a empregada de Hélio e Ednalva, que diz ter visto Bob (o pai de Denise: Dario Joseph Roberto Gonçalves) carregando-a e colocando-a no carro. Foi a última vez que ela presenciou isso.

    No dia seguinte o Delegado continuaria colhendo outros depoimentos dos vizinhos de Denise.
        
XXVI

frase do dia: “O mundo não saberia mudar de cara sem que houvesse dor” (CHATEAUBRIAND, René, escritor francês apud Jornal A Tarde, de 30-10-14. Caderno 2. Pág. 2).
 Em 30 de outubro de 2001, Michael Jackson lançou o álbum de estúdio Invincible, que bateu recorde na semana de lançamento.

 Em 30 de outubro de 2007, a Fifa escolheu o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014, encerrando o rodízio de continentes adotado pela entidade.
 

     Em 30 de outubro de 1735, nasceu o primeiro vice-presidente e segundo presidente dos Estados Unidos John Adams.
 

      Em 30 de outubro de 1984, nasceu o escritor russo Fiódor Dostoiévski.
 

      Em 30 de outubro de 1994, morreu o músico brasileiro José Evandro Pires de Carvalho (Evandro do Bandolim). 
 

      Em 30 de outubro de 1993, morreu o antropólogo francês, membro da Academia Francesa Claude Lévi-Strauss
 
 
 Hoje é comemorado o Dia do Balconista, Dia do Comerciário, Dia do Designer de Interiores, Da do Fisicultorista e Dia do Ginecologista.


  Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 30 de outubro de 2014, 5ª. feira: Copa do Brasil – Baiano brilha e aproxima Fla da final”. Meia Gabriel é decisivo nas jogadas dos dois gols flamenguistas sobre o Atlético Mineiro no Maracanã, pela semifinal (Eliane Jorge).
 
   Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 30 de outubro de 2014, 5ª. feira: “Trânsito – Multa para ultrapassagem indevida fica mais pesada nesse sábado”. A multa para quem for fazendo flagrado ultrapassagem proibida poderá chegar a até R$ 1.915,40 a partir deste sábado, podendo atingir R$ 3.830,80 para reincidentes. De janeiro ao último dia 22, a Polícia Rodoviária Federal notificou 25,7 mil motoristas por este tipo de infração nas estradas baianas.
                                                                                                                                                                                

Li no Jornal A Tarde, de 30 de outubro de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Sucessão – Estado cortará secretarias e cargos comissionados”. Governador eleito anunciou medidas ao apresentar equipe formada para cuidar da transição.
 

             Li no site do SRZD, de 30 de outubro de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: A reforma política de Dilma Rousseff. A presidente Dilma Rousseff já avisou que uma reforma política será prioridade em seu segundo mandato. Ela, inclusive, afirmou que, durante a campanha para as Eleições 2014, percebeu uma "ânsia imensa" pela mudança no sistema político do Brasil. Em setembro, mais de 7 milhões de pessoas assinaram um documento a favor de uma reforma. Mas o que mudaria?” (Diego Mello e Hugo Noronha). Leiam esta reportagem, acessando o link:

                                     http://www.sidneyrezende.com/noticia/239784+a+reforma+politica+de+dilma+rousseff

Dilma Rousseff. Foto: Ichiro Guerra/ Dilma 13
Até amanhã meus fiéis seguidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário