quinta-feira, 12 de março de 2015

12 de março de 2015 (5ª. feira)

            
Pela manhã li o jornal A Tarde e comecei a ler a Revista Galileu. Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Capa do Jornal A TARDERevista VEJA
À tarde, dei aula.


      Abaixo, o quadragésimo segundo capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 19 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 24 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; o décimo-sexto capítulo, dia 28 de agosto; o décimo sétimo capítulo, dia 4 de setembro; 11 de setembro, o décimo nono, dia 18 de setembro e o vigésimo capítulo, dia 25 de setembro e o vigésimo-primeiro capítulo do romance foi publicado no dia 2 de outubro; e o vigésimo segundo, dia 9 de outubro, o vigésimo-terceiro, dia 16; e o vigésimo-quarto capítulo do romance, foi divulgado dia 23 de outubro; o vigésimo-quinto foi postado dia 30 de outubro; o vigésimo sexto, 06 de outubro; o vigésimo-sétimo capítulo foi postado da 13 de novembro, o vigésimo-oitavo capítulo foi postado em 20 de novembro; o trigésimo capítulo do romance Denise, 27 de novembro; em 04 de dezembro de 2014, o trigésimo primeiro capítulo do 08 romance Denise, dia 15; o trigésimo segundo capítulo do romance Denise, dia primeiro de janeiro de 2015; o trigésimo terceiro capítulo, dia 08 de janeiro; o trigésimo quarto capítulo, no dia 15 de janeiro; o trigésimo quinto capítulo, no dia 22 de janeiro; o trigésimo sexto, no dia 29 de janeiro; o trigésimo sétimo capítulo, dia 05 de fevereiro; o trigésimo oitavo, dia 12 de fevereiro; o trigésimo nono, dia 19 de fevereiro e o quadragésimo capítulo, dia 26 de fevereiro; quadragésimo primeiro capítulo do romance Denise, dia 5 de março; o quadragésimo segundo, hoje e o quadragésimo terceiro será divulgado no próximo dia 19 de março:




DENISE (continuação)

XLII
         ***

         O Delegado convidou novamente os vizinhos da casa 24: Adroaldo Maria do Espírito Santo e Meire Jane Alves do Espírito Santo para depor. Dentre os três ou quatro suspeitos, eles faziam parte desse grupo. As desconfianças dele foram, principalmente, por causa do choro compulsivo da Sra. Meire Jane. Quando perguntada sobre o crime, ela disse logo: “juro, doutor, eu sou inocente e não sei de nada!” E começou a chorar compulsivamente. Ela chorava descontroladamente e o delegado não conseguiu tomar o seu depoimento. Não a prendeu. Deixou para outra oportunidade. 

Outra coisa que intrigava no casal era a mania de Adroaldo – sempre – declarar as qualidades físicas da menina. Ele repetia isso sistematicamente. Mas não passava disso, embora nem sempre fossem elegantes os seus “elogios” aos atributos da menina. E sua mulher parecia não se importar. Tal como da outra vez, eles chegaram exatamente na hora marcada, mas, mais uma vez, tiveram que esperar bastante. Apesar das perguntas diretas e incisivas do Delegado. Não chegou a conclusão alguma.

A arma que Adroaldo apresentara anteriormente, ao ser confrontada com a do crime, não foi a mesma. Perguntado se ela teria outra arma, ele negou. O que o casal não sabia é que a polícia iria fazer uma busca em sua casa, porque ele poderia ter fornecido uma outra arma como álibi. Foi tenso o depoimento naquele dia. O de da. Meire Jane foi menos tenso e ela estava calma e respondeu serenamente a todas as perguntas. Isso não a isentou de possível culpa.

Glória pergunta (em dúvida) “Será que deixei aberta a porta? Não. O pai ficara em casa”. É uma boa questão a obter resposta do pai: se ele abriu a porta, ele sabia quem foi o assassino. Se sabia, por que escondeu isso da polícia? É muito estranho porque ele era o pai de Denise. Até onde se sabe, amoroso, responsável e cuidadoso. Se verdade, por que escondera isso até de sua mulher Glória. Se Adroaldo e/ou Meire Jane tinham a chave por que Bob saíra de casa?

Por que a prisão de Sérgio, o namorado de Denise, trouxe alívio para Adroaldo? Para lhe tirar o foco. Quando, anteriormente, ele disse no depoimento sobre o crime, ele foi logo respondendo: “eu soube, mas não fui eu”. É estranho ele ficar na defensiva, tal qual sua mulher. Parece combinado entre eles. Havia muitos indícios, mas nenhuma prova. Uma zona sombria de fatos e versões sobre esse crime só podia ser elucidado com o exame de esperma.

Havia ainda o depoimento de da. Adcley que disse “supor” ser Adroaldo o assassino. Tal qual ela, por certo, muitas outras pessoas pensavam que ele poderia ser o assassino. Desta forma, após ouvir Bob, o pai de Denise, ele tomará uma decisão do que fazer com Adroaldo.
    
XLIII
         ***

frase do dia: “Há várias maneiras originais de se chegar à inflação, mas poucas de sair dela” (CAMPOS, Roberto, diplomata, político e intelectual brasileiro apud Jornal A Tarde, de 12-03-15. Caderno 2. Pág. 2).
Resultado de imagem para roberto campos

Em 12 de março de 1572, foram publicados Os Lusíadas de Luiz Vaz de Camões. 

Em 12 de março de 1918, Moscou tornou-se novamente a capital da Rússia depois de São Petersburgo ter tido essa função por 215 anos. 
Resultado de imagem para moscou

Em 12 de março de 1916, nasceu o jornalista e crítico literário brasileiro Franklin de Oliveira. 

Em 12 de março de 1927, nasceu o advogado e político argentino Raúl Alfonsín. 

Em 12 de março de 1969, morreu o político brasileiro Ademar Pereira de Barros. 
Resultado de imagem para ademar pereira de barros

Em 12 de março de 20103, morreu o cartunista brasileiro Glauco Villas-Boas. Hoje é comemorado o Dia Bibliotecário.
 Resultado de imagem para Glauco Villas-Boas

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 12 de março de 2015, 5ª. feira: “466 Anos – Aniversário de Salvador terá oito dias de festejos”. Cerca de 100 eventos vão marca os 466 anos de Salvador, que se comemoram no dia 29.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 12 de março de 2015, 5ª. feira: “Obras – Demolição na orla surpreende moradores de Itapuã”. Derrubada dos restaurantes Jangada e Língua de Prata faz parte de projeto de requalificação da área.
 

 Li no Jornal A Tarde, de 12 de março de 2015, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Corrupção na Petrobras – Brasil recupera R$ 182 mi desviados por delator”. O total repatriado nas contas no exterior do ex-gerente Pedro Baruscco chega a R$ 182 milhões.
 Resultado de imagem para pedro barusco

Li no site do SRZD, de 12 de março de 2015, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: 12/03/2015 19h55 - Ex-terrorista Cesare Battisti é preso em São Paulo. O ex-ativista italiano Cesare Battisti foi preso nesta quinta-feira, 12, na cidade de Embu das Artes, em São Paulo. O anúncio foi feito pela Polícia Federal (PF) em nota à imprensa. Segundo o texto, a PF "cumpriu mandado de prisão administrativa para fins de deportação do italiano Cesare Battisti” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:



 Cesare Battisti. Foto: Reprodução
Até amanhã meus fiéis seguidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário