quinta-feira, 26 de março de 2015

26 de março de 2015 (5ª. feira)

Passei a manhã toda procurando marcar a fisioterapia. A única resposta que consegui foi que, para o meu plano, a cota foi preenchida e não tem previsão de quando poderá marcar uma sessão. 

Li o jornal A Tarde e a Revista Nova Escola. Fiz palavras cruzadas e sudoku.
 

À tarde, dei aula.

Abaixo, o quadragésimo quarto capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio de 2014, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 19 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 24 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; o décimo-sexto capítulo, dia 28 de agosto; o décimo sétimo capítulo, dia 4 de setembro; 11 de setembro, o décimo nono, dia 18 de setembro e o vigésimo capítulo, dia 25 de setembro e o vigésimo-primeiro capítulo do romance foi publicado no dia 2 de outubro; e o vigésimo segundo, dia 9 de outubro, o vigésimo-terceiro, dia 16; e o vigésimo-quarto capítulo do romance, foi divulgado dia 23 de outubro; o vigésimo-quinto foi postado dia 30 de outubro; o vigésimo sexto, 06 de outubro; o vigésimo-sétimo capítulo foi postado da 13 de novembro, o vigésimo-oitavo capítulo foi postado em 20 de novembro; o trigésimo capítulo do romance Denise, 27 de novembro; em 04 de dezembro de 2014, o trigésimo primeiro capítulo do 08 romance Denise, dia 15; o trigésimo segundo capítulo do romance Denise, dia primeiro de janeiro de 2015; o trigésimo terceiro capítulo, dia 08 de janeiro; o trigésimo quarto capítulo, no dia 15 de janeiro; o trigésimo quinto capítulo, no dia 22 de janeiro; o trigésimo sexto, no dia 29 de janeiro; o trigésimo sétimo capítulo, dia 05 de fevereiro; o trigésimo oitavo, dia 12 de fevereiro; o trigésimo nono, dia 19 de fevereiro e o quadragésimo capítulo, dia 26 de fevereiro; quadragésimo primeiro capítulo do romance Denise, dia 5 de março; o quadragésimo segundo, 12 de março; o quadragésimo terceiro, 19 de março, o quadragésimo quarto, hoje e o quadragésimo quinto capítulo será divulgado no próximo dia 02 de abril:

 Denise 001.jpg

DENISE (continuação)

XLIV
         ***

 – Eu me lembro nitidamente quando Denise tinha dúvidas se era criança ou adolescente. Dizia-me ela:


– Tenho 13 anos, sou grande, alta, corpão... mas não me sinto adolescente. Acho que não me enquadro neste estereótipo. Xii, falei difícil (falou ela sorrindo). Veja bem: gosto de brincar com boneca (Barbie, Suzy Bebê); de amarelinha, ioiô, pular corda, pega-pega, cobra-cega, passa-anel, pique-esconde...

Expliquei a ela que a UNICEF considera adolescente dos 15 aos 18 anos. Segundo a OMS, a adolescência vai dos 10 aos 20 anos. No Brasil, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece a faixa etária dos 12 aos 18 anos. Alguns médicos supõem a adolescência a partir dos 13 anos. Acho que confundi mais do que esclareci. Pelo desenvolvimento físico dela, já seria adolescente, mas pelo desempenho mental ela seria menina. Ela estava naquele momento de transição: nem criança nem adolescente – ela estava na pré-adolescência!

         Timidez-audácia, amor-indignação, alegria-tristeza, afeto-solidão... o pré-adolescente passa por uma grande instabilidade num átimo de tempo. Essas antinomias ocorrem devido às mudanças em seus hormônios, é uma mudança física que afeta o humor da pessoa. Reações inusitadas, intempestivas, improváveis e imprevisíveis. Isto não é uma qualidade ou defeito ou características próprias de Denise. É uma característica da idade. Ter ou passar pelos 13 anos é difícil e, às vezes, inexplicável.

         Apesar dos pré-adolescentes se revoltarem contra os conselhos e as opiniões dos mais velhos – principalmente da família – eles anseiam pela aprovação dos adultos – pais, tios, avós e professores. Apesar deles necessitarem de conselhos, pois são indecisos e ansiosos, eles os abominam. Portanto, eles procuram a sua “tribo”, procuram estar juntos, uns aos outros, aos grupos de jovens da mesma idade, mesma escolaridade e mesmos interesses. Isso parece lhes dar mais confiança e segurança.

         Glória achava que Denise, apesar de suas pequenas rebeldias, não era muito diferente de suas amigas e amigos. Os jovens nessa idade tendem a excluir os que não pertencem à sua “tribo”. Por vezes apresentam uma certa agressividade, outros quando se dão bem em teste ou prova apresentam um esnobismo exacerbado. “É pouco efusiva com a família”, mas com os amigos apresentam uma conduta rebelde, de aconchego também. São atitudes contraditórias.

 Os pré-adolescentes mostram-se independentes, porém inseguros. Eles não exercem firmeza de nada. Esse afã de independência conduz a um certo mal-estar entre os pré-adolescentes e aqueles que exerceram algum domínio sobre eles. Como não gostam de serem monitorados, admoestados ou limitados  reagem com rebeldia ou com brusquidão. Levantam a cabeça e saem com o nariz empinado. Ou então saem cabisbaixos, calados, mudos, amuados.

                Apesar dos pré-adolescentes terem atitudes extravagantes, sobretudo no modo de se vestir, nisso Denise foi diferente. Ela procurava chamar a atenção de outra forma: ela estudava muito e procurava tirar boas notas e ser uma das melhores alunas. Isto causava alguma inveja entre seus pares. Em consequência, bullying. Glória resolveu intervir. Foi à escola, conversou com a coordenação e com a psicóloga. Denise não reagiu bem com a intervenção da mãe. Como seria de se esperar.

         Também eles escondem os complexos de inferioridade e insegurança, de altivez e timidez, pois pretendem sobrevalorizar-se perante os seus pares e atrair a sua atenção. A maioria das amizades é efêmera, mas os jovens precisam do relacionamento de uns com os outros. Precisam também do apoio dos pais para ajudar a formar a sua personalidade. A educar. Assim vão se transformando, crescendo, evoluindo... até se tonarem cidadãos. Até serem pessoas de bem.

         Se Denise era igual a todo mundo em comportamento e, por outro lado, sendo uma boa filha, boa aluna, bonita, saudável, educada, encantadora... Errei onde? Ela foi assassinada. Assassinada por quem? Como? Por que? Oh, meu Deus! Como é difícil para u’a mãe ter sua filha ser tirada do convívio familiar. Eu tinha planos para seu futuro. Eu sonhava ver minha filha como uma pessoa importante na sociedade, uma pessoa iluminada.

        XLV
         ***

frase do dia: “Não podemos todos ter todas as coisas” (VÍRGÍLIO, poeta romano apud Jornal A Tarde, de 26-03-15. Caderno 2. Pág. 2).

Resultado de imagem para virgílio

Em 26 de março de 1981, entrou no ar o Domingão do Faustão, com apresentação de Fausto Silva, na Rede Globo
Resultado de imagem para fausto silva

Em 26 de março de 2008, Bovespa anunciou oficialmente o início do processo de fusão com a BM&F, criando a Nova Bolsa, nome provisório da nova instituição que surgiu com a fusão, que será a terceira maior bolsa de valores do mundo, e a segunda das Américas, em valor de mercado. 



Em 26 de março de 1926, nasceu o empresário e industrial brasileiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. 
Resultado de imagem para joão augusto conrado do amaral gurgel

Em 26 de março de 1979, nasceu a atriz brasileira Juliana Paes. 
Resultado de imagem para juliana paes

Em 26 de março de 2006, morreu a atriz brasileira Ariclê Perez. 
Resultado de imagem para ariclê perez

Em 26 de março de 2015, morreu o humorista brasileiro, conhecido pelo personagem Zé Bonitinho, Jorge Loredo. 
Resultado de imagem para zé bonitinho, Jorge Loredo

Hoje é comemorado o Dia do Aniversário da cidade de Itaberaba, BA, Dia do Aniversário de Porto Alegre, Dia do Cacau, Dia do Mercosul e Dia Estadual da Matemática.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 26 de março de 2015, 5ª. feira: “Investimento – Fora do “SPC”, prefeitura tem empréstimo de R$ 105 milhões”. Depois de 12 anos com nome sujo na praça, a prefeitura tem empréstimo para projetos de investimentos com o BNDES.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 26 de março de 2015, 5ª. feira: “Finanças – Juro no rotativo do cartão de crédito sobe para 342% ao ano”. O juro cobrado por instituições financeiras no rotativo no cartão de crédito subiu para 342,2% ao ano em janeiro.
 O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,juro-cobrado-no-rotativo-do-cartao-de-credito-sobe-para-342-2-em-fevereiro,1657576O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,juro-cobrado-no-rotativo-do-cartao-de-credito-sobe-para-342-2-em-fevereiro,1657576O juro médio total cobrado no cartão de crédito subiu 7,8 pontos porcentuais de janeiro para fevereiro

 Li no Jornal A Tarde, de 26 de março de 2015, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Mobilidade – Neto vai desapropriar imóvel na Barra para criar estacionamento”. Trânsito no bairro será alterado em 20 dias, no entanto está descartada a sugestão de liberar a orla para o tráfego de veículos nos dias atuais.
 Imagem para o resultado de notícias

Li no site do SRZD, de 26 de março de 2015, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “26/03/2015 15h17 - Famosos lamentam morte de 'Zé Bonitinho' pelas redes sociais. Vários famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte do ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho. O comediante morreu nesta quinta-feira, 26, aos 89 anos. As mensagens no Facebook, Twitter e Instagram demonstram pesar e homenageiam o artista” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:
http://www.sidneyrezende.com/noticia/247420+famosos+lamentam+morte+de+ze+bonitinho+pelas+redes+sociais
 POst de Patrícia Pillar. Foto: Reprodução de internet/Facebook

Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário