sábado, 6 de fevereiro de 2016

05 de fevereiro de 2016 (6ª. feira)

Fui à Pet shop comprar ração e areia higiênica para os gatos. Ainda fui à Farmácia comprar shampoo e condicionador.  À tarde fui à casa de minha filha para ver meu neto Rafael.

O que significa Rafael? Quem foi Rafael?

Rafael foi o Anjo da Cura, juntamente com Gabriel, o Anjo Mensageiro e Miguel, o Príncipe da Luz. Na Bíblia, há duas passagens sobre o Anjo Rafael (Tobias 5, 4-6) e (Tobias 11, 7, 8) em que se refere ao retorno da visão do pai de Tobias. 
No cânon católico, Rafael é mencionado no livro apócrifo de Tobias como um dos sete arcanjos. Algumas tradições dizem que este anjo teria curado a cegueira do pai de Tobias. Além da tradição hebraica, São Rafael é referido também no cristianismo, judaísmo e islamismo, principalmente por ter sido o arcanjo que anunciou o fim dos tempos, chamado muitas vezes de Juízo Final. O nome Rafael tem origem no hebraico Rephael, nome composto pela união dos elementos Repha, que significa “curou” e el, que quer dizer “Deus”, e significa “Deus curou" ou "curado por Deus”.
Resultado de imagem para são rafael o anjo da cura
Este também foi o nome do pintor e arquiteto renascentista italiano vivido entre os anos de 1483 e 1520, Rafael Sanzio, originalmente chamando em italiano como Raffaello Sanzio. Foi um pintor que recebeu muitos convites do Vaticano na época e possui diversos afrescos espalhados por várias igrejas e capelas no Estado pontifício. O artista italiano Rafael Sanzio nasceu no dia 6 de abril de 1483, na cidade de Urbino, então epicentro do movimento cultural conhecido como Renascimento, filho de um pintor que tinha ótimas relações na corte do duque Federico de Montefeltro, então célebre mecenas.
Resultado de imagem para rafael sanzio
Rafael, considerado o príncipe dos pintores, elegeu especialmente a pintura e a arquitetura como meios de expressão. Ele se tornou famoso pela aura graciosa que cercava sua obra, e também por uma perfeição sem igual. Seu pai, morto em 1494, legou-lhe a devoção à pintura e o aprendizado inicial, pois ao completar seis anos seu genitor o introduziu como estudante no estúdio do famoso pintor italiano Pietro Perugino.

Rafael tornou-se famoso especialmente pela produção de suas Madonas, um conjunto de pinturas sobre a Virgem Maria. Seu nome marcou a história do Renascimento.
Resultado de imagem para madonna sistina

Bem, mas de onde vêm os nomes dos três arcanjos pelos quais a Igreja sustenta uma grande devoção? Gabriel, Rafael e Miguel são anjos que aparecem nas histórias bíblicas e que auxiliaram homens de Deus num momento de necessidade ou, no caso do último, faz parte da história de salvação.

O resumo acima sobre o nome Rafael foi encontrado na internet. Agora vocês sabem a diferença entre Anjo, Arcanjo e Querubim?

Isto é assunto para o próximo post.

A frase do dia: “No Carnaval e na política a história da fantasia é a própria fantasia da história” (FOCINHEIRA, Antônio Botêlho apud Jornal A Tarde, de 05 de fevereiro de 2016, 6ª. feira. Caderno 2. Pág. 2).

Em 05 de fevereiro de 1920, criação da Base Aérea de Sintra.
              Em 05 de fevereiro de 1999, Mike Tyson foi condenado a um ano de prisão por ter agredido, em 31 de agosto de 1998, duas pessoas.

Em 05 de fevereiro de 1944, nasceu o cartunista brasileiro Henfil e a atriz brasileira Márcia Maria.
         Em 05 de fevereiro de 1947, nasceu a atriz brasileira Regina Duarte.
         Em 05 de fevereiro de 1992, nasceu o jogador de futebol brasileiro Neymar.
Em 05 de fevereiro de 1927, morreu o poeta, crítico literário e teatrólogo brasileiro Osório Duque-Estrada.

Em 05 de fevereiro de 1974, morreu o capoeirista Mestre Bimba.

Li no Jornal A Tarde, de 05 de fevereiro de 2016, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Carnaval – Samba e Axé marcam a cadência da folia”. Circuito Osmar: Segundo dia de Carnaval arrasta multidão para passarela no Campo Grande.

Li na Revista Galileu, de fevereiro de 2016, a seguinte manchete em capa: “O bandido está morto. E agora”? – Todos os dias uma pessoa – quase sempre negra e pobre – é linchada no Brasil. Entenda porque “fazer justiça com as próprias mãos” só torna o país ainda mais violento.
Galileu

Li o site SRZD, de 05 de fevereiro de 2016 (6ª. feira), 6ª. feira, a seguinte manchete em capa:05/02/2016 11h12 - Microcefalia: histórias de pessoas que vivem com a doença. Simone Tavares, 41 anos, é mãe em tempo integral de Patrícia, 20 anos, e Adriana, 14. As meninas foram diagnosticadas com microcefalia quando pequenas - a mais velha, no primeiro mês de vida, e a segunda, ainda na barriga da mãe, aos cinco meses de gestação. "Perguntei se tinha remédio no posto para isso, mas o que ouvi era que o quadro era um pouco mais complicado. 'Dificilmente vai andar e falar. Vai ser retardada'. Foram essas as palavras da médica. O chão se abriu e comecei a despencar em um buraco sem fim", lembra Simone sobre o dia do diagnóstico (Fonte: Agência Brasil). Leiam esta reportagem acessando o link:


Ana Carolina Cáceres. Foto: Arquivo Pessoal


Até amanhã meus fiéis seguidores!







Nenhum comentário:

Postar um comentário