terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

09 de fevereiro de 2016 (3ª. feira)

O que é carro alegórico? Quando surgiu?

Carro alegórico é um grande carro, carreta ou carruagem, fantasiado, usado para apresentar uma alegoria. Surgiu no final do século XVIII, início do século XIX, na Europa. Hoje em dia é construído sobre um chassi de caminhão ou ônibus coberto com plástico, madeira, isopor onde se criam alegorias e onde vão os destaques. Antigamente eram carruagens enfeitadas que eram usadas para criticar e satirizar.

No Rio de Janeiro alguns carros têm um motor movido a diesel com pedais. Em São Paulo diversos funcionários empurram a estrutura. Alguém controla o volante. No início do século XX, os foliões decoravam seus veículos e saíam pelas ruas. Aí surgiram as primeiras escolas de samba e foram se tornando cada vez mais profissionais.
foto-barracao

A frase do dia: “Quanto riso, oh, quantas alegria/Mais de mil palhaços no salão/Arlequim está chorando/Pelo amor da Colombina/No meio da multidão” (KETI, Zé, compositor brasileiro apud Jornal A Tarde, de 09 de fevereiro de 2016 in Caderno 2. Pág. 2).
Resultado de imagem para zé keti

Em 09 de fevereiro de 1849, foi proclamada a república romana.
Bandeira de Roma 

Em 09 de fevereiro de 1928, o general nicaraguense Augusto César Saladino empreendeu uma ofensiva contra a tropa dos Estados Unidos que ocuparam a Nicarágua.


Em 09 de fevereiro de 1942, nasceu a cantora e compositora norte-americana Carole King e o sociólogo espanhol Manuel Castells.
Resultado de imagem para Carole King

    Em 09 de fevereiro de 1981, nasceu o ator britânico Tom Hiddleston e o músico norte-americano The Rev.

Resultado de imagem para músico norte-americano The Rev
Em 09 de fevereiro de 1983, morreu o cantor e compositor Blecaute.
Resultado de imagem para blecaute cantor e compositor

     Em 09 de fevereiro de 1997, morreu o engenheiro, professor, economista e político Mário Henrique Simonsen.

Resultado de imagem para Mário Henrique Simonsen
Hoje é comemorado:
ü    Dia do Frevo

Resultado de imagem para Dia do Frevo

ü    Dia do Zelador
 Resultado de imagem para Dia do Zelador

Li no Jornal A Tarde, de 09 de fevereiro de 2016, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Carnaval – Irreverência e alegria fazem moda no Carnaval”. Muquiranas têm espaço garantido no circuito. Mudança do Garcia arrasta manifestações culturais.

Li a Revista Época, de 8 de fevereiro de 2016, a seguinte manchete em capa: “Zica – Ele me ensinou outra forma de amar”.  O drama de mulheres como Polyanna, mãe de Luiz Phillipe, que desenvolveu microcefalia, doença relacionada ao vírus zika.
 
Li o site SRZD, de 09 de fevereiro de 2016, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa:09/02/2016 20h26 - Ao vivo: Desfiles do Grupo B na Intendente Magalhães. A Intendente Magalhães é tomada na noite desta terça-feira pelas escolas do Grupo B. Assista ao vivo os desfiles na transmissão da Rádio Arquibancada, parceira do SRZD(Redação SRZD). Leiam esta reportagem acessando o link:


http://www.sidneyrezende.com/noticia/260025+ao+vivo+desfiles+do+grupo+b+na+intendente+magalhaes 
 Desfiles do Grupo B na Intendente Magalhães. Foto: Reprodução


Até amanhã meus fiéis seguidores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário