sábado, 2 de abril de 2016

01 de abril de 2016 (6ª. feira)

Hoje, aqui no Brasil, é o Dia da Mentira. Aliás, no Brasil, na França, na Inglaterra, nos países de língua inglesa, na Itália e na Espanha. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março até primeiro de abril (era a chegada da primavera para os europeus). Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei francês determinou que o Ano novo deveria ser comemorado no dia primeiro de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a comemorar no dia primeiro de abril. Brincalhões começaram a enviar presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Em alguns países o Dia da Mentira é conhecido como o Dia dos Tolos.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, com a notícia da morte de Dom Pedro em primeiro de abril de 1828. Notícia esta desmentida no dia seguinte.

Tive treino na Academia logo de manhã. Ia fazer as unhas das mãos e cortar o cabelo, mas tive que ir à assistência técnica para levar meu computador. Almocei. À tarde estive com meu editor que me entregou a “boneca” do livro. Fui e voltei de ônibus. Na ida, em vez d’eu saltar no ponto certo (mas a prefeitura mudou) e eu tive que andar muito. Mas tudo bem. Breve falarei desse livro. É um livro de crônicas.

De manhã (às 7 horas) comi mamão e tomei vitamina de banana leite, canela e aveia e torradas com geleia. Às 10h 30 tomei iogurte com 2 castanhas de caju e linhaça dourada. Almocei (às 13 horas) salada, arroz, feijão carioquinha e chocolate amargo (70% de cacau). Às 18 horas fiz um suco verde (água de coco, couve, maçã, gengibre, duas pedras de gelo e gel de linhaça). Às 21 horas comi 2 fatias de pão integral com requeijão, queijo e presunto. Ontem fui dormir à meia-noite e me levantei às seis e pouco.

A frase do dia: “Desenhar não tem nada a ver com militância. O objetivo é fazer rir ou sorrir. Não me preocupo em passar mensagem” (CABU, Jean desenhista francês do apud Jornal A Tarde, de 01 de abril de 2016, 6ª. feira. Caderno 2. Pág. 2).

Em 01 de abril de 1964, François Duvalier se autoproclamou presidente vitalício do Haiti.

François Duvalier.  Reproduzido com permissão de Archive Photos, Inc.
              Em 01 de abril de 1964, início do regime militar no Brasil.


            Em 01 de abril de 2002, os Países Baixos tornaram-se o primeiro país a legalizar a eutanásia.


         Em 01 de abril de 1902, nasceu o cantor e compositor brasileiro Moreira da Silva.

         Em 01 de abril de 1949, nasceu a jornalista e apresentadora brasileira Ana Maria Braga.
Resultado de imagem para Ana Maria Braga.

         Em 01 de abril de 1996, morreu o ator e declamador português Mário Viegas.
Resultado de imagem para actor e declamador português Mário Viegas.

     Em 01 de abril de 1999, morreu o jornalista, escritor e publicitário brasileiro Marcos Rey.
Resultado de imagem para jornalista, escritor e publicitário brasileiro Marcos Rey. 

         Hoje é comemorado o Dia da Mentira.
 
Li no Jornal A Tarde, de 01 de abril de 2016, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Crise no Planalto – Investigação sobre Lula deve ser enviada para STF, diz Corte”. Plenário do Supremo confirmou, por oito votos contra dois, decisão do relator Teori Zavascki.
 Resultado de imagem para teori zavascki
Li na Revista Superinteressante, de abril de 2016, a seguinte manchete em capa: “Medicina – De onde vem essa zika?” Como é que que, de repente, uma doença que nunca preocupou ninguém vira uma pandemia terrível? Afinal, o que está acontecendo? E o que esperar do futuro?
 

Li no site SRZD, de 01 de abril de 2016, 6ª.feira, a seguinte manchete em capa: “01/04/2016 10h56 - Protestos contra a Globo preocupam anunciantes. A sucessiva multiplicação de palavras de ordem, faixas e cartazes contrários ao Grupo Globo nas manifestações populares a favor da democracia e a rejeição estampada nas redes sociais - inclusive expressada por artistas contratados - começa a preocupar anunciantes. O temor de algumas companhias é que este movimento possa crescer e expor ao risco as suas marcas e o consumo dos seus produtos. A sistemática cobertura a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff e o noticiário envolvendo o ex-presidente Lula acenderam o sinal de alerta nas direções de marketing de grandes empresas” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem acessando o link:


Manifestações do dia 31 de março de 2016. Foto: Roberto Parizotti/CUT

Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário