domingo, 3 de abril de 2016

02 de abril de 2016 (sábado)

No dia 02 de Abril comemoram-se Duas Importantes datas:
·         Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
Resultado de imagem para Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil

·         Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela ONU.

Mas sera que rápido você sabe por que o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril? A data não foi escolhida ao acaso, já que o dia 2 de abril é o aniversário de nascimento de um dos mais importantes nomes da  literatura infantil, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen não foi o primeiro a escrever para o público infantil, mas è considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos. Foi dele uma ideia de transmitir por intermédio de antigas histórias e valores morais, concepção que ainda não havia sido abordada por Charles Perrault, considerado o pai da literatura infantil, e pelos Irmãos Grimm, que apenas adaptavam como histórias cujos finais não eram tão felizes assim ...
Resultado de imagem para Hans Christian AndersenResultado de imagem para Charles PerraultResultado de imagem para Irmãos Grimm,
No Brasil, nomes como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Tatiana Belinky, Lygia Bojunga, Ziraldo. Entre tantos outros, há anos divulgam a literatura infantil, que por aqui é comemorada no dia 18 de abril, dia que marca o aniversário de nascimento do precursor do gênero no país, o escritor Monteiro Lobato. Lobato não só produziu clássicos da literatura infantil, vide como histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, como também traduziu e adaptou clássicos mundiais, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e Robin Hood, lenda inglesa recontada por vários escritores.  
Resultado de imagem para Ana Maria Machado,Resultado de imagem para Ruth RochaResultado de imagem para Pedro Bandeira,
Resultado de imagem para Tatiana BelinkyResultado de imagem para Lygia BojungaResultado de imagem para Ziraldo
Mais do que lembrar e celebrar a data, é fundamental que a literatura infantil seja divulgada, para tornar-se uma realidade na vida dos pequenos. Vale ressaltar que, além de permitir que as crianças explorem como inesgotáveis possibilidades que existem no mundo da imaginação, o hábito da leitura é fundamental para o aumento da proficiência da escrita e da leitura própria. Ler, além de ser divertido e prazeroso, é também fonte de conhecimento, e é através do conhecimento que uma sociedade crítica e pensante é construída (PEREZ, Luana Castro Alves "02 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil";. Brasil Escola . Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-do-livro-infantil.htm>. Acesso em 03 de abril de 2016).
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo , E comemorado no dia 02 de abril foi criado pela ONU,  em  18-12-2007  para a conscientização acerca dessa questão.
Resultado de imagem para Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Coloquei ração para os gatos. Limpei a areia do banheirinho deles. Lavei a vasilha d'água. Troquei a água. Molhei as plantas. Retirei os pratinhos para lavá-los devido a epidemia da dengue, chikungunya e zica que assola nosso país. Tomei café da manhã, tomei banho, me arrumei e fui para a Fisioterapia. No café da manhã bati no liquidificador um copo de leite com um pedaço de um abacate, uma banana pequenininha, aveia e canela, mais 4 torradas com mel. Como lanche da manhã comi uma banana. Almocei arroz, feijão e bife de panela. Tomei suco de melancia com gengibre. Como sobremesa, comi chocolate amargo - 70% de cacau. Lavei a louça do almoço. Apanhei os jornais. Fiz as palavras cruzadas e os sudokus. Só depois disso é que vim para o computador. Em torno das 18 horas bateu uma fomezinha. Tomei iogurte com uma colher de linhaça e três castanhas de caju.

         A frase do dia: "Ao se aceitar como dificuldades da vida, Brota uma paz interior, que produz força e serenidade de caráter" (SÃO JOÃO XXIII in Calendário Coração de Jesus, de 16 de março de 2015).
Resultado de imagem para são joão xxiii


Em 02 de abril de 1972, o ator Charlie Chaplin retornou aos Estados Unidos pela primeira vez desde que foi rotulado de comunista durante o macarthismo no início dos anos de 1950.

Em 02 de abril de 2008, aconteceu pela primeira vez o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas, no anterior ano, para repetir-se no ano anterior.
Resultado de imagem para Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em 02 de abril de 1910, nasceu o médium, filantropo e escritor brasileiro Chico Xavier.
Resultado de imagem para chico xavier

Em 02 de abril de 1960, Nasceu o cantor, ator e apresentador de Televisão brasileiro Supla.
Resultado de imagem para supla

Em 02 de abril de 1916, morreu o herdeiro do Império austro-húngaro Ferenc Ferdinánd (Francisco Fernando, em portufguês). 

Em 02 de abril de 2005, morreu o papa João Paulo II.
Resultado de imagem para Papa João Paulo II

Li no Jornal A Tarde, de 02 de abril de 2016, sábado, a Seguinte manchete em capa: . "Corrupção - Sílvio Pereira recebeu R $ 1,6 mi de propina da Petrobras, Diz PF" Ex-Secretário Geral do PT Esteve envolvido sem escandalo do Mensalão e se desfiliou do partido em 2005.
Resultado de imagem para silvio pereira

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 02 de abril de 2016, a seguinte manchete em capa:"Prefeito - Prisões na Lava Jato ligam o petrolão ao caso Celso Daniel" Força-Tarefa apura se PT usou esquema para encobrir detalhes da morte do prefeito; sigla não comenta.
Imagem para o resultado de notícias

Li nenhum site SRZD, de 02 de abril de 2016, sábado, a Seguinte manchete em capa : " 2016/02/04 00h01 - . Conheça a Trajetória do Homem Que PODE governar o Brasil O advogado Michel Miguel Elias Temer Lulia PODE se tornar o trigésimo Sétimo presidente da História do Brasil. Reeleito vice-presidente na chapa-NAS that consagrou Dilma Rousseff urnas em 2014, o paulista de 75 ano de e naturais do Município de Tietê. Ser O Primeiro Além de na Sucessão do Poder Executivo, Temer acumula o cargo de presidente do PMDB, Uma das principais Legendas fazê país. Caso o Processo de impeachment that tramita na Comissão Especial da Câmara dos Deputados esgoto sem impedimento de Dilma, o peemedebista assumiria o Máximo de carga da República de Ate O final de 2018 " ( Redação SRZD ) . Leiam ESTA reportagem acessando o link:

Michel Temer.  Foto: Antonio Cruz - Agência Brasil

Até Amanhã Meus Fiéis seguidores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário