quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

04 de dezembro de 2013 (4ª. feira)

           Fui à Tradição entregar os documentos de meu apartamento. Ainda bem, estava tudo ok. Dei uma passadinha na Lotérica. À noite fiz uma sessão no Pilates.

             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica A Galinha (II):

O ABRAÇO

 

         A história do abraço é interessante. Quando brigávamos entre nós, crianças, papai mandava que nos abraçássemos um ao outro, por determinado tempo, de acordo com o nível da briga. Isso acontecia mais entre o César e o Renato, mas comigo também ocorria a cerimônia do abraço. Que abraço!

         Ainda não resolvido o problema entre nós, continuávamos a briga de maneira silenciosa, porque não podíamos emitir qualquer som, porque a surra seria certa. E ninguém queria levar uma surra com taca de bater em cavalo. A nossa briga na hora do abraço se resumia em enfiar a unha no pescoço do oponente.

         Quando papai descobriu a nossa estratégia de vingança, ele também mudou a estratégia do abraço. Mandava que abraçássemos a árvore tal por tantos minutos. E nós éramos monitorados para não driblarmos as suas ordens. Então não podíamos soltar os braços porque aí a coisa ficava muito feia. E quem queria isso?

         Se nossos pais eram rigorosos conosco, nós não éramos flor que se cheirasse. Nós fomos muito danados. Eu acho que é como toda criança deveria ser. Não tinha televisão, não tinha internet, não tinha computador, não tinha brinquedo. Apenas a nossa imaginação fértil ficava trabalhando. Éramos crianças saudáveis, portanto tudo isso era natural.
        

Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “A virtude termina sempre onde começa o excesso” (MASSILON, Jean, religioso francês apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 04-12-13. Pág.2).



04 de dezembro de 771, Carlos Magno se tornou o Rei de todo o Império Franco. Em 04 de dezembro de 1980, o primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, e seis acompanhantes, morrem em queda de aeronave em Camarate, ao norte de Lisboa. Em 04 de dezembro de 1892, nasceu o governador do estado de Minas Gerais Benedito Valadares. Em 04 de dezembro de 1905, nasceu o 28º. Presidente do Brasil emílio Garrastazu Médici. Em 04 de dezembro 1975, morreu a teórica política alemã Hannah Arendt. Em 04 de dezembro de 2011, morreu o jogador de futebol brasileiro Sócrates. Hoje é comemorado o Dia de Santa Bárbara, Dia do Perito Criminal, Dia do Orientador Educacional, Dia Latino-americano da Propaganda, Festa de Santa Bárbara em Salvador, Bahia.


Quem foi Hannah Arendt? Hannah Arendt (nascida Johanna Arendt), nasceu em Linden, Hanôver, Alemanha e morreu em Nova York, Estados Unidos, em 4 de dezembro de 1975. Foi uma filósofa política alemã, de origem judaica, uma das mais influentes do século XX.(http://br.bing.com/images/search?q=hannah+arendt&id)

A privação de direitos e perseguição na Alemanha de pessoas de origem judaica a partir de 1933, assim como o seu breve encarceramento nesse mesmo ano, fizeram-na decidir emigrar. O regime nazista retirou-lhe a nacionalidade em 1937, o que a tornou apátrida até conseguir a nacionalidade americana em 1951. Trabalhou, entre outras atividades, como jornalista e professora universitária e publicou obras importantes sobre filosofia política. Contudo, recusava ser classificada como "filósofa" e também se distanciava do termo "filosofia política"; preferia que suas publicações fossem classificadas dentro da "teoria política"  (Wikipédia).

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 04 de dezembro de 2013, 4a. feira: “Previdência – Pessoas com deficiência vão se aposentar mais cedo”. Vai depender da gravidade da deficiência que será atestada por peritos do INSS. Além da aposentadoria diferenciada os cadeirantes terão acesso a cadeiras de rodas motorizadas e com outras adaptações pelo SUS.


 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 04 de dezembro de 2013, 4a. feira: “Educação Básica – Brasil fica entre os últimos em avaliação internacional”. Brasil segue nas últimas posições no ranking internacional da educação básica. Em matemática, ficou em 58º. lugar entre 65 nações. Em leitura, 55º.


Li no Jornal A Tarde, de 04 de dezembro de 2013, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Ensino Superior – MEC pode autorizar mais seis faculdades de medicina na Bahia”. Programa federal pré-seleciona municípios com mais de 70 mil habitantes com condições de abrigar cursos para formação de médicos.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário